Nesse dia, em 1962, entrou em vigor a lei 4.116, pioneira na história do país na regulamentação do exercício da nossa profissão. Nossa categoria é a única em todo o mundo que possui legislação própria e federal para normatizar a corretagem imobiliária. Também somos os únicos no planeta reunidos numa autarquia federal, o Sistema Cofeci-Creci.
João Teodoro da Silva
Presidente do Sistema Cofeci/Creci
Na foto : Matéria do Jornal Diário de São Paulo/Folha da Manhã de 16.05.1938, sobre a Primeira Diretoria do Sindicato dos Corretores de Imóveis.
O Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo, foi fundado em 29 de Maio de 1.941, em Assembléia Geral, numa iniciativa da Associação Profissional dos Corretores de Imóveis.
Tudo começou em 07 de Maio de 1.938, com a constituição da Associação Profissional dos Corretores de Imóveis. A primeira diretoria da APCI tomou posse em 12 de Maio de 1938. Este grupo de corretores idealistas costumava se reunir, desde a década de 30, no Largo do Café, localizado na Rua São Bento - Capital, primeira sede do Sciesp, para trocar informações sobre negócios imobiliários. Em 03 de outubro de 1.942 o SCIESP foi reconhecido pelo Governo Federal, através da Carta Sindical, expedida pelo Ministério do Trabalho. Com a fundação do Sciesp, a principal bandeira adotada pelo sindicato foi a de fortalecer a imagem do corretor de imóveis, através do aperfeiçoamento de sua capacitação profissional.
Pretendiam consolidar-se pela qualidade dos serviços prestados, até conseguir a regulamentação da profissão. A longa batalha dos corretores de imóveis, em busca do reconhecimento oficial tornou-se realidade em 27 de agosto de 1.962, com a Lei Federal nº 4.116. Desta data em diante comemora-se em 27 de agosto o Dia Nacional do Corretor de Imóveis. Posteriormente com a lei revogada, por falta de um currículo de formação profissional, reiniciou-se a luta pela nova regulamentação da categoria.
Após muita luta de um grupo de obstinados, em 12 de maio de 1978 por intermédio da Lei nº 6.530 e o Decreto 81.871, de 29 de junho de 1978, foi outorgada a carta sindical que consolidou a profissão. A partir de então o Sciesp possui sede própria na Capital, Rua Pamplona, 1200 - Edifício Corretor de Imóveis, onde ocupa do 1º ao 4º andar.
Com base territorial estadual, o Sciesp mantém nas principais regiões do Estado de São Paulo, agências regionais, nas quais presta atendimento aos associados e seus familiares, oferecendo ampla gama de serviços, desde aconselhamento técnico-operacional, jurídico e previdenciário, passando por cursos e palestras, até convênios com descontos, que engloba extensa rede de credenciamento para assistência médica, odontológica, hospitalar e laboratorial, lazer e prestação de serviços em geral. Localizadas estrategicamente as agências, a partir de 2009 passaram a oferecer infra-estrutura e um espaço especialmente reservado ao corretor que necessitar de uma sala para realizar a intermediação imobiliária.
Desde 1.998 o Sindicato mantém a Escola Brasileira de Ensino à Distância - Ebrae, voltada exclusivamente para a formação de Técnicos em Transações Imobiliárias, expressão oficial criada para designar o Corretor de Imóveis. A escola técnica do sindicato, que é referência nacional pela alta qualidade de ensino, atualmente, por meio de parcerias conquistou também destaque internacional.
Entendendo ser extremamente necessário o constante aprendizado para alcançar o sucesso profissional, o Sciesp criou em 2002 a UNISciesp.
Com objetivo de oferecer ao corretor de imóveis uma melhor preparação para enfrentar as dificuldades do mercado imobiliário, a universidade conta com cursos preparatórios, palestras semanais, workshops, conferências, seminários, encontros executivos e ainda, participação em feiras imobiliárias que oferecem suporte ao corretor. Destaque para o Especialista em Consultoria Imobiliária - ECI. Sob a coordenação do professor doutor Paulo Nathanael Pereira de Souza, reitor da UNISciesp, a universidade vem galgando espaço entre as mais renomadas instituições de ensino coorporativo. Prova disso são seus cursos e encontros que buscam a discussão de temas do segmento imobiliário e que contam com um número cada vez maior de participantes, mostrando assim, que os profissionais do mercado imobiliário estão à procura de seu desenvolvimento profissional.
Fonte : Sindicato dos Corretores de Imóveis de São Paulo.
JORNAL O ESTADÃO
****************************************************************
SESSÕES SOLENES REALIZADAS PELO DIA NACIONAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS ;
Em 23 de Agosto ás 11:00h, foi realizada sessão solene no Plenário do Senado Federal atendendo o requerimento do Senador Gim Argello.
Em 26 de Agosto ás 10:00h, foi realizada sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal por requerimento do Deputado Distrital Dr. Charles.
Assessoria de Imprensa do Conselho Federal de Corretores de Imóveis.
****************************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário