sexta-feira, 3 de julho de 2015

Sinais de normalidade no mercado imobiliário de Portugal


Foto meramente ilustrativa: Lisboa / Portugal

Tópico 1073

Há bancos que estão a fixar objectivos de crescimento para as equipes que trabalham com o setor imobiliário. Esta discreta nuance, que há muito não era assim visível, aliada a uma tendência para a descida dos spreads em sede de crédito para a habitação, mesmo considerando que os spreads em prática já são muito competitivos, é a prova provada de que o mercado imobiliário português vai crescer.

Se juntarmos a tudo isto uma crescente valorização das avaliações, nomeadamente bancárias, valorização já evidente no Porto e não apenas em Lisboa, como aconteceu no início da recuperação, percebemos que o equilíbrio está a voltar ao mercado e que a procura inteligente já interiorizou que esperar por mais quebra no preço da oferta é coisa do passado a inverter-se todos os dias.

A oferta tem também de agir com inteligência e não pode vingar-se do tempo em que não conseguia vender por valores razoáveis. Hoje há mercado, o mercado começa a crescer e é o momento certo para se fazer bons negócios. Os preços na oferta já não baixam, tendem a subir, e nas primeiras fases da subida traduzem-se ainda em boas oportunidades para investimento ou até para a solução habitacional desta ou daquela família.

O imobiliário português sempre foi um destino seguro para investimento. Mesmo para um investimento que recorria ao crédito. Hoje já não há lugar a "spreads" de taxa zero, apenas para cativar clientes potenciais interessados em outros produtos (as chamadas vendas cruzadas na expressão inglesa de “cross-selling”), mas os “spreads” que estão a ser praticados são muito aceitáveis e provam que o mercado voltou a interessar também à banca.

Para o mundo financeiro - que também soube corrigir excessos do passado - o crédito para habitação é seguro. Não falo de um crédito a cem por cento ou a mais de cem por cento e com juros baixíssimos. Isso não voltará e ainda bem pois não era saudável. Falo de crédito concedido com prudência e com margens de lucro bancário em intervalos equilibrados, contemplando a prudência aconselhável com a ousadia da concorrência que quer conservar clientes.

Outro sinal exterior e evidente da normalidade do mercado imobiliário é o da estabilização do mercado de arrendamento com o regresso de um natural dinamismo do mercado de compra e venda. O mercado de arrendamento cresceu muito com as dificuldades de acesso ao crédito, mas a sua vocação não deve ser a de substituir-se ao mercado de compra e venda por razões desta natureza.

Há uma procura muito própria para o arrendamento urbano - gente nova, estudantes, profissionais liberais em deslocação sazonal, turismo residencial - e há, na velha tradição portuguesa em que quase todos sonham ser donos da casa que habitam, uma vontade que a crise não destruiu de poder aceder à condição de proprietário da habitação permanente. A crise mascarou esta realidade mas a situação está a voltar à normalidade.

Com outras nuances e com outros paradigmas, desde logo o que foca o próprio mercado mais na procura do que na oferta ou, melhor dizendo, o que foca o mercado no sempre desejado equilíbrio entre a oferta e a procura.

Luís Lima
Presidente da CIMLOP
Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa


VÍDEO DE APRESENTAÇÃO


CRÉDITOS DO VÍDEO À APEMIP.



****************************************************************************************************************************

Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado nos termos da Resolução nº 125 de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, pela Universidade Católica de Santos. Mediador capacitado para a Resolução de Conflitos Coletivos envolvendo Políticas Públicas, pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental capacitado em Gestão de Recursos Hídricos pelo Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais - PNC, do Ministério do Meio Ambiente. Inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região e no Conselho Regional de Administração de São Paulo. Graduado pela Universidade Católica de Santos, com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UNISANTOS. Corretor de Imóveis desde 1998, agraciado com Diploma Ético-Profissional pelo CRECI-SP, por exercer a profissão por mais de 15 anos sem qualquer mácula. Homenageado pela Associação Brasileira de Liderança - BRASLIDER, no Círculo Militar de São Paulo, com o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil, na categoria Profissional do Ano 2014 - "Corretor de Imóveis/Perito em Avaliações - Consultor de Negócios Imobiliários, Turismo e Meio Ambiente". Inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores do COFECI. Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Especialista em Financiamento Imobiliário. Agente Intermediador de Negócios. Pesquisador. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - PROTESTE. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - URBAN GATEWAY. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


Contato : (11) 97175.2197, (13) 99747.1006, (15) 98120.4309 /// E-mail : marcelo.gil@r7.com

Skype : marcelo.gil2000i /// Facebook : Corretor Marcelo Gil /// Twitter : marcelogil2000i

No GOOGLE procure por Corretor Marcelo Gil.

Per fas et nefas, Laus Deo !!!
(Por todos os meios, Deus seja louvado)
****************************************************************************************************************************

Link desta postagem ;

             
****************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados.

    Acesse: www.marcelogil2000i.blogspot.com

    Escreva seu comentário e compartilhe esta informação.

    ResponderExcluir