Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DOE SANGUE DOE VIDA !!!


Hoje, dia 30 de Setembro, fui fazer a minha doação voluntária de sangue na Beneficência Portuguesa em Santos, durou só quinze minutos.
Fiquei pensando o por que dos hospitais terem tanta dificuldade em conseguir doadores para os seus bancos de sangue, e descobri, conversando com algumas pessoas, que muitas não doam por total falta de informação.
Antes de doar, todas as pessoas passam por uma entrevista pessoal, reservada, onde é medida a quantidade de ferro no sangue. Após, o sangue é colhido com agulha e material totalmente descartável. Todo este procedimento não passa de quinze minutos. Depois tem lanche com direito a bombom.
Ou seja, quem pensa que ao doar sangue, vai precisa sacrificar todo o seu dia, esta enganado.
A doação é rápida e segura. Após a colheita, o nosso sangue passa por uma série de exames antes de ser doado.
Cópia deste exame é entregue gratuitamente para todos os doadores.
Podemos ainda, se quisermos, doar Medula Óssea.
O transplante de medula é a esperança de cura para milhares de portadores de leucemias e outras doenças do sangue.
Para se tornar um doador de sangue ou de medula óssea é necessário :
1) Ter entre 18 e 55 anos estar em bom estado de saúde.
2) Colher um simples exame de sangue para conhecer a sua tipagem. No seu sangue, será realizado um teste de laboratório para identificar o seu HLA. Sua tipagem ( HLA ) será cadastrada no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.
Quando aparecer um paciente com uma medula compatível com a sua, você será chamado. Se após os testes de compatibilidade for confirmada, você meu Amigo e minha Amiga, serão consultados para decidir a doação.
É importante ressaltar, que a coleta de medula óssea, pode ser feita pela veia e é realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por cinco dias que estimula a proliferação das células mãe que migram da medula para as veias e são filtradas.
Os riscos são praticamente inexistentes para os doadores.
Até hoje não há relato de nenhum acidente devido a este procedimento.
Assim, espero que estas informações ajudem a esclarecer os que tenham dúvidas e que esse esclarecimento faça de você um(a) novo(a) doador(a) de sangue !!!
Ajude a salvar vidas, doe sangue !!!
Corretor MARCELO GIL. 30.09.2010
****************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário