Powered By Blogger

domingo, 22 de maio de 2011

EDUCAÇÃO E TURISMO : TURISMO EDUCACIONAL !!!

Foto : Museu Paulista da Universidade de São Paulo, também conhecido como Museu do Ipiranga.


Muitos dirão ; Ah... essa é uma proposta de um evento cultural...

Outros dirão ; Ah... essa proposta é de uma atividade cultural...

E eu pergunto ; E o que seria do turismo internacional sem a cultura dos países visitados por todos nós ???

Na minha compreensão, entendo que o turismo deve ser uma ferramenta da educação no ensino básico e fundamental.

Quando uma criança, sai dos limites da leitura, e viaja, "literalmente", para conhecer o museu do Ipiranga, por exemplo, vai descobrir a grandiosidade do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, um dos mais visitados da capital paulista, responsável por um grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a Independência do Brasil e o período histórico correspondente.

Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro de 1888 do artista Pedro Américo, "Independência ou Morte".

Mais colocar crianças e adolescentes dentro de ônibus novos ou semi-novos, devidamente fretados para o "Turismo Educacional", tem apenas um obstáculo que observo quando converso com Professoras e Professores, boa vontade.

Nas escolas públicas quem deve pagar o transporte e a alimentação dos alunos é o poder público. Evidente que com uma agenda bem definida, com excursões de dois em dois meses, pode se fazer um calendário anual, para as instituições de ensino. Uma grande diferença na educação das nossas futuras gerações.

Encarar a necessidade de mostrar in loco as grandezas da nossa história e do nosso país é algo ao meu ver fundamental.

Viajar para passear, para curtir, todo mundo gosta, mais não conheço ninguém que tenha ido a nossa vizinha Argentina sem conhecer a Casa Rosada, sede da presidência da República deste país, ou, tenha viajado para a Espanha e não conhecido a Plaza de Toros, local onde são realizadas as touradas, ou ainda, viajado a Grécia e não tenha conhecido as ruínas da Antiguidade no Mar Egeu, como a de Delos, que tinha o papel de centro diplomático durante o domínio ateniense e que fica bem perto da conhecida Ilha de Mikonos.

Muitas vezes, pessoas viajam, fazem turismo, mais não se dão conta de que estão observando, vivenciando parte da história, isso é muito comum.

Voltando ao tema, direcionar excursões para alunos da rede pública de ensino, é uma forma de incentivar o conhecimento prático, incentivar o turismo desde a sua base, fazendo com que alunas(os) entendam a necessidade de receber bem visitantes de onde quer que sejam, pois ali, naquele local, também são visitantes.

Citei o museu do Ipiranga em São Paulo, mais poderia citar o Horto Florestal, Museu da Arte Moderna, Museu da Língua Portuguesa, Masp, entre tantos outros.

Incentivar o turismo educacional é uma proposta que pode ser estudada e celebrada por aqueles que podem fazer a diferença para os nossos jovens e para o nosso futuro, o poder público !!!

MARCELO GIL. 22.05.2011
Tecnico em Turismo Internacional.

****************************************************************************************************************************

Na foto o Corretor Marcelo Gil com seu filho Marcelinho em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Corretor de Imóveis desde 1998, Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias. Técnico em Turismo Internacional. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor a ProTeste. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica.

CONTATO : ( 11 ) 7175.2197, ( 12 ) 8195.3573, ( 13 ) 9747.1006 /// E-MAIL : marcelo.gil@r7.com

SKYPE : marcelo.gil2000i /// FACEBOOK : Corretor Marcelo Gil /// TWITTER : marcelogil2000i

****************************************************************************************************************************

NO GOOGLE PROCURE POR CORRETOR MARCELO GIL.

MARCELO GIL RETORNARÁ EM BREVE COM UM NOVO TÓPICO.


****************************************************************************************************************************

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS, CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS, ACESSE : www.marcelogil2000i.blogspot.com

    ResponderExcluir