Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ( AVC ) !!! TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER !!! INTERESSE PÚBLICO !!!


Popularmente conhecido como derrame cerebral, a definição do Acidente Vascular Cerebral (AVC), é a ausência ou restrição de irrigação sanguínea no cérebro. Possui alto grau de incidência e atinge principalmente pessoas com mais de 65 anos de idade, provocando óbito ou sequelas permanentes. Suas consequências ocasionam lesão celular e danos nas funções neurológicas, variando a gravidade de acordo com o tipo, idade do indivíduo e região afetada.
O neurocirurgião do Hospital e Maternidade São Cristovão, Dr. Diogo Luis M. Lins, ministrou uma excelente palestra direcionada aos beneficiários, colaboradores e público externo sobre os principais sintomas, tratamento, prevenção, ajuda médica e reabilitação do Acidente Vascular Cerebral.
Considerada uma doença silenciosa com o surgimento das lesões após 48h (em alguns casos), o AVC é dividido em dois tipos ; ISQUÊMICO, é caracterizado pela obstrução de uma ou mais artérias, causando a falta de circulação em uma determinada parte do cérebro. Os principais sintomas são dificuldade de comunicação oral, formigamento em um dos lados do corpo e alterações da memória. Já o tipo HEMORRÁGICO é o rompimento do(s) vaso(s), provocando presão intracraniana, edema (inchaço) cerebral e déficits neurológicos semelhantes aos gerados pelo AVC isquêmico. A doença também provoca afasia, ou seja, perda da linguagem oral ou escrita. Os pacientes podem tanto apresentar falas breves e com esforço como frases longas e fluentes, porém sem sentido.
Segundo o neurocirurgião, a doença apresenta os mesmos fatores de risco que provocam ataques cardíacos como pressão alta, sedentarismo, histórico familiar, stress, fumo, entre outros. No caso de pessoas diabéticas e hipertensas, o acompanhamento clínico deve ser constante.
Para evitar o derrame cerebral é necessário também manter uma dieta equilibrada, evitando a ingestão de açúcar, gordura, sal e bebidas alcoólicas, além de controlar o colesterol e realizar atividades físicas regularmente. A doença cerebrovascular é diagnosticada através de análises sanguíneas e estudos de imagem como tomografia computadorizada do encéfalo, ressonância magnética e ultrassom de carótidas ( artérias que levam o sangue ao cérebro ). O tratamento inclui na identificação e controle dos fatores de risco, verificação de exames, cateterismo, medicamentos e cirurgia quando necessária para retirar o coágulo, aliviar a pressão cerebral ou revascularizar veias e artérias comprometidas.
Saiba como identificar um Acidente Vascular Cerebral ;
São quatro procedimentos simples que em caso negativo, deve-se ficar atento a uma possível doença cerebrovascular, são eles ;
1) Peça a pessoa para sorrir.
2) Peça para dizer uma frase coerente.
3) Peça para levantar os braços.
4) Peça para colocar a língua de fora, ( língua torta ou para um lado ou outro, pode indicar um AVC ).
Atenção : Caso a pessoa apresente problemas para realizar qualquer atividade acima, leve-o imediatamente para o hospital, onde obterá assistência médica necessária o quanto antes.
( Matéria Publicada na Revista Auto Paulista, Edição 922, folhas 12 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário