Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Secovi-SP divulga pesquisa que aponta aumento de 0,7% nos contratos de locação residencial


Imagem meramente ilustrativa


Os contratos de locação residencial assinados em fevereiro registraram variação média de preço de 0,7% em relação ao mês anterior, de acordo com pesquisa mensal do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). A variação percentual acumulada nos últimos 12 meses, de março de 2012 a fevereiro de 2013, atingiu 8,39%, percentual superior à inflação oficial do período, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que totalizou 6,31%, mas ficou muito próxima dos 8,29% do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), indicador que corrige cerca de 90% dos contratos de locação.

“A nossa expectativa é que a variação do IGP-M e do valor dos contratos novos de locação residencial sigam em linha nos próximos meses”, avalia Walter Cardoso, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP. Isso pode, segundo ele, estimular a negociação entre locador e locatário nos contratos em andamento. “Até uns meses atrás, os contratos novos subiam muito mais, o que ‘prendia’ o locatário a contratos antigos. Com a mudança de cenário, pode ser interessante para o locador aceitar, em alguns casos, um reajuste menor que o IGP-M para manter um inquilino que paga em dia”.

Os imóveis com maior acréscimo nos aluguéis em fevereiro foram os de 3 quartos, que subiram em média 0,8%. As moradias de 2 dormitórios tiveram aumento da ordem de 0,7% e as residências de 1 quarto subiram 0,6% no mês.

O fiador foi o instrumento jurídico mais utilizado como garantia nos contratos de aluguel, tendo sido usado em 47% dos casos. O depósito de três aluguéis foi utilizado por quase um terço das pessoas (32,5%) e o seguro-fiança, por aproximadamente um quinto das moradias locadas.

As casas e os sobrados foram locados num período médio entre 13 e 31 dias, enquanto os apartamentos demoraram um pouco mais. Seu IVL (Índice de Velocidade de Locação), que mede em número de dias quanto tempo um contrato de aluguel demora para ser assinado, variou de 19 a 39 dias.

PESQUISA MENSAL DE LOCAÇÃO DO SECOVI-SP


AÇÕES LOCATÍCIAS EM QUEDA

Levantamento efetuado pelo Secovi-SP no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo mostra que em fevereiro foram protocoladas 1.122 ações locatícias na cidade de São Paulo. Esse total representa uma queda de 25,3% em relação ao número de ações de fevereiro do ano passado (1.503 casos) e uma redução de 32,3% frente às ações de janeiro último (1.658).

Na opinião de Jaques Bushatsky, diretor de Legislação do Inquilinato do Secovi-SP, essa forte queda pode ter sido motivada por dois fatores: o mês foi mais curto – foram só 17 dias úteis em fevereiro – e recentemente foi implantado o sistema de petição eletrônica. “No começo, é normal haver uma certa dificuldade”, afirma.

Das ações registradas em fevereiro, 941 foram por falta de pagamento, o correspondente a 83,9% do total. Comparados os números desse tipo de ação em fevereiro de 2013 e de 2012 (1.219 processos), nota-se uma queda de 22,8%. Diante de janeiro, quando foram protocolados 1.299 processos, a redução foi de 27,6%.

De acordo com os dados do Fórum, as ações ordinárias ocuparam a segunda posição, com 117 processos. Isso representou uma fatia de 10,4% do total do mês. Esse tipo de ação sofreu queda de 40,9% em comparação com os números de fevereiro de 2012 (198 ações) e de 33,9% em relação ao mês anterior (177 processos).

No acumulado do primeiro bimestre, o Fórum registrou 2.780 processos relativos a locação, uma redução de 4,4% sobre o resultado dos dois primeiros meses de 2012 (2.909 ações).

Assim como ocorreu em fevereiro, a falta de pagamento foi a principal causa para ajuizamento de ações no primeiro bimestre. A inadimplência respondeu por 80,6% dos processos nos dois primeiros meses deste ano.

ANÁLISE DAS AÇÕES LOCATÍCIAS DO SECOVI-SP


Fonte: Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                              Link desta postagem ;

         

****************************************************************************************************************************

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UniSantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.

CONTATO : ( 11 ) 97175.2197, ( 12 ) 8195.3573, ( 13 ) 9747.1006 /// E-MAIL : marcelo.gil@r7.com

SKYPE : marcelo.gil2000i /// FACEBOOK : Corretor Marcelo Gil /// TWITTER : marcelogil2000i


****************************************************************************************************************************

NO GOOGLE PROCURE POR CORRETOR MARCELO GIL.

MARCELO GIL RETORNARÁ EM BREVE COM UM NOVO TÓPICO.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS, ACESSE : www.marcelogil2000i.blogspot.com

    ResponderExcluir