Powered By Blogger

domingo, 1 de abril de 2012

Turismo Rural cresce na cidade de São Miguel Arcanjo



                                         Imagem do portal da cidade de São Miguel Arcanjo



São Miguel Arcanjo não só cresceu na colheita da uva em 2011, como também encontrou no turismo rural um sistema de divulgação cultural e econômica da cidade, destacando-se as atividades agrícolas. Por meio da prática do turismo, a conhecida "Capital da Uva Itália" permite aos visitantes participar de ações como Colha e Pague; visita às vinícolas artesanais, que abrem as portas para que o turista conheça a plantação, a produção, a colheita e a transformação da uva em vinho, sucos ou doces.

Produtos coloniais, cavalgadas, pesqueiros, entre outros, fazem parte também dos atrativos do povo são-miguelense para quem visita as terras da uva.

Entre as novidades do turismo está a visitação às vinícolas artesanais. São locais que produzem a uva, elaboram o vinho e comercializam a bebida. No ano passado, o produtor Osvaldo Joaquim Zorzi, de 57 anos, vendeu 6.100 garrafas de vinho. Ele, que é proprietário da vinícola Torre Alta, foi o pioneiro nessa empreitada. Há oito anos, Zorzi trabalha com a produção e a venda de vinhos, recebendo muitos turistas todo o ano. Atualmente, ele e mais seis vinícolas especializaram-se nesse segmento. "O produtor não pode ter surpresas no final da produção quando vai colher, pois pesa no bolso. E o mercado é quem manda no produto. Para mim, não estava bom mais a produção somente de uva. Mas com o apoio louvável da Prefeitura de São Miguel Arcanjo, hoje eu e outros produtores podemos produzir e comercializar os vinhos, encontrando uma nova forma de ganho", explica Zorzi.

Ele se lembra que antes de iniciar essa linha de comercialização, passou por quatro anos difíceis em razão da perda dos produtos. Dedicado à produção de uvas específicas para a elaboração do vinho, Zorzi admite ter reduzido a plantação de uvas para o comércio da fruta in natura. "Não posso parar, pois muitos clientes ainda me procuram para comprar a fruta", justifica. A produção é contínua ao longo do ano, já que Zorzi mantém a vinícola aberta todos os dias, das 8h às 18h. Atualmente, está com quatro mil pés, mas devido à demanda, aumentará mais mil.

Outras atividades já são tradição na cidade como a Festa da Uva e a Festa do Vinho.

A Festa da Uva tem como principal objetivo celebrar a safra da fruta que, neste ano, para os produtores foi melhor em 30% do que no ano passado.

Durante o evento, há shows musicais, exposição e venda de uvas, a pisa da uva, prova de laço, rodeio, entre outros atrativos. Essa festa está associada ao desenvolvimento turístico e cultural e atrai cerca de 100 mil visitantes nos quatro dias em que é realizada, geralmente no mês de fevereiro.

A Festa do Vinho tem por fim divulgar os vinhos produzidos artesanalmente pelos produtores do município. Essa festa traz diversas atrações entre shows musicais, provas esportivas como motocross e o bicicross, exposição e venda de artigos artesanais, entre outras.

A Festa do Vinho é realizada no mês de julho.

Além dessas festas tradicionais, há outros eventos que levam o turista direto às plantações das vinícolas. O meio ambiente também tem vez no turismo são-miguelense. Lá se situa o Parque Estadual "Carlos Botelho", que reúne uma diversidade de trilhas e de outros atrativos; além do Parque da Onça Parda e o Parque do Zizo.


Fonte : Jornal Cruzeiro do Sul, Folhas 7 do Caderno A (01.04.2012).

Tópico elaborado pelo Corretor Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************


   Na foto Marcelo Gil e Ricardo Oliveira com a égua Pipoca no Sítio do Meu Avô na cidade de Itaberá/SP. 

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998, Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor a ProTeste. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e ao Greenpeace Brasil.

CONTATO : ( 11 ) 7175.2197, ( 12 ) 8195.3573, ( 13 ) 9747.1006 /// E-MAIL : marcelo.gil@r7.com

SKYPE : marcelo.gil2000i /// FACEBOOK : Corretor Marcelo Gil /// TWITTER : marcelogil2000i

****************************************************************************************************************************

NO GOOGLE PROCURE POR CORRETOR MARCELO GIL.

MARCELO GIL RETORNARÁ EM BREVE COM UM NOVO TÓPICO.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.


****************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário