Powered By Blogger

domingo, 29 de agosto de 2010

PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS CUMPRIMENTA OS CORRETORES PELO DIA 27 DE AGOSTO !!!


O dia 27 de agosto é a data nacional dos corretores de imóveis.
Nesse dia, em 1962, entrou em vigor a lei 4.116, pioneira na história do país na regulamentação do exercício da nossa profissão. Nossa categoria é a única em todo o mundo que possui legislação própria e federal para normatizar a corretagem imobiliária. Também somos os únicos no planeta reunidos numa autarquia federal, o Sistema Cofeci-Creci.

Neste ano, a profissão de Corretor de Imóveis completa 48 anos de regulamentação.

A versão legal datada de 1962 foi substituída em 12 de maio de 1978 pela lei 6.530, que segue em vigor até nossos dias. Esse histórico de legalidade compõe um diferencial que se torna um quesito a mais em nossa credibilidade.

Em menos de 50 anos, temos avançado rumo ao aprimoramento profissional e a um desempenho social, econômico e político frente à Nação brasileira.

No quesito social, somos agraciados com a honra de viabilizar a realização do maior sonho do brasileiro, que é a conquista da casa própria. Essa responsabilidade tem sido enfrentada por todos nós com muita galhardia e competência, no avanço da erradicação do déficit habitacional brasileiro.

No aspecto econômico, a parcela do mercado imobiliário em que nós, corretores, atuamos diretamente já responde por 7% do Produto Interno Bruto brasileiro (PIB). Estimativas projetam esse índice para 13% ainda em 2010. Toda a cadeia produtiva da construção civil supera os 18% do PIB.

Quanto às questões políticas da nossa categoria, temos atuado diretamente junto ao Executivo, ao Legislativo e ao Judiciário para auxiliar na formulação de programas e projetos que fomentem o mercado imobiliário em suas mais diferentes áreas. Pelo Sistema Cofeci-Creci, cuja sede central fica em Brasília e se desdobra por todo o país pela capilaridade dos Regionais, fazemos a nossa parte de categoria organizada, ativa e atuante.

Nós, corretores de imóveis, compomos a classe profissional que mais avançou nesses tempos recentes, em comparação a outras profissões regulamentadas. Só em 2009, nossa categoria cresceu 11% em relação ao ano anterior, com a entrada de mais 22 mil novos profissionais no mercado. Ajudamos a segurar os efeitos da crise econômica internacional sobre o Brasil, a partir de 2008, e ajudamos pais de família a apresentar um teto, um lar a sua mulher e filhos.

Nossos desafios continuam.

Mais da metade dos corretores de imóveis brasileiros possuem nível superior e mais de 5% têm pós-graduação. Esses números vão crescer, graças ao estímulo que temos dado à qualificação profissional; graças ao empenho valoroso de cada corretor e corretora de imóveis no Brasil, cujo intuito é melhorar sempre, para prestar serviços mais qualificados.

Já somos seis mil corretores formados em Gestão de Negócios Imobiliários – o curso superior específico para nossa profissão. Já superamos os cinco mil avaliadores imobiliários credenciados pelo Sistema Cofeci-Creci a emitir pareceres técnicos até para o Poder Judiciário.

O próximo passo será inserir o curso superior na lei que regulamenta e fiscaliza nossas atividades.

Todas as nossas conquistas, em especial a valorização do nosso trabalho pela sociedade brasileira, resultam do esforço de muitos. Cada um de nós que representa a categoria, por meio de funções no Sistema Cofeci-Creci, atua diariamente para aperfeiçoar as leis brasileiras, contribuir para o avanço das políticas habitacionais, facilitar o acesso à moradia para todos e ao mercado de trabalho para os corretores de imóveis.

Você, em sua cidade, seu bairro, sua imobiliária contribui com a performance de um profissional qualificado a conquistar clientes e convertê-los em amigos.

Respeito, credibilidade e bons negócios é o melhor presente em nosso dia.

Parabéns Corretor de Imóveis !!!

João Teodoro da Silva
Presidente do Sistema Cofeci/Creci
Fonte : Conselho Federal de Corretores de Imóveis.

Na foto : Matéria do Jornal Diário de São Paulo/Folha da Manhã de 16.05.1938, sobre a Primeira Diretoria do Sindicato dos Corretores de Imóveis.

O Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo, foi fundado em 29 de Maio de 1.941, em Assembléia Geral, numa iniciativa da Associação Profissional dos Corretores de Imóveis.

Tudo começou em 07 de Maio de 1.938, com a constituição da Associação Profissional dos Corretores de Imóveis. A primeira diretoria da APCI tomou posse em 12 de Maio de 1938. Este grupo de corretores idealistas costumava se reunir, desde a década de 30, no Largo do Café, localizado na Rua São Bento - Capital, primeira sede do Sciesp, para trocar informações sobre negócios imobiliários. Em 03 de outubro de 1.942 o SCIESP foi reconhecido pelo Governo Federal, através da Carta Sindical, expedida pelo Ministério do Trabalho. Com a fundação do Sciesp, a principal bandeira adotada pelo sindicato foi a de fortalecer a imagem do corretor de imóveis, através do aperfeiçoamento de sua capacitação profissional.

Pretendiam consolidar-se pela qualidade dos serviços prestados, até conseguir a regulamentação da profissão. A longa batalha dos corretores de imóveis, em busca do reconhecimento oficial tornou-se realidade em 27 de agosto de 1.962, com a Lei Federal nº 4.116. Desta data em diante comemora-se em 27 de agosto o Dia Nacional do Corretor de Imóveis. Posteriormente com a lei revogada, por falta de um currículo de formação profissional, reiniciou-se a luta pela nova regulamentação da categoria.

Após muita luta de um grupo de obstinados, em 12 de maio de 1978 por intermédio da Lei nº 6.530 e o Decreto 81.871, de 29 de junho de 1978, foi outorgada a carta sindical que consolidou a profissão. A partir de então o Sciesp possui sede própria na Capital, Rua Pamplona, 1200 - Edifício Corretor de Imóveis, onde ocupa do 1º ao 4º andar.

Com base territorial estadual, o Sciesp mantém nas principais regiões do Estado de São Paulo, agências regionais, nas quais presta atendimento aos associados e seus familiares, oferecendo ampla gama de serviços, desde aconselhamento técnico-operacional, jurídico e previdenciário, passando por cursos e palestras, até convênios com descontos, que engloba extensa rede de credenciamento para assistência médica, odontológica, hospitalar e laboratorial, lazer e prestação de serviços em geral. Localizadas estrategicamente as agências, a partir de 2009 passaram a oferecer infra-estrutura e um espaço especialmente reservado ao corretor que necessitar de uma sala para realizar a intermediação imobiliária.

Desde 1.998 o Sindicato mantém a Escola Brasileira de Ensino à Distância - Ebrae, voltada exclusivamente para a formação de Técnicos em Transações Imobiliárias, expressão oficial criada para designar o Corretor de Imóveis. A escola técnica do sindicato, que é referência nacional pela alta qualidade de ensino, atualmente, por meio de parcerias conquistou também destaque internacional.

Entendendo ser extremamente necessário o constante aprendizado para alcançar o sucesso profissional, o Sciesp criou em 2002 a UNISciesp.

Com objetivo de oferecer ao corretor de imóveis uma melhor preparação para enfrentar as dificuldades do mercado imobiliário, a universidade conta com cursos preparatórios, palestras semanais, workshops, conferências, seminários, encontros executivos e ainda, participação em feiras imobiliárias que oferecem suporte ao corretor. Destaque para o Especialista em Consultoria Imobiliária - ECI. Sob a coordenação do professor doutor Paulo Nathanael Pereira de Souza, reitor da UNISciesp, a universidade vem galgando espaço entre as mais renomadas instituições de ensino coorporativo. Prova disso são seus cursos e encontros que buscam a discussão de temas do segmento imobiliário e que contam com um número cada vez maior de participantes, mostrando assim, que os profissionais do mercado imobiliário estão à procura de seu desenvolvimento profissional.

Fonte : Sindicato dos Corretores de Imóveis de São Paulo.

JORNAL O ESTADÃO

****************************************************************

SESSÕES SOLENES REALIZADAS PELO DIA NACIONAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS ;

Em 23 de Agosto ás 11:00h, foi realizada sessão solene no Plenário do Senado Federal atendendo o requerimento do Senador Gim Argello.

Em 26 de Agosto ás 10:00h, foi realizada sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal por requerimento do Deputado Distrital Dr. Charles.

Assessoria de Imprensa do Conselho Federal de Corretores de Imóveis.

****************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário