Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

SUGESTÃO ENCAMINHADA AO PROFESSOR E VEREADOR CÂNDIDO GARCIA, PARA O BEM DE TODOS OS RECÉM NASCIDOS !!!


Ao Ilustre Vereador e Professor Cândido Garcia,

Saudações !!!

Venho respeitosamente a vossa presença, apresentar-lhe uma sugestão, para ser encaminhada a nossa Ilustre Prefeita ou a quem o Senhor achar prudente.

Sugiro que na Maternidade Ana Parteira, todas as crianças que ali nascerem, saiam com certidão de nascimento. Como o registro é gratuito e dever do estado, tal medida facilitaria o registro pelas Mães e pelos Pais, se feito no local do nascimento, evitando assim que crianças fiquem meses e até anos, por descuido dos pais, sem o registro e a certidão de nascimento.

Parceria esta que poderia ser firmada com um ou mais Cartórios de Registros de nossa cidade, para atuarem " antes da alta médica " dentro da Maternidade.

Há inclusive Ilustre Vereador referência ao incentivo ao Registro Civil de Nascimento no manual de 2004 do SUS ( 5.7.5.18 Registro Civil de Nascimento, folhas 57 ), que cita;

"Considerando a Lei 9.534/1997, que dá nova redação ao Art.30º da Lei 6.015/1973, que dispõe sobre registros públicos e acrescenta inciso no Art. 1º da Lei 9.265/1996, que trata da gratuidade dos atos necessários ao exercício da cidadania e considerando o Protocolo de Internações celebrado entre o Ministério da Sáude e a ANOREG-BR para propiciar o registro de nascimento nas maternidades, foi incluído na Tabela de Procedimentos Especiais do SIH/SUS, o código 99.085.01.1 (INCENTIVO AO REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO ). O incentivo será pago aos hospitais integrantes do SIH/SUS que propiciarem o registro de nascimento, antes da alta hospitalar. O seu pagamento está vinculado ás informações sobre o Registro Civil do Recém-Nato, a serem preenchidos na AIH de parto".

Esta é minha sugestão em beneficio das crianças e dos pais de nosso município Ilustre Vereador.

Grato pela vossa atenção, reitero protestos de elevada estima e distinta consideração..

Guarujá 26 de Novembro de 2009.

MARCELO GIL.
Corretor de Imóveis,
Perito em Avaliações Imobiliárias.
CRECI/SP F.55254 desde 1998. CNAI 1921/08.

Primeiramente, gostaria de agradecer publicamente a conceituada Dra. EUDÓCIA AQUINO, que em 2005 e 2006, me forneceu informações e conhecimento, para que eu pudesse conhecer melhor os procedimentos hospitares. Muito obrigado Doutora Eudócia, pelo carinho e por ter acreditado que um dia, sua ação pudesse trazer algo de bom para o meu aprimoramento profissional.

Esta sugestão foi enviada ao Professor e Vereador Cândido Garcia, por dois motivos, o primeiro é que ao participarmos juntos na Rádio Guarujá AM, do Programa Debates, como convidados, tive a oportunidade de conhecer de perto o Ilustre Vereador e perceber o seu compromisso com nossa sociedade e a sua seriedade. O segundo é por que, sendo líder do Governo Municipal, e estando próximo a nossa Prefeita e dos principais líderes políticos, certamente essa sugestão poderá ser melhor aproveitada.
Poderá inclusive ser extentida a todos os hospitais onde há maternidade no nosso município, que atendem ao SUS, essa "lapidação" dependerá apenas do Poder Público.
Como cidadão, sinto que cumpro mais uma missão e espero de coração que, em breve, todas as crianças nascidas em nossa cidade possam sair da maternidade já com as suas certidões de nascimento.
O primeiro documento de nossas vidas e o mais importante para o exercício da cidadania.
Que Deus abençoe sempre a todos nós !!!
Corretor MARCELO GIL.
30.11.2009

*Na foto ; Professor e Vereador Cândido Garcia, o Radialista Ermínio Matos e Marcelo Gil na Sede da Rádio Guarujá AM ).

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SUGESTÃO ENVIADA A ILUSTRE PREFEITA DO GUARUJÁ, PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL, EM BENEFÍCIO DO MEIO AMBIENTE !!!



Á Ilustre Prefeita Maria Antonieta de Brito,

Saudações !!!

Venho respeitosamente a vossa presença, apresentar-lhe uma sugestão para a construção civil em nossa cidade em benefício do meio ambiente.

Sugiro a criação de uma lei, que obrigue os lançamentos imobiliários futuros em nossa cidade, de possuirem uma fonte de energia renovável "em complemento" da energia elétrica. Por exemplo ; Energia solar, com a simples instalação de painéis solares no alto dos prédios. Energia eólica, com a simples instalação de hélices captadoras e transformadoras da energia dos ventos em elétrica.

Tal lei, Ilustre Prefeita, viria de encontro com as transformações que passa o nosso mundo, e a necessidade urgente de mecanismos para a sustentabilidade global.

Certo de vossa atenção, e ás ordens para novos esclarecimentos, reitero protestos de estima, consideração e admiração.

MARCELO GIL.

Esta sugestão foi encaminhada a Ilustre Prefeita do Guarujá no dia 25 de Novembro. Espero como cidadão, que esta sugestão possa servir ao futuro de nossa comunidade, de nossa cidade, e principalmente em benefício do bem comum.

Conheça agora, todos os tipos de energias renováveis.

SOLAR ; *Este recurso é inesgotável.

É usado para a produção de eletricidade através de painéis solares. Ao absorver luz, este dispositivo produz uma pequena corrente elétrica, que é aproveitada. Há duas formas, a ATIVA, que promove a transformação dos raios solares nas formas de energia térmica ou elétrica. A PASSIVA, que é aplicada no aquecimento dos prédios.

Vantagens : Ausência total de poluição. No Brasil, a quantidade de sol abundante, durante quase todo ano, estimula o uso deste recurso.

EÓLICA ; É gerada pelo vento e pode ser canalizada pelas modernas turbinas eólicas ou pelo tradicional cata-vento.

Vantagens : Há ventos favoráveis, no Brasil, para a implantação dos instrumentos eólicos. O impacto ambiental é mínimo, tanto em ruídos quanto para o ecossistema.

BIOMASSA ; Existem três tipos :

Sólida : Produtos e resíduos da agricultura, vegetal e animal, resíduos das florestas e a parte biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.

Líquida : Combustíveis líquidos, como o biodisel, obtido a partir de óleos de girassol, o etanol, produzido com a fermentação de hidratos de carbono ( açúcar, amido, celulose ), e o metanol, gerado pelo gás natural.

Gasosa : Encontrada na agro-indústria e nos aterros de resíduos sólidos urbanos. Estes resíduos são resultados da degradação da matéria orgânica e são produzidos por uma mistura de metano e gás carbônico. A combustão desses materiais gera a energia.

HIDROENERGIA ; A força das águas de um rio é convertida em energia elétrica com a rotação de uma turbina hidráulica. A energia hídrica é aplicada no campo através de pequenas centrais hidrelétricas, baseadas em rios de pequeno porte.

Vantagens : As pequenas centrais suprem uma propriedade e alimentam seus geradores. A região Centro/Sul do Brasil é propícia ao uso desse tipo de recurso.

Corretor MARCELO GIL. 27.11.2009

terça-feira, 24 de novembro de 2009

PROGRAMA DEBATES, NA RÁDIO GUARUJÁ AM, AFILIADA A REDE JOVEM PAN SAT. NO DIA 24 DE NOVEMBRO, EU PARTICIPEI !!!

Na foto, Luiz Antônio, Eu e Meilin Neves, a super produtora do Programa Debates na Rádio Guarujá AM. É, para quem não conhecia, olha ela aí !!! Como não poderia ser diferente, o programa de hoje foi um sucesso, participei com muita honra e satisfação como convidado. O Programa Debates é apresentado pelo Radialista Ermínio Matos, diariamente a partir das 11:15, conta com comentários precisos de Luiz Antônio. Hoje o tema apresentado para debate foi sobre educação. Neste sentido, como faço sempre que sou convidado, passo a transcrever um breve resumo do que foi dito no programa ;

ERMINIO MATOS diz ; ...a manchete é assim, cenas de vandalismo dentro de escola chocam, os pais estão preocupados, os professores assustados, com medo dos próprios alunos, especialistas dizem que falta educação, o caso mais recente foi registrado em São Paulo, e confirma uma pesquisa feita pelo Sindicatos dos Professores, 87% deles disseram que já presenciaram atos de vandalismo, além dos xingamentos contra os professores, desordem total, as imagens foram gravadas pelo celular de um aluno, mostram um estudante que corre sobre a mesa do professor, fecha a porta da sala com a cadeira, depois arremessa lata de lixo e arremessa a cadeira, os alunos que não participam da bagunça ficam em pânico com a ação dos colegas, então é um quebra quebra total. Sabe quantos anos os alunos ??? Adolescentes de 11 e 12 anos, cursando a sexta série, dentre onze e doze anos, o resultado é uma destruição total em uma escola da Zona Sul de São Paulo... O que leva uma criança um jovem a praticar um ato de violência ??? Especialistas acreditam que este não é um problema individual, olha só hein, é um problema social, hoje os estudantes crescem sem educação ideal e portanto sem limites, para o educador, Mário Sérgio Portela, ele é da USP, ele é filósofo, e ele diz que a correria do dia a dia de trabalho, afasta os pais, os adultos, do convívio com as crianças, essa ausência é um dos motivos para o descontrole, falta que acaba sobre carregando as escolas, os jovens aprendem muito por exemplos, se há um descuido com ele, ele se descuida também, se há um exemplo negativo ele absorve, parece esponja, agora se há bons exemplos ele copia também, e aí Marcelo Gil, um tema velho, assunto novo o que você tem a dizer ???

EU disse ; ...queria primeiramente mandar um bom dia para as Ouvintes da Rádio Guarujá, que estão ouvindo seu programa pelo rádio e pela internet e dizer o seguinte, primeiro Ermínio, que eu entendo, criança vai até doze anos, não é adolescente, são crianças e como eu já falei inclusive em outras ocasiões, não sou psicólogo, nem tenho a pretensão de ser, mais acho que, os jogos, vou repetir, os jogos de vídeo game, a própria televisão, os desenhos que estão sendo mostrados, a falta de uma figura paterna dentro de casa, ou mesmo a materna, a criança hoje esta sendo educada pelo computador, tudo isso gera o quê ??? Gera uma abstração na educação da criança, a criança aprende qualquer coisa, ser violento hoje para a criança é uma defesa, você pode ter certeza, que muitas destas crianças que são violentas é por que estão seguindo exemplo daquela figura mais forte na sala de aula, se ela tivesse uma figura paterna forte ou uma figura materna que controlasse os seus atos, ela não seria dessa forma. Então o que a gente pode dizer ??? Por mais que os educadores nas escolas façam o seu trabalho e sempre o fazem de forma brilhante, dentro de casa as crianças não estão tendo educação mesmo, falta educação, falta controle do que se dentro da internet, os jogos que as crianças estão jogando, tem crianças que são proibidas de jogar dentro de casa jogos violentos e vão na Lan House e jogam. Tudo isso na cabeça da criança ela vai achando que é normal, ser violento é normal e não é normal, as pessoas tem que entender isso, esse é o meu ponto de vista.

LUIZ ANTÔNIO diz ; ...eu ia começar esse assunto com uma explanação mais o Marcelo me fez lembrar outro, tem um filósofo que eu gosto muito, um holandês...e ele fala dessa competitividade, se é que é necessário tanta competitividade, por que o Marcelo falou de incitação a violência, ele o amigo ou o colega e tudo é motivo de competir, naquela outra novela agora, que o pai incentivava o filho, incentivava a ser violento...aquela mãe, a pouco tempo nós trouxemos o tema, que ela falava para filha ; bate nela, bate nela. Lembra do vídeo ??? Aquela história, oh, se você chegar em casa e apanhar tem que revidar hein não pode apanhar, sendo que deveria falar, mas pérai, por que o meu filho esta brigando, ou seja, a competitividade, tem Mãe que quer que o filho passe de ano só pelo fato de passar de ano, para mostrar para Mãe daquela lá, meu filho vai passar, não quer que o filho aprenda é a necessidade da competitividade que é em todos os níveis. Começa no econômico, o cara tem que ter mais, para ser bem sucedido tem de ter mais, tem que ter tênis de marca, tem que ter carro importado...você tem que ter mais...e isso vale também para a molecada, você tem que ser melhor que ele... Como é que alguém é melhor que alguém ??? ...É ser violento ??? ...É ser mais forte ??? ...A competitividade que gera a violência e tem mais uma, é essa que eu ia começar mais o Marcelo foi legal citar, que é a questão do bem público, o brasileiro, ele pouco se lixa com o bem público, seja os pais, seja criança, seja adultos hein, o que tem de orelhão depredado, lixeira depredada, o cara depreda pelo simples ato de depredar e não é gente ignorante não hein, não é vagabundo quem depreda não, é gente muito bem, ai vai...joga o papel no chão, ai você passa, vai ver a casa dela, não não, a casa dela é limpinha, por que ela não tem conciência com o bem público !!!

Após alguns comentários, Ermínio Matos passou ouvir as suas Ouvintes ;

MARIA diz ; ...bom dia Ermínio, hoje eu sou a primeira, é Maria, bom dia para vocês, sabe o que esta faltando ??? Educação. As crianças de hoje não tem educação, mesmo por que, nem os próprios pais sabem dar educação para os filhos hoje em dia, eu tenho dois netos, de vez em quando eu brigo com meu filho e outra coisa, eles não respeitam ninguém, não tem respeito, e os pais estão sempre passando a mão. ERMÍNIO MATOS diz : ...agora Maria, o Luiz esta dizendo aqui, que as pessoas não querem ver na televisão gente boa, aluno que tira boas notas, respeitador, quer ver são os capetas é isso ??? MARIA diz ; ...bom, da minha parte não, tem uma menina na novela das sete, aquela bichinha é muito mal educada...o menina mal educada, nossa... ERMÍNIO MATOS diz ; ...o Maria e se colocasse no lugar dessa menina, uma menina bem educada, uma menina que fala bem, ai ia ter audiência ou não ??? MARIA diz ; ...bom eu não sei, mais eu sei que da minha parte eu ia gostar...não tem nada mais bonito que uma criança educada, um ser humano educado, esta faltando no ser humano, educação e Deus no coração !!!

JURACY diz ; ...eu acho que esta faltando sabe o que ??? É...formação religiosa, muito, muito, muito, esta faltando bastante, os jovens de hoje estão se entregando as drogas, eu acho que eles não tem um por que de viver, não vê um caminho, então a formação religiosa é a principal, para o ser humano !!!

REGINA diz ; ...olha, eu acho que é falta de educação mesmo da parte dos pais, eu acho que sim, eu vou contar uma coisa que aconteceu comigo a um mês e pouco, eu deitei eram 23:30, uma e meia da manhã eu levantei, fui na rua, atravessei a rua, e fui pedir para pararem de jogar bola e andarem de Skate que aquilo não era hora. O cara olhou para minha cara e não disse uma palavra, uma palavra, agora você veja, uma e meia da manhã, jogando bola, andando de Skate e depois, essa semana, mandou o vizinho me pedir se podia jogar bola, aí eu disse, não sendo uma e meia da manhã tudo bem, aí, quando foi ontem eu perguntei, quem mandou você vir me pedir autorização para jogar bola ??? ...Ah foi vizinho !!! ...Aí, eu falei, olha eu não sou dona da rua, não sou dona nem do meu nariz, agora ele falou por que eu fui lá reclamar ??? Por que era uma e meia da manhã !!!

MARLENE diz ; ...eu acho que depende dos pais, é como a gente sempre fala e eu sempre participo, é os pais, é muita liberdade, os pais tratam os filhos como irmão, como vizinho, não trata como filho, é muita liberdade, mudou completamente, as vezes eu tenho que brigar com uma molecadinha aqui de nove, dez anos, onze horas batendo bola no meu portão, e o pior sabe o que eles fazem ??? O Tia pega a bola ai para mim. Onze horas da noite ??? Eu falo, eu não acredito, agora eu vou te devolver só amanhã, agora cadê os pais dessas criaturas ??? Então é culpa de quem ??? Dos pais !!!

EU disse ; ...um bom exemplo para os pais esta semana, com seus filhos, inclusive uma sugestão, levem seus filhos nos bancos de sangue, e façam sua doação voluntária lá, já que é a semana do doador agora, tem muitos bancos de sangue que estão necessitados, esta vindo a temporada, a gente nunca sabe o dia de amanhã, se vamos sofrer um acidente ou não, se vamos precisar, então procure um hospital na sua região e faça a sua doação voluntária.

Bem Amigas e Amigos, como disse lá em cima, este é um breve resumo, o melhor mesmo é ouvir a programação da Rádio Guarujá todos os dias pelo rádio ou pela internet. Agradeço de coração a toda Família da Rádio Guarujá AM, pela oportunidade de poder falar para toda nossa população. Agradeço ao Ermínio Matos, ao Luiz Antônio Rodriguez, a Meilin Neves, ao Maurício, ao Falcão, a todos sem exceção, pela paciência, pelo respeito e pela forma amigável que sempre sou recebido e tratado como convidado. Muito obrigado e que Deus lhes abençoe sempre com muito sucesso, saúde e paz !!! VALEU !!!

Corretor MARCELO GIL. 24.11.2009

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

JUSTIÇA: FINANCIAMENTO BANCÁRIO, VOCÊ TEM ATÉ 7 DIAS PARA SE ARREPENDER !!!


O Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu que o consumidor pode se arrepender de financiamento bancário e cancelar o contrato dentro do prazo de sete ( 7 ) dias, estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor. O STJ entendeu que a regra é válida para as relações entre consumidores e instituições financeiras contrariando decisão de instâncias inferiores.
A decisão do STJ teve origem em uma ação movida pelo Banco ABN AMRO REAL contra um consumidor de São Paulo. O consumidor assinou um contrato de financiamento com o banco para aquisição de um veículo, mas desistiu da operação seis dias após o acordo, que foi assinado fora da instituição bancária.
De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o consumidor tem sete dias a contar da assinatura do contrato para desistir do negócio, quando a contratação ocorrer fora do estabelecimento comercial.
No entanto, o banco argumenta que o direito de arrependimento neste caso não seria plausível porque a instituição já havia repassado à concessionária o valor do contrato antes da manifestação de desistência do financiamento.
A argumentação do banco foi rejeitada pela relatora do processo no STJ, Ministra Nancy Andrighi que julgou improcedente o pedido de busca e apreensão feito pelo banco para tomar um veículo que havia sido apresentado como garantia pelo consumidor.
( Matéria Publicada no Jornal Diário do Litoral, edição 3.703 de 19.11.2009 ).

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PROGRAMA DEBATES, NA RÁDIO GUARUJÁ AM, AFILIADA A REDE JOVEM PAN SAT. NO DIA 16 DE NOVEMBRO, EU PARTICIPEI !!!


Hoje, dia 16.11, participei com muita alegria e satisfação do Programa Debates na Rádio Guarujá AM, 155o Khz. Afiliada a Rede Jovem Pan Sat, a Rádio Guarujá AM pode ser ouvida também pela internet, (http://www.radioguarujaam.com.br/). Produzido por Meilin Neves, o programa é apresentado diariamente por Ermínio Matos com comentários precisos de Luiz Antônio. Bem, hoje o programa teve muitos assuntos com a participação de várias ouvintes como a Filomena, a Mirna, a Lourdes a Beth e do ouvinte Narciso. Agora, como faço sempre, quando sou convidado, passo a trancrever o que foi dito em resumo no primeiro bloco do programa, onde falei um pouco da proposta de um heliponto municipal no Guarujá ;
ERMÍNIO MATOS diz ; ...o Marcelo Gil, sexta-feira o negócio aqui pegou, o clima esquentou, esquentou, não foi brincadeira, mais é...viu Luiz Antônio. LUIZ ANTÔNIO diz ; ...o debate é bom por causa disso. ERMÍNIO MATOS diz ; ...você viu que nós estavamos certos ??? LUIZ ANTÔNIO diz ; ...não é bem assim, eu não interpretei desse jeito, o Presidente, você vai falar do Presidente e do apagão...mas o Presidente pediu, que ele quer, sabe o que que aconteceu...é uma palavra forte desmentiu, ele quer que, ele falou vamos investigar, para mim a Dilma e o Lobão falaram, você acha que não, mais para mim a Dilma e o Lobão falaram sobre supervisão do Lula, acho que não foi assim, eles vão falar não, eu acho, o que de certo modo demonstra que o Presidente está atento as situações do país, demonstra isso, o Presidente é atuante. EU disse ; ...eu ouvi sexta-feira, sei que o Luiz Antônio tem uma posição radical em posição ao Lula, mais não concordo, mesmo por que, o que o Ministro Lobão fez, de ir a televisão e desmentir um especialista do INPE, mostrou uma falta de respeito com o INPE muito grande e mais, quando ele disse que o Presidente do INPE iria dar a posição oficial e desmentir esse especialista, ficou muito pior para ele e para o Governo Federal, que o Presidente do INPE tenha vindo a público e dizer que o especialista estava certo. Acho que tudo isso que esta acontecendo, em relação ao Governo Lula agora, quando um time começa a ganhar, esta sempre na frente Luiz, quando ele ganha sempre, as vezes você folga um pouco, então vem um Ministro e fala uma coisa, vem outro e fala outra coisa, até que o Presidente começa a ver que a coisa esta ficando tumultuada e ele tem que aparecer, o Lula é o escudo do Governo, se você prestar atenção. LUIZ ANTÔNIO diz ; ...é, geralmente os Governos são ao contrário. EU disse ; ...toda vez que tem um conflito no Governo Lula quem tem que abafar, quem tem que jogar água, quem tem que vir acalmar os animos é ele, senão a coisa pega fogo. Isso mostra, como você já disse, é a unica coisa que eu concordo que você disse na sexta feira, o Governo Lula é o Lula, não tem Ministros, não tem ninguém que se equipare, que tenha condição de acompanhar o pensamento dele. Agora, esse monte de coisas, cada um fala uma coisa, vem a publico, esta aí, a imprensa internacional descendo o pau no Brasil, o que que aconteceu ??? Ermínio, minha Avó tem um sítio em Itaberá, uma cidadezinha pequena, minha falecida Avó, a 100km de Avaré onde é uma cidade grande inclusive tem aeroporto e tudo, dizer que caiu um raio em Itaberá, que nunca foi dito que era fonte de geração de energia e que isso acabou com a energia do Brasil e de outro país, não tem sentido. ERMÍNIO MATOS diz ; ...é falta de investimento, é falta de manutenção, o Brasil infelizmente é um país que não se previne, não é previdente, que não investe na polícia, não teve o apagão, quer ver, não investe na polícia esta certo, a polícia esta ai, sem equipamentos, olha lá no Rio de Janeiro, a gente esta vendo, então como diz o próprio Presidente é histórico. EU disse ; ...e sabe por que que não investem aí ??? Até peço para a Dona de Casa prestar muita atenção nisso, quando a gente é assaltado, o que que agente pensa ??? Não vou na delegacia fazer o boletim de ocorrência por que não adianta, ai a estatistica no final do ano, diz que a criminalidade diminuiu, não a criminalidade aumentou. ERMÍNIO MATOS diz ; ...não tem invetimento em polícia, não tem investimento em educação, não tem investimento em saúde, a gente esta vendo ai, nós estamos vendo o que que esta acontecendo esta certo, por exemplo, querem construir uma ponte aqui, isso tinha que ser pensado a trinta anos atrás, agora vão querer fazer ponte, olha as torres os prédios que estão surgindo aqui. LUIZ ANTÔNIO diz ; ...em relação a isso eu faço aqui...quem diria hein, que um dia eu iria elogiar o Paulo Maluf, que é a questão da ponte do mar pequeno, eu era garoto, eu lembro que comentavam assim, para que isso, olha lá, imagina se não tivesse a ponte, não teria hoje, eu tenho aqui que tirar o meu chapéu. EU disse ; ...Luiz, as pessoas não reclamariam da balsa, é mais rápido Luiz, se você sair da Pitangueiras no Guarujá e ir até São Paulo você gasta 45 minutos, você fica na fila da balsa 50 minutos, uma hora, no sábado então. LUIZ ANTÔNIO diz ; ...o Ermínio fala isso, se você tivesse oito, dez atracadouros em vários lugares não seria lento. ERMÍNIO MATOS diz ; ...inclusive a matéria que saiu na Tribuna, agora no sábado, não sei se nós temos ai, a Petrobras já escolheu onde vai ser a base dela, já escolheu, não adianta os Prefeitos querer...o Governo já escolheu, vai ser lá na base aérea de Santos, a questão do Off Shore, vai ser tudo lá, acabou...esta aqui, Petrobras escolhe Guarujá para construção de base logística, esta aqui, memorando assinado entre a Petrobras e a Aeronáutica, esta qui, negócio de prefeitura não tem nada, acabou, encerra a conversa. Prefeito tem que cuidar é de policlínica, do transporte, cuidar da infra estrutura da cidade, para de bobagem que vão se meter nesses assuntos, isso ai é conversa para gente grande, não por que a prefeitura, esta tendo fila ai na balsa, por que agora nós vamos resolver, vai nada, não vai resolver, ali é o Governador que resolve, a Dersa, é a maior conversa fiada Marcelo, é só história, agora as prefeituras vão se envolver nesse negócio da ponte, é coversa, é tudo para tirar foto e sair em jornal, não tem conversa, ali é o Governo do Estado que vai decidir junto como Governo Federal, se vai ter ponte ou não vai. EU disse ; ...posso complementar uma coisa, esses helicópteros que a Petrobras comprou, 10 milhões cada um, qual é o heliponto que nós temos no Guarujá ??? Nenhum !!! ERMÍNIO MATOS diz ; ...vai ter, vai ter !!! EU disse ; ...o primeiro heliponto municipal de São Paulo, foi criado em 1974, sabe quantos helipontos tem São Paulo ??? Um municipal, o resto é tudo privado. Luiz Antônio a revista Veja da semana passada mostra o congestionamento de helicópteros em São Paulo, os ricos não andam mais de carro, os ricos andam de helicóptero, de táxi aereo, aonde que pousa aqui no Guarujá, a não ser lá no Jequitimar, que tem uma área de pouso e decolagem... ERMÍNIO MATOS diz ; ...ou aqui na marina. EU disse ; ...sabe o que você precisa para ter um heliponto municipal ??? Um espaço de 50 metros quadrados, só, e uma demarcação no chão. Será que esses helicópteros da Petrobras tem onde pousar aqui ??? Não tem !!! Por que não se cria um espaço ??? Mais rápido Ermínio, só precisa de uma autorização da ANAC. ERMÍNIO MATOS diz ; ...já vai ter, na base aérea vai ser Off Shore...tudo vai ser lá...os prefeitos tem mais que cuidar de suas cidades, vai cuidar de sua cidade, vai cuidar do funcionalismo, a máquina tem que funcionar, esse negócio, ah o prefeito foi para Brasília... LUIZ ANTÔNIO diz ; ...e por falar nisso e o aeroporto ??? ERMÍNIO MATOS diz ; ...não, vai ser Petrobras lá, lá vai ser a base da Petrobras lá !!! LUIZ ANTÔNIO diz ; ...então não ter um aeroporto. EU disse ; ...Prefeita, Vice Prefeita, vamos fazer um heliponto municipal no Guarujá, vamos trazer os ricos de volta... ERMÍNIO MATOS diz ; ...por que você esta pedindo para a Vice ??? EU disse ; ...Ermínio, eu acredito no seguinte, eu respeito a Dona Regina, conheço a força dela, respeito muito a nossa Prefeita, por que é Prefeita e esta na frente da prefeitura, o que o Guarujá precisa são de ações rápidas, a gente que é morador lá, eu nasci no Guarujá, você é do Guarujá, a gente precisa de ações rápidas, a gente precisa trazer esse pessoal que tem dinheiro para o Guarujá de novo, e deixar a Riviera voltar a ser o que era, os ricos não estão vindo mais para o Guarujá gente, não estão, você vai na praia Ermínio no sábado e domingo e ve a quantidade de gente lá com isopor por que acha que no carrinho é caro, esse é o reflexo do turista que esta no Guarujá hoje, então, vamos fazer um heliponto, olha esta descendo aqui hoje a Adriana Galisteu. LUIZ ANTÔNIO diz ; ...o Jequitimar não é para...é sinal que tem movimento. EU disse ; ...entra na página do Sofitel Internacional e você vai ver onde eles fazem propaganda. Eles estão fazendo propaganda fora, onde você ve propaganda do Gávea, do Delfim, do Casa Grande, você esta entendendo, eu quero que o pessoal de São Paulo sinta vontade de voltar para o Guarujá de novo. ERMÍNIO MATOS diz ; ...qual seria a importância do heliponto no Guarujá ??? EU disse ; ...primeiro por que se fala no Centro de Convenções e um Centro de Convenções para um turismo de negócios sem heliponto não funciona. O empresário que precisa de tempo, um Governador, um Ministro que precise vir para o Centro de Convenções, ele não vai vir de carro. Onde pousa o Águia ??? O Águia que salva vidas da Polícia Militar, ele sai de São Paulo lá da prefeitura, do Edifício Matarazzo, Ermínio, e fica em um terreno carpido na enseada e pousa e decola de lá sem estrutura nenhuma !!!
No segundo bloco, Ermínio Matos trouxe ao debate o seguinte tema : "O que esta acontecendo com a televisão brasileira ". Ouve uma grande participação de ouvintes. Claro, ouvir o programa todos os dias a partir das 11:10h é muito mais emocionante, este é apenas um resumo da minha participação como convidado. Agradeço de coração a Família da Rádio Guarujá por esta nova oportunidade de falar para toda nossa região. Agradeço também ao Ermínio Matos, ao Luiz Antônio Rodrigues, ao Emerson Nascimento, ao Falcão e a Produtora do programa, Meilin Neves, pelo carinho e respeito que sempre sou recebido e tratado. Obrigado e que Deus abençoe a todos com muito sucesso, saúde e paz. VALEU !!!

MARCELO GIL. 16.11.2009

sábado, 14 de novembro de 2009

TURISMO : SUGESTÕES A NOVA E ILUSTRE SECRETÁRIA DE TURISMO DO GUARUJÁ !!!


Primeiramente, como Técnico em Turismo, faço as minhas saudações pessoais a Sra. Maria Eunice Ribeiro Leão Grotzinger, nova Secretária de Turismo do Guarujá.

Desejo a Senhora e a sua equipe, votos de muito sucesso e paz.

Gostaria de apresentar a Ilustre Secretária algumas sugestões que passo a numerar ;

1) Que a Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, tenha esculturas em homenagem a Santos Dumont, como uma réplica do próprio 14 bis, o que a tornará uma atração turística.

2) Que a nossa Praça das Bandeiras, no Centro, de fato tenha bandeiras e uma fonte que funcione, pois é uma das mais antigas do Guarujá.

3) Que a Praça dos Expedicionários, no Centro de nossa cidade, a frente da Secretária de Turismo, seja o abrigo para a Locomotiva que se encontra no meio da Avenida Leomil, o que dará sentido ao nome da praça, e será uma atração as crianças, aos idosos e saudosistas.

4) Que seja criado um mirante de verdade, " O MIRANTE DA PÉROLA DO ATLÂNTICO ", no alto do morro, próximo ao mercado de pescados Lourival Vítor da Cruz, localizado entre as Praias das Astúrias e do Tombo e que nesse mirante, possamos ter também uma pista de Asa Delta, e quem sabe, até um heliponto para vôos turísticos.

5) Que em breve, possamos ter em nossa cidade a Festa Internacional das Nações, que unirá a diversidade cultural de vários paises em nosso município de preferência em JULHO na baixa temporada.

6) Que nossa cidade possa ser lembrada pelos eventos turísticos, durante todo o ano e não só no verão.

7) Que Comerciantes, Táxistas, Garçons, Restaurantes, Bancas de Jornal, todos sem nenhuma exceção, estejam felizes com o VERDADEIRO investimento no Turismo de Negócios.

8) Que nossos visitantes, tenham vagas para estacionar, quando forem abertas as 13 ruas de frente para orla da praia, que estão fechadas por um calçadão que se tornou a anos, o corredor de luxo para as garagens dos prédios alí instalados.

9) Que a construção do Centro de Convenções do Guarujá, não seja a "prioridade inicial" de sua jornada como Secretária do Turismo, uma vez que, nossa cidade precisa de uma resposta urgente a inércia de outros Governos, que atrasaram e paralisaram a elaboração de novos pontos turisticos na nossa cidade e que, no projeto deste Centro de Convenções, seja levado em conta a idéia de um HELIPONTO MUNICIPAL, o primeiro da Baixada Santista, que vem de encontro ao turismo de negócios e lazer.

10) Que Vossa Senhoria, possa contar sempre com as sugestões de Técnicos e de Alunos das escolas de turismo da nossa cidade e região, incentivando a participação destes através de sugestões.

Ilustre Secretária é meu desejo, como cidadão, que nossa cidade volte a brilhar como antes, voltando a ter o brilho de uma Pérola e a grandeza de uma jóia. Está em suas mãos, criar, inovar e transformar nossa cidade, primeiro realizando projetos simples, como a maioria acima e depois, a longo prazo, na realização de um centro de convenções que demandará tempo e custo. O tempo urge e a Pérola do Atlântico também.

Que Deus a abençoe e a inspire, é o que lhe desejo de coração.

Cordialmente,

MARCELO GIL. 14.11.2009

(Clique na imagem do jornal e leia a publicação no Jornal A Tribuna ).

terça-feira, 10 de novembro de 2009

REVISTA VEJA CONFIRMA, CRESCE O USO DE HELICÓPTERO COMO TÁXI AÉREO EM SP !!!


A Revista Veja São Paulo, de 04 de Novembro de 2009, confirmou em sua matéria publicada nas folhas 24, 25, 26, 27, 28, 29 e 30, por Daniel Salles, Giuliana Bergamo e Henrique Skujis, que a cidade de São Paulo é hoje, uma das maiores em número de helicópteros em serviço de táxi aéreo no mundo. São 325 aeronaves registradas na capital, 100 a menos que em Nova York.
No dia 12 de Outubro de 2009, neste BLOG, publiquei o tópico ; TURISMO ; SÃO PAULO / GUARUJÁ EM " 15 " MINUTOS !!! COM HELICÓPTERO DÁ !!!
Nesta postagem informei ;
"...existem 213 helipontos privados e 1 heliponto público no munícipio, 473 helipontos privados e apenas 1 heliponto público no Estado... ".
A Revista Veja confirmou esta informação ;
" Hoje, das 215 áreas de pouso e decolagem da capital, 129 não têm a autorização municipal. Elas funcionam apenas com a anuência da Agência Nacional de Aviação Civil ( ANAC ), que analisa se o lugar proporciona segurança para o voo ".
A brilhante matéria publicada na revista trata da insatisfação de alguns moradores com o vai e vem constante de aeronaves por toda cidade e por causa dos ruídos dos pousos e das decolagens nos helipontos.
Conheça agora a Nova Lei de Licença para helipontos na cidade de SP ;
Licença :
Como era ???
Apenas duas instâncias da Prefeitura de São Paulo analisavam os projetos de helipontos, a Comissão de Análise Integrada de Projetos de Edificações e de Parcelamento do Solo e a Câmara Técnica de Legislação Urbanística. Como ficou ??? Os pedidos de licença passarão também pela secretaria do Verde e Meio Ambiente, que estudará o impacto da construção na vizinhança.

Localização :
Como era ???
As licenças para helipontos só levavam em consideração a Lei de Zoneamento, e não a proximidade de áreas sensíveis ao barulho. Como ficou ??? Foi estabelecida uma distância mínima de 300 metros antre os novos helipontos e áreas consideradas sensíveis a distúrbios sonoros, tais como creches, hospitais, escolas ou asilos.

Horário :
Como era ???
Não havia restrição. Como ficou ??? Pousos e decolagens só podem ser feitos das 6 às 23 horas. Ao conceder as licenças, porém, a prefeitura pode restringir ainda mais esse período de acordo com as peculiaridades de cada região.

Conheça agora, três paulistanos famosos que fizeram do helicóptero o seu meio de transporte conforme a Revista Veja São Paulo nas folhas 29 ;

Amilcare Dallevo Junior ; De sua casa em Alphaville ao escritório na Avenida Juscelino Kubitschek em cinco minutos. Da mesa da matriz em São Paulo à da filial no Rio de Janeiro em menos de uma hora e meia. Por essas e outras o Presidente da Rede TV, é fã de seu Agusta Power, avaliado em 10,4 milhões de reais.

José Camargo ; Desde que tirou a licença para pilotar helicópteros em 1995, o empresário, dono das Rádios Alpha, 89 FM e Nativa, não pega mais a estrada para chegar à sua casa de praia em Ubatuba. Morador dos Jardins, ele apoia as novas regras para disciplinar o tráfego aéreo, e afirmou jamais recorrer ao helicóptero para se locomover dentro da cidade.

Gilberto Kassab ; Ele voa em média, quinze horas mensais. Troca o tráfego da cidade que comanda pelas viagens relâmpago no céu. Só assim consegue dar conta da agenda apertada e chegar pontualmente a compromissos em bairros distantes do centro. Quando parte de sua residência, no Jardim Paulistano, Kassab usa o heliponto do Banco Santander, na Marginal Pinheiros.

A Revista Veja São Paulo ainda informou que, para coordenar esse fluxo de aeronaves, há na capital uma medida singular, São Paulo possui o único controle de helicópteros por radares do mundo, conforme afirmou a revista, o Tenente Coronel Henry Munhoz Wender, do departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Informa a revista ; " Criado em 2004, um quadrilátero virtual de cerca de 100 quilômetros quadrados sobre a cidade é vigiado por um controlador de voo a partir do Aeroporto de Congonhas. Só entram nessa área seis helicópteros ao mesmo tempo e ainda assim, se tiverem autorização...As rotas estão sobre as principais vias terrestres da cidade e assim como elas, algumas têm mão dupla. Com a diferença de que são muito, muito mais rápidas ".

Levando em consideração a matéria publicada nesta conceituada revista, uma das melhores do Brasil, e do fato de que nossa cidade, GUARUJÁ, é uma das preferidas dos ricos e famosos, evidente que ter aqui o primeiro hepilonto municipal da Baixada Santista, seria um voo em direção há um futuro que já começou a "congestionar" São Paulo com o serviço de táxi aéreo.

Por que demorar três horas de automóvel, na temporada, se pode-se gastar apenas 15 minutos até a capital ou vice e versa ??? Ao encaminhar a minha sugestão a nossa Ilustre Vice Prefeita de Guarujá, Sra. Regina Mariano, espero que, em breve, possamos contar com esse serviço em nossa cidade, não só para os ricos e famosos, evidente que isso os atraíria muito pela facilidade de locomoção, mais pelo fato de que, o Águia da Polícia Militar, teria onde pousar quando viesse a nossa cidade, sobrevoar as praias para salvar vidas e não pousar em um terreno qualquer, na enseada, adaptado para esse serviço.

Em São Paulo, o Edificio Matarazzo, sede da Prefeitura, abriga o primeiro heliponto da capital. Recebeu a licença municipal em 1974, é de lá inclusive que parte o Águia 12 da PM ou helicópteros de uma empresa de táxi aéreo para transportar o Prefeito da maior cidade do nosso Brasil, conforme a Revista Veja São Paulo.

Também podemos ser pioneiros na Baixada Santista !!!
Eu...acredito que sim !!!

MARCELO GIL. 10.11.2009

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

DIA 06.11, PROGRAMA DEBATES NA RÁDIO GUARUJÁ AM. SUCESSO DE AUDIÊNCIA !!! MOMENTO HISTÓRICO, EU PARTICIPEI !!!


Foi com imensa satisfação que participei hoje, 06.11, do Programa Debates na Rádio Guarujá AM, como convidado. O Programa de hoje inovou e convidou o Vereador Gilberto Benzi para que junto da produtora, MEILIN NEVES, fosse verificar de perto ás condições de transporte da linha 19 de ônibus do Guarujá. Ambos então, percorreram parte do trajeto, entrevistando os passageiros que manisfestaram a sua opinião. Sugeri, com a autorização do Radialista ERMINIO MATOS, que a produtora do programa perguntasse aos passageiros entrevistados se, diante de sua indignação, manisfestavam o seu descontentamento ligando para a empresa para reclamar ou procurando um dos vereadores de nossa cidade. A resposta, que vai te surpreender, você vai ler agora no texto abaixo, que passo a transcrêver em resumo ;


ERMINIO MATOS diz ; ...a Meilin já esta de volta, Meilin e agora, como é que esta aí ??? Onze horas e quinze minutos já deu para entrar no ônibus ou não ??? MEILIN NEVES diz ; ...eu e o Vereador Gilberto Benzi acabamos de pegar o 19 e o ônibus esta cheio agora são onze horas e dezessete minutos. ERMINIO MATOS diz ; ...o Meilin não tem nenhum usuário do ônibus que queira falar aí, nenhum passageiro ??? MEILIN NEVES diz ; ...bom dia !!! A Senhora utiliza sempre esta linha dezenove, o que a Senhora acha, demora ou não demora ??? A PASSAGEIRA diz ; ...demora muito, muito mesmo, não tem horário para eles, e nesse calor...eu utilizo todos o dias, por que eu faço hidro lá no centro comunitário !!! ERMINIO MATOS diz ; ...fala Marcelo Gil. EU disse ; ...Meilin eu queria que você visse aí dentro do ônibus se tem algum sinalizador de um telefone que o usuário pudesse fazer uma reclamação e qual é o número desse telefone ??? ERMINIO MATOS diz ; ...boa !!! MEILIN NEVES diz ; ...esta acima do motorista, telefone, Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) 3344. 3004. ERMINIO MATOS diz ; ...esse é o número para o passageiro ligar quando sentir...e será que o passageiro é bem atendido lá, aí Luiz, aí é que é outra história, bem, agora onde vocês estão ??? MEILIN NEVES diz ; ...as passageiras adoraram a nossa idéia viu Erminio !!! ERMINIO MATOS diz ; ...em vez dos Vereadores ficarem brigando na Câmara, aquela coisa muito feia né, ficar brigando lá...aquilo é muito feio, desagradavel, vai participar lá daquele, como é...MMA, Tele Cat's, ali tem que fazer outra coisa, então eles estão brigando lá na Câmara, isso é muito feio !!! ...Estão apertando o Benzi aí (no ônibus), aperta o Benzi aí...Meilin, eu vou deixar vocês ai nesse trajeto, vocês continuem mais um pouco ai no trajeto por que tem ouvintes ligando aqui na Rádio, fala Marcelo Gil. EU disse ; ...eu queria falar para a Meilin, para ela perguntar para as pessoas que estão indignadas, se elas já exerceram o direito de cidadania de reclamar ??? Se já ligaram alguma vez para reclamar para a Viação Guarujá ou se já procuraram a ajuda de algum Vereador e qual foi a resposta ??? Não adianta a pessoa se indignar e ficar calada !!!
ERMINIO MATOS diz ;
"...ótimo, boa Marcelo Gil, eu pedi para o Marcelo vir hoje no programa por que ele acrescenta muito nestas questões aqui no programa !!! Tem ouvinte aí na linha, alô bom dia..."
A Ouvinte Cida do Jardim Boa Esperança diz ;
...olha eu só queria falar uma coisa, Parabéns para vocês, nossa excelente o trabalho de vocês, excepcional e quem estava falando agora ao vivo, era a minha filha, que é ela que se chama Karina... ERMINIO MATOS diz ; ...ah, Karina é a sua filha, Karina é danada ela foi para lá hein... CIDA diz ; ...desde ontem ela falou, se eu estiver de folga amanhã eu vou bater lá...parabéns também a você, quando você se referiu a quem fica igual a cachorro louco lá latindo e não faz nada, que venha para rua e veja o sofrimento do povo que talvez será bem melhor, parabéns para você Ermínio, parabéns mesmo, não é á-toa que a gente te acompanha todo dia. ERMINIO MATOS diz ; ...obrigado !!! Esta ai, a Cida do Jardim Boa Esperança, é a função da rádio né, jornalismo sério, rádio séria com responsabilidade social, agora pouco eu estava em uma reunião com o Diretor Evandro Rampazo, e nós estavámos falando sobre isso, não vamos aqui ficar dando voz a Vereador que fica brigando na Câmara, fica se estapeando, questionando a masculinidade do outro... LUIZ ANTONIO diz ; ...agora lembrar o que o Marcelo falou, cabê também as pessoas reclamarem não é simplesmente se indignar e ficar quieto, tem de reclamar. EU disse ; ...a indignação e o silêncio não valem nada, as pessoas tem que aprender a exercer a cidadania, liga e faça sua reclamação, procure um Vereador, leve por escrito, peça para ele dar um visto lá de que você reclamou é um direito seu, é um dever do Vereador lutar pelos seus interesses. LUIZ ANTONIO diz ; ...isso é cidadania !!!
A ouvinte Mirna do Morrinhos diz ;
...o meu filho eu ando de ônibus a 48 anos, apesar que hoje eu não pago mais passagens tá, mais veja bem, paguei durante 46 anos passagens para mim, para meu filho estudar e trabalhar e tudo bem, agora veja bem, tudo quanto é linha é uma desorganização total, não tem horário, tem muitas linhas que não existiam anteriormente que agora tiraram os ônibus da nossa linha, então a gente tem que esperar durante horas e horas e horas, eu tenho muita pena dos motoristas, todo dia eles recebem descomposturas, por que eles estão esgotados...agora, todos escutam desaforos, todos escutam palavrões, a Mãe deles só vive na boca do povo entendeu, por que não tem um cobrador, não tem um fiscal, o motorista faz três funções...
ERMINIO MATOS diz ;
...bom, deixa eu voltar com a Meilin, e ai Meilin, esta no balanço do buzão né Meilin ???
MEILIN NEVES diz ; ...consegui um lugarzinho agora eu sentei viu, consegui sentar, o Vereador Gilberto Benzi com todo o seu cavalherismo ele esta em pé, eu estou aqui com mais uma ouvinte, como é o seu nome ??? A PASSAGEIRA diz ; ...Michelli, eu moro na Enseada. MEILIN NEVES diz ; ...qual a analise que você faz do transporte ??? MICHELLI diz ; ...uma droga !!! MEILIN NEVES diz ; ...você já foi reclamar na Prefeitura, ou você já foi reclamar no Gabinete do Vereador Gilberto Benzi para vêr se ele pode ajuda-la ou de algum outro Vereador ??? MICHELLI diz ; ...NÃO, até por que eu não o conheço...
ERMINIO MATOS diz ;
...fala Marcelo Gil.
EU disse ; ...eu queria fazer um apelo ao Sr. Sobral, que deve estar ouvindo o programa, é uma empresa séria, é uma família séria, mais deve estar havendo um problema de gerenciamento muito sério dentro da empresa Ermínio, hoje são 37 logradouros onde passam a linha 19, 37 entre ruas, praças e etc, da Península para Vicente de Carvalho, quando ele sai de Vicente de Carvalho e vai para a Enseada ele passa por 46 logradouros, precisa de gerenciamento, se a linha é tão grande, precisa ter mais ônibus, precisa atender a população, agora as pessoas precisam reclamar, a empresa não vai saber o que esta acontecendo se não colocar pessoas para atender a população e saber onde estão as dificuldades.
A Ouvinte Lourdes do Morrinhos diz ;
...olha eu pego ônibus todos os dias, pego o Ferry Boat/
Morrinhos, Morrinhos/Ferry Boat, Centro e pego Vicente de Carvalho, por que eu faço faxina em todos esses lados e é uma grande amolação, por que eu fico muitas horas no ponto de ônibus, a alguns dias atrás, eu vinha de Vicente de Carvalho, Ermínio, passou quatro ônibus para o Morrinho, não parou nenhum, todos cheios...aí quando eu fui pegar o ônibus já era vinte para as oito, todo mundo reclamando, teve gente que pegou o celular e ligou para a Viação !!! ERMINIO MATOS diz ; ...obrigado por ter participado Lourdes !!!
MEILIN NEVES diz ;
...bom Ermínio nós já estamos aqui na Tiago Ferreira, a maioria dos passageiros já desceu, estamos aqui somente com três pessoas fora eu, o Vereador Gilberto Benzi, e o Assessor de Imprensa, vamos falar com o um munícipe, qual o seu nome ???
O Passageiro diz ; PAULO. MEILIN NEVES diz ; ...você utiliza o 19 todos os dias e quanto tempo você espera no ponto de ônibus ??? PAULO diz ; ...segunda feira esperei uma hora. MEILIN NEVES diz ; ...agora vamos descer no terminal, 30 minutos, para a gente poder retornar ao 1º de Maio, vamos dar uma palavrinha com o Vereador Gilberto Benzi. VEREADOR GILBERTO BENZI diz ; ...é uma experiência né, faz muito tempo que eu não tinha a oportunidade de andar em um coletivo, algumas coisas a gente tem que dizer como a limpeza dos ônibus, os assentos acolchoados, bom poder estar aqui, buscando os pontos bons e os pontos maus, acho que nós temos que ser justos e imparciais !!! MEILIN NEVES diz ; ...realmente os veículos estão em bom estado, as poltronas, só que nós estamos em um dia que esta muito calor, foi o que o pessoal falou, pegando buraco a demora... ERMINIO MATOS diz ; ...agora o que o povo esta reclamando não é isso, é gozado, eu entendo o Vereador tem que ser justo mesmo, tem que analisar tudo bonitinho, mais não é isso que povo esta reclamando, em nenhum momento o povo fez menção de ponto de ônibus mau conservado, de conforto, o povo não reclamou do conforto, o povo esta reclamando é da demora, é o onibus que é cheio, poucos ônibus, se tivesse ônibus de madeira, mais se tivesse bastante, o povo estava contente, não teria problema !!!
EU disse ;
...ontem, eu comecei a observar alguns ônibus, e não são todos os que tem o número do SAC, que é o número para você registrar a sua reclamação, inclusive, existem alguns ônibus que tem um numero lá o 189, e esse número eu tentei ligar diversas vezes e ele não existe, o número correto é o 3344.3004, então se algum Vereador estiver ouvindo até o Gilberto Benzi, ou a nossa Prefeita e puder fazer um decreto, hoje, já, imediatamente, uma coisa rápida, para que todos os ônibus tenham a identificação para que a pessoa possa fazer a sua reclamação, por que não tem, qualquer cidadão que observar, que estiver ouvindo a Rádio Guarujá, no ônibus ou no terminal, os Vereadores ou a própria Prefeita se dispor a fiscalizar isso, vão ver que não são todos que tem essa identificação !!!
ERMINIO MATOS diz ;
...ás vezes Marcelo Gil, falta paciência para o povo, por isso que o Presidente diz assim ;
" Áudio do Presidente Lula : ...eu, só peço calma, calma, que nós ainda nem começamos ". ERMINIO MATOS diz ; ...calma, muita calma. EU disse ; ...mesmo por que, nós não estamos nem na metade do primeiro tempo da administração da Prefeita, do primeiro ano, eu quero ver algumas pessoas, no começo do ano, como que algumas pessoas vão olhar para a Prefeita, olhar para você Ermínio Matos, para as pessoas que são formadoras de opinião no Guarujá e sabem da verdade, como é que estas pessoas vão olhar para certas pessoas. Eu quero ver, quero ver !!! ERMINIO MATOS diz ; ...por isso, seguindo a tua linha aí na questão de formador de opinião, a gente tem que ter responsabilidade, eu falo muito isso aqui com o Luiz Antônio, converso com a Meilin, o Falcão, nós não podemos fazer um jornalismo passional, eu não faço, eu me nego a fazer, jornalismo passional não funciona, por que amanhã é exatamente isso, amanhã as coisas começam a melhorar e aí como é que faz ??? Como você fica ??? Aquilo que você disse hoje... EU disse ; ...abaixa a cabeça e atravessa a rua, no Guarujá esta cheio de gente assim, que esta abaixando a cabeça e atravessando a rua, muito cuidado minha gente, muito cuidado !!!
Bem, se você ouviu a Rádio Guarujá pelo rádio ou pela internet, sabe que o programa ao vivo é muito mais emocionante, este é só um resumo. Curiosamente de todas as pessoas que foram entrevistadas pela Produtora Meilin Neves, apenas uma disse que já havia registrado uma reclamação e que a empresa alegou que providências já estariam sendo tomadas. Apenas uma reclamou de fato. Por quê ??? Por que estamos acostumados a ouvir e a acreditar que as coisas não funcionam e condicionados a pensar, não vou nem tentar !!! Ora, temos que agir, pior é pecar pela omissão do que pela ação. Cidadãos indignados e calados ??? Isso não combina minha gente. Tento, fazendo este resumo, levar a informação, a opinião de cidadãs e de outros cidadãos para dentro de sua casa ou de seu trabalho, para que você possa ler, talvez discordar ou concordar, mais com certeza refletir. Na verdade, o importante é não se acomodar, se indignar quando for necessário e agir, reclamar, quando for preciso !!! O nosso Brasil esta crescendo, o futuro já começou com as nossas realizações no presente. Você pode, Eu posso, Nós juntos podemos mais. Nós somos Brasileiros. Façamos da nossa história pessoal, um momento histórico para ser lembrado sempre em família e com os amigos. Façamos o bem sempre, com coragem e equilibrio !!! Agradeço a toda Família da Rádio Guarujá AM, pela oportunidade de falar para toda nossa população. Agradeço ao Ermínio Matos, ao Luiz Antônio Rodriguez, a Meilin Neves, ao Emerson Nascimento, ao Falcão, a todos sem exceção, pelo respeito e pela forma amigável que sempre sou recebido e tratado como convidado. Muito obrigado de coração e que Deus lhes abençoe sempre com muito sucesso, saúde e paz !!! VALEU !!! MARCELO GIL. 06.11.2009

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

ENERGIAS ALTERNATIVAS !!! SIM, O BRASIL PODE MUDAR COMEÇANDO JÁ !!!


As energias renováveis são viáveis do ponto de vista ambiental, econômico e social. Mas, no Brasil, faltam políticas industriais para incentivar seu uso e diminuir o das energias poluentes e antigas, como as termoelétricas. Estas usinas nem sequer são mais lucrativas do que a energia eólica se somarmos à conta, por exemplo, o custo ambiental gerado por meio dos créditos de carbono. Sendo assim, a PRO TESTE enviou ao Planalto, um documento solicitando que seja criada uma lei que obrigue as usinas termoelétricas a óleo combustível ou carvão a se responsabilizarem com esse custo.
A intenção é de que a lei estimule o interesse no desenvolvimento de fontes de energia renováveis e evitar o investimento em energias poluentes, tão prejudiciais à população e ao meio ambiente.
A PRO TESTE sugeriu também, a ampliação para todo país da lei paulistana (nº 14.459/2007), que obriga novos prédios construídos na cidade de instalarem sistemas de aquecimento à base de energia solar térmica. Além disso, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor quer que seja extinta a carga mínima de consumo para que o consumidor tenha o direito de escolher de quem irá comprar sua energia, pois a energia no Brasil pode ficar mais barata com o estimulo à concorrência. Com o aumento da demanda de energia, se continuarmos nas mãos das mesmas poucas distribuidoras, a tendência é que o preço da energia cresça, com a livre comercialização de energia, isso seria minimizado.
OS TIPOS DE ENERGIA ALTERNATIVAS
;
SOLAR ; Este recurso é inesgotável. É usado para a produção de eletricidade através de painéis solares. Ao absorver luz, este dispositivo produz uma pequena corrente elétrica, que é aproveitada. Há duas formas, a ATIVA, que promove a transformação dos raios solares nas formas de energia térmica ou elétrica. A PASSIVA, que é aplicada no aquecimento dos prédios.
Vantagens : Ausência total de poluição. No Brasil, a quantidade de sol abundante, durante quase todo ano, estimula o uso deste recurso.
EÓLICA ; A energia eólica é gerada pelo vento e pode ser canalizada pelas modernas turbinas eólicas ou pelo tradicional cata-vento.
Vantagens : Há ventos favoráveis, no Brasil, para a implantação dos instrumentos eólicos. O impacto ambiental é mínimo, tanto em ruídos quanto para o ecossistema.
BIOMASSA ; Existem três tipos :
Sólida : Produtos e resíduos da agricultura, vegetal e animal, resíduos das florestas e a parte biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.
Líquida : Combustíveis líquidos, como o biodisel, obtido a partir de óleos de girassol, o etanol, produzido com a fermentação de hidratos de carbono ( açúcar, amido, celulose ), e o metanol, gerado pelo gás natural.
Gasosa : Encontrada na agro-indústria e nos aterros de resíduos sólidos urbanos. Estes resíduos são resultados da degradação da matéria orgânica e são produzidos por uma mistura de metano e gás carbônico. A combustão desses materiais gera a energia.
HIDROENERGIA ;
A força das águas de um rio é convertida em energia elétrica com a rotação de uma turbina hidráulica. A energia hídrica é aplicada no campo através de pequenas centrais hidrelétricas, baseadas em rios de pequeno porte.
Vantagens : As pequenas centrais suprem uma propriedade e alimentam seus geradores. A região Centro/Sul do Brasil é propícia ao uso desse tipo de recurso.
( A matéria acima foi publicada na Revista PRO TESTE nº 86. Associe-se: http://www.proteste.org.br/).
Quando observo o entusiasmo do nosso Presidente Luís Inácio, me pergunto sempre, será que ele vive em outro país ??? Este meu questionamento, leva em conta fatores como o de que, nosso país teria condição de ser o maior gerador e fornecedor de energia hídrica do mundo.
Nos Estados Unidos e no Japão, a Toyota, a maior fabricante de automóveis do mundo, já está na terceira geração de seu automóvel elétrico, o PRIUS. A Honda, sua concorrente direta, acaba de lançar o INSIGHT. Nós brasileiros inclusive, já produzimos motos elétricas, a MOTOR Z.
Ora, então por que não continuar investindo nesta energia limpa e renovável ???
Se você leu com atenção o texto acima, viu que no último parágrafo há esta afirmação : " As pequenas centrais suprem uma propriedade e alimentam seus geradores " !!!
Pré Sal... Petróleo... Investimentos !!! Será que em um futuro bem próximo enquanto todo o mundo se volta para a energia elétrica, nosso país será auto suficiente em energia poluidora ??? Quem viver verá !!!
MARCELO GIL. 04.11.2009

domingo, 1 de novembro de 2009

OS DIAMANTES NO BRASIL E O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO KIMBERLEY !!!


A Lei 10.743 de 09 de Outubro de 2003, publicada no Diário Oficial da União, (DOU), de 10/10/2003, instituiu no Brasil o Sistema de Certificação do Processo de Kimberley, relativo à exportação e à importação de diamantes brutos, e deu outras providências ;

Faço saber que o Presidente da República adotou a Medida Provisória nº125, de 2003, que o Congresso Nacional aprovou, e eu, José Sarney, Presidente da Mesa do Congresso Nacional, para os efeitos do disposto no art.62 da Constituição Federal, com a redação dada pela Emenda Constitucional nº32, combinado com o art.12, da Resolução nº1, de 2002/CN, promulgo a seguinte Lei:

Artigo 1º ; Fica instituído, no Brasil, nos termos das exigências estabelecidas no Processo de Kimberley, o Sistema de Certificação do Processo de Kimberley/SCPK, mecanismo internacional de certificação de origem de diamantes brutos destinados à exportação e à importação, na forma do disposto nesta Lei.

Inciso 1º ; Denomina-se Processo de Kimberley todas as atividades internacionais relacionadas à certificação de origem de diamantes brutos, visando impedir o financiamento de conflitos pelo seu comércio.

Inciso 2º ; Na exportação, o Processo de Kimberley visa impedir a remessa de diamantes brutos extraídos de áreas de conflito ou de qualquer área não legalizada perante o Departamento Nacional de Produção Mineral, (DNPM).

Inciso 3º ; Na importação, o Processo de Kimberley visa impedir a entrada de remessas de diamantes brutos sem o regular Certificado do Processo de Kimberley do país de origem.

Artigo 2º ; A importação e a exportação de diamantes brutos no território nacional exige o atendimento dos requisitos desta Lei.

Parágrafo Único : Consideram-se diamantes brutos, para os fins desta Lei, aqueles classificados nas subposições 7102.10, 7102.21 e 7102.31 do Sistema Harmonizado de Codificação e Designação de Mercadorias.

Artigo 3º ; Ficam proibidas as atividades de importação e exportação de diamantes brutos originários de países não participantes do Processo de Kimberley.

Parágrafo Único : O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior publicará, periodicamente, a relação dos países participantes do Processo de Kimberley.
Artigo 4º ;
O SCPK tem por objetivos:

I - assegurar o acesso da produção brasileira de diamantes brutos ao mercado internacional;

II - impedir a entrada, no território nacional, de diamantes brutos originários de países não participantes do Processo de Kimberley, bem como daqueles originários dos países participantes,
mas que estejam desacompanhados de documentação compatível com aquele Sistema ;

III - impedir a saída do território nacional de diamantes brutos desacompanhados do Certificado do Processo de Kimberley.
Artigo 5º ;
A implementação e a execução do SCPK são de responsabilidade dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, de Minas e Energia e da Fazenda, no que tange às suas competências específicas.
Artigo 6º ;
As exportações de diamantes brutos produzidos no País somente poderão ser realizadas se acompanhadas do Certificado do Processo de Kimberley.

Inciso 1º : Compete ao DNPM, entidade anuente no processo exportador, a emissão do Certificado do Processo de Kimberley.

Inciso 2º : No caso de ser necessária a abertura de invólucro contendo diamantes brutos a serem exportados, em decorrência de ação fiscal aduaneira realizada no curso do despacho, o Ministério da Fazenda, por intermédio da Secretaria da Receita Federal, emitirá o Certificado do Processo de Kimberley em substituição ao certificado original, transcrevendo os mesmos dados do certificado substituído.
Artigo 7º ;
As importações de diamantes brutos serão acompanhadas do Certificado do Processo de Kimberley, emitido pelas autoridades competentes do país de origem, sendo obrigatória a apresentação dele por ocasião do licenciamento não automático pelo DNPM.

Artigo 8º ;
Compete ao Ministério da Fazenda, por intermédio da Secretaria da Receita Federal, examinar e manusear os lotes de diamantes brutos submetidos a despacho aduaneiro, com vistas a verificar sua conformidade com o conteúdo do Certificado do Processo de Kimberley que os acompanha, expedindo, na hipótese prevista no § 2o do art. 6o, o correspondente certificado.

Artigo 9º ; Aplica-se a pena de perdimento da mercadoria :

I - submetida a procedimento de despacho aduaneiro, sem amparo do Certificado do Processo de
Kimberley ;

II - na posse de qualquer pessoa, em zona primária de portos, aeroportos e pontos de fronteira alfandegados, sem amparo do Certificado do Processo de Kimberley.

Artigo 10º ; Aplica-se a multa de cem por cento do valor da mercadoria:

I - ao comércio internacional de diamantes brutos, sem amparo do Certificado do Processo de Kimberley verificado em procedimento de ação fiscal aduaneira de zona secundária, com base em registros assentados em livros fiscais ou comerciais ;

II - à prática de artifício para a obtenção do Certificado do Processo de Kimberley.

Artigo 11º ; Compete ao Ministério da Fazenda, por intermédio da Secretaria da Receita Federal, a aplicação das penalidades previstas nos arts. 9o e 10, observando-se o disposto nos arts. 27 a 30 do Decreto Lei no 1.455 de 7 de abril de 1976.

Artigo 12º ; O DNPM, a Secretaria da Receita Federal e a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em conjunto, serão responsáveis pela implantação do SCPK, devendo desenvolver e implementar sistema de monitoramento e controle estatístico do comércio e produção de diamantes no País, em consonância com o que for definido no âmbito do Processo de Kimberley.

Artigo 13º ; Os prazos a que se referem o inciso I do art. 4o e o art. 5o, ambos da Lei no 10.684, de 30 de maio de 2003, ficam prorrogados até 31 de agosto de 2003, observadas as demais normas constantes daquela Lei.

Artigo 14º ; Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Congresso Nacional, em 09 de Outubro de 2003, 182º da Independência e 115º da República.


Senador JOSÉ SARNEY
Presidente da Mesa do Congresso Nacional.
( Publicado no Site Oficial do Ministério de Minas e Energia ).