Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

MARCELO GIL PARTICIPOU NO INSTITUTO LEGISLATIVO PAULISTA (ILP) DE PALESTRA COMEMORATIVA DO 20º ANIVERSÁRIO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR !!!

Na foto ; O Corretor Marcelo Gil e o Superintendente do Ipem de São Paulo, Dr. Fabiano Marques de Paula.

O Corretor MARCELO GIL, em busca constante de aprimoramento, participou como convidado, nesta quinta feira (02.09), de palestra comemorativa do 20º Aniversário do Código de Defesa do Consumidor (CDC), no Instituto Legislativo Paulista (ILP), anexo ao Palácio 9 de Julho em São Paulo.

Promovida pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor ( PROTESTE ), em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo ( IPEM ), a palestra reuniu um seleto grupo de profissionais de várias áreas de atuação.

Pela PROTESTE, falou a sua Ilustre Presidente Dra. Maria Inês Dolci e pelo IPEM o seu Ilustre Superintendente Dr. Fabiano Marques de Paula.

Ambos os palestrantes ressaltaram a importância do Código de Defesa do Consumidor em busca da defesa dos interesses da população para se evitar danos de massa em todo mundo.

O Dr. Fabiano lembrou que o IPEM/SP conta com 18 equipes de fiscalização de avaliação de conformidade. São mais de 180.000 produtos com selo de qualidade auferida.

Outras 6 equipes fiscalizam o transporte de produtos perigosos.

Questionado pelo Corretor Marcelo Gil se a quantidade de equipes não era insuficiente para atender todo o Estado de São Paulo, o Superintendente do IPEM respondeu que sim, a quantidade é insuficiente no momento, e que já há programação de realização de concurso público para a criação de novas equipes de atuação.

A Dra. Maria Inês Dolci, ressaltou grandes conquistas da PROTESTE e lembrou de algumas datas importantes na história da defesa do consumidor no mundo, entre elas as seguintes ;

1872 Criação da Lei Sherman.

1891 Criação do Consumers League em NY.

1906 Criação da Meat Inspect Act ( Para controle da comercialização de carne ).

1914 Criação do Federal Trade Comission.

1927 Criação da Pure Food Drug.

1936 Criação da Consumer Union.

1948 Criação da Organização Européia de Cooperação Ecônomica.

1956 Criação do Código de Defesa do Consumidor na Bélgica.

1957 Criação do Código de Defesa do Consumidor da Inglaterra.

1960 Criação da OECE.

1962 Declaração do Presidente Kennedy em defesa dos consumidores.

1971 Criação do Juizado de Consumo em países como Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia.

.............................CONHEÇA A PROTESTE ;

É a maior Associação de Defesa de Consumidores da América Latina e se beneficia da experiência das entidades internacionais às quais está associada, como a Euroconsumers AISBL, a Consumers International e a Internacional Consumers Research and Testing e coopera com diversas outras associações de consumidores filiadas à Consumers International, principalmente as associações DECO de Portugal, OCU da Espanha, ABC Test-Achats da Bélgica e Altroconsumo da Itália.

É uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 16 de Julho de 2001 com uma missão bem definida : " Promover a defesa dos consumidores da forma mais ampla e elevar os padrões de defesa do consumidor no Brasil ".

No Brasil, para a concretização de metas, a PROTESTE realiza parcerias com outras entidades e órgãos comprometidos com a defesa do consumidor e da cidadania. Em várias ações tem como parceiros os Procons, o Ministério Público Federal de diversos estados, as Comissões de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados e das Assembléias de vários estados, a Associação Médica Brasileira, a Associação Paulista de Medicina, a ONG Criança Segura, entre outros.

A PROTESTE integra também o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, coordenado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

O CORRETOR MARCELO GIL É ASSOCIADO A PROTESTE.

ASSOCIE-SE TAMBÉM, ACESSE : www.proteste.org.br

CONHEÇA O IPEM, ACESSE : www.ipem.sp.gov.br

****************************************************************

Nota ;

O Corretor Marcelo Gil agradeçe o convite e parabeniza a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e o Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo pela iniciativa e organização !!!

Assessoria de Comunicação do Corretor Marcelo Gil. 03.09.2010.
Início da palestra com o Dr. Fabiano Marques de Paula.

Na foto ; Marcelo Gil em frente ao Instituto Legislativo Paulista.

Na foto ; Corretor Marcelo Gil na rampa do Palácio 9 de Julho.

****************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário