Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de junho de 2009

PROGRAMA DEBATES NA RÁDIO GUARUJÁ AM, SUCESSO DE AUDIÊNCIA !!! DIA 19 DE JUNHO DE 2009, EU PARTICIPEI !!!


Dia 19 de Junho, participei com muita satisfação do Programa Debates na Rádio Guarujá AM, líder de audiência em toda nossa região. Produzido por Meilin Neves e apresentado por Erminio Matos, o programa deste dia, contou com a presença no Guarujá, do Professor Luís Augusto, ( a esquerda na foto ), e com a minha presença. Participaram da rádio em Santos o Luís Antonio e o Professor Iberê Sirna. O primeiro tema levado ao debate, foi sobre a desregulamentação da profissão de jornalista pelo Supremo Tribunal Federal, o que causou um forte tremor no mundo das noticias. O segundo tema levado ao debate, foi sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Sobre esse tema passo a transcrever o que foi dito pelos participantes. Erminio Matos chama para iniciar este debate o PROF. IBERÊ SIRNA que diz ; ...primeiro sou a favor do reestudo da maioridade penal eu não vou ficar alisando não, esta coisa de dizer "não vamos punir" por que nós vamos investir em programas é empurrar com a barriga, acho que isso mais do que nunca, esta provado na estatística de que em outros países é comum a maioridade penal ser reduzida e não deixa de ser democrático, não. Aqui nós estamos assim, discutindo ainda, passando a mão na cabeça , e eu particularmente sou a favor sim de estudar essa maioridade penal e ser reduzida um pouquinho e parar um pouco com essa história de que toda vez de que eu não tomo atitude por que eu vou fazer um programa, fazer programa tem que fazer independente da maioridade, fazer programas para o social e para a juventude é uma obrigação do governo, independente do teto, se é de 18, 16, 21, mão importa, então pelo fato de estar descumprindo, não justifica a analise do outro lado. Neste momento entrou ao vivo no programa, pelo telefone, o Senhor AURÈLIO FERNANDES, Presidente do CONSEG que disse ; ...Erminio, é bastante fácil, eu diminuo a maioridade penal e o que vai acontecer ??? Eu tiro a responsabilidade do poder público, seja municipal, estadual ou federal de cuidar da criança, de cuidar do pré adolescente. Se der encaminhamento suficiente então não é necessário aumentar ou diminuir no caso , por que a condenação é para enquanto ele for mais jovem a severidade da punição eu acho interessante sempre a tal transferência da responsabilidade quer dizer, nós não cuidamos da criança e já queremos puni-lo como adultos. Hoje eu tenho uma amigo lá na PUC, que defendeu uma tese um tempo atrás, mostrando a imaturidade que existe hoje reinante, a adolescência hoje já passou dos 30 anos, enquanto que psicologicamente ela iria no máximo provavelmente até os 27 anos, então o que esta acontecendo, agora precisamos considerar apesar desse estudo cientifico, nós vamos considerar o jovem de 14 anos já plenamente capaz das penalidades de lei, ele não tem maturidade para isso, então eu sou mais o favor que haja programação para infância para pré adolescência para que eles não caiam na criminalidade, como se diz popularmente, cabeça vazia, escritório do mau. Neste excesso de energia que tem a criança, o jovem, eles acabam cometendo coisas até para desgastar aquela energia por imitação que vê em filmes, por essas coisas que são fomentadas por esses jogos eletronicos, pela internet assim por diante. Por que não se olha dessa forma e trata como criança com maturidade de criança, criança fala como criança, adulto fala como adulto !!! EU, pedi a palavra para discordar do Presidente do Conseg e disse ; ...eu queria discordar totalmente do Sr. Aurélio, eu acho que criança com 16 anos é algo que não existe, criança é até 12 anos, principalmente hoje onde as pessoas tem muita informação, os jovens tem muita informação. O que você diz, de um jovem que pega uma arma aos 14 anos e mata ??? E não mata uma vez, mata uma vez, mata duas, mata três, mata quatro, mata cinco, mata uma família inteira. Que tipo de gente é essa ??? Então se diminuiu a maioridade tem outro fator também, até 21 anos vai ficar na Febem, o que adianta ??? Acho que o estado precisa tomar uma atitude muita séria em relação a criança, ao adolescente e ao adulto !!! PROF. LUÍS AUGUSTO disse ; ...eu acho que é mais um atestado da falência do estado brasileiro. Tem um livro, em que a autora conta a história da infância no Brasil e tem uma coisa muito interessante que a autora transcreveu, uma carta de leitor que o estado de São Paulo recebeu no começo do século 20, onde uma Senhora da sociedade paulistana solicitava ao governo, que aumentassem as penas para aqueles delinquentes que ficavam na região da praça, isso em 1800 e pouco, já mostrando que a infância no Brasil, a criança, a população de forma geral pobre, sobre tudo o negro, nunca foi inserida no contexto do estado brasileiro, nem da sociedade, nós queremos é nos livrar do problema, então põe na cadeia, mata, manda para a Amazônia, trucida, mais não educa, não dá condições dessa criança se desenvolver, não prende político corrupto, não prende os grandes incentivadores do crime, não é, ai fica tudo na mão da criança, o menino agora com 14 anos vai pegar 30 anos de cadeia, nossa que maravilha, é atestado de falência mais uma vez do estado brasileiro, os Senadores, os Deputados, todos os políticos, todo mundo que nós sabemos que são na maioria corruptos, esses caras ficam, daí os filhos vão estudar no exterior, usam carro do ano, passam na frente da favela dando risada, aí esses caras ficam soltos, esses aí são intocáveis, vamos prender os negros, os pobres favelados que matam como se uma pessoa que rouba dinheiro da saúde não matasse !!! PROF. IBERÊ SIRNA diz ; ...eu não estou... eu acho que é voz corrente que aqui, ninguém esta eliminando a prisão desses bandidos também, ninguém esta dizendo isso. Em alguns países e isso nós deveríamos tomar como exemplo, dependendo do crime como falou o MARCELO GIL, veja bem, o cara matou uma família, você tem presos nos Estados Unidos com 9 anos de idade por que o crime é bárbaro é absurdo, não vamos comparar aqui roubar uma lata de sardinha para comer com alguém que matou uma família e estuprou a família inteira e tudo bem ele tem 17 anos, ele vai ficar lá na fundação casa que é a legislação, depois vai vir para a rua novamente, essa coisa nós não podemos passar a mão na cabeça, então não elimina você punir aqueles, graduar isso de alguma forma, agora não elimina o colarinho branco, um monte de bandido que você citou e que deveriam estar na cadeia !!! ERMINIO MATOS complementou questionando ; ...o que eu sinto é que a sociedade, o povo, não tem mais para onde correr, como é que vai fazer, vai ficar esperando essas politicas acontecerem quando ??? Esses adolescentes estão matando !!! O que vai fazer ??? Como resolver ??? Bem minhas Amigas e meus Amigos, este é um resumo do segundo tema levado ao debate no programa de maior audiência do rádio. Evidente, como digo sempre, a melhor opção é ouvir o programa diariamente pelo rádio nos 1550 Khz ou pela internet, é só acessar : http://www.radioguarujaam.com.br/ . Agradeço de coração a direção da Rádio Guarujá, pela oportunidade de poder falar para toda nossa população. Agradeço aos patrocinadores do programa que proporcionam a todos nós cidadãos um programa de excelente qualidade. Agradeço a produtora do programa Meilin Neves e ao Erminio Matos. Sucesso a todos sempre !!! VALEU Erminio !!! MARCELO GIL. 22.06.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário