Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de maio de 2013

INCT pesquisa adoção de aviões e robôs nas práticas agrícolas e ambientais


Imagem ilustrativa de avião pulverizador


Os pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), voltado à automação industrial e inteligência computacional, apostam atualmente na inovação das práticas agrícolas e ambientais em seus projetos de pesquisa.

Coordenados pelos professores José Carlos Maldonado e Paulo César Masiero (INCT-SEC) e Alex Roschildt Pinto (LACE), duas novas propostas pretendem inserir o viés da colaboração tecnológica nestes dois setores. Os Veículos Aéreos não Tripulados (VANTS) e os robôs móveis terrestres de baixo custo.

Sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), no campus localizado na cidade de São Carlos (SP), o INCT desenvolve abordagens de comunicação entre Veículos Aéreos não Tripulados (VANTS) e redes de sensores sem fio, com objetivo de efetuar a pulverização autonômica e de precisão de defensivos agrícolas em lavouras. “Ainda estamos no processo de desenvolvimento desta tecnologia, mas acreditamos que os resultados das pesquisas serão promissores neste projeto”, observa Alex. Este projeto conta com a parceria do professor Jó Ueyama, do Laboratório de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente (LaSDPC), do ICMC.

Já os robôs móveis terrestres de baixo custo seriam utilizados na detecção de incêndios em florestas, ampliando a segurança das pessoas envolvidas na contenção das eventualidades ocorridas e otimizando a atuação do Corpo de Bombeiros nas ações de salvamento e resfriamento do local. Este projeto conta com a colaboração da professora Kalinka Castelo Branco, do Laboratório de Sistemas Embarcados Críticos (LSEC), também do ICMC.

“Essa tecnologia contribuiria significativamente no monitoramento de áreas de grandes proporções, como em reservas florestais”, observou Alex. “O INCT-SEC coordena os grupos de trabalho de veículos terrestres (GT2), veículos aéreos (GT3) e aplicações integradoras (GT4), por isso nossa meta é auxiliar no desenvolvimento destas novas ferramentas que podem ser decisivas na evolução das práticas de controle”, ressalta.

De acordo com o professor Alex, a forte interação entre os participantes do INCT-SEC permitiu que várias pesquisas fossem desenvolvidas, especialmente em parceria com os demais laboratórios do ICMC-USP, bem como, a realização de visitas técnicas, o que permitiu o engajamento dos integrantes de forma mais ativa. Além do coordenador integram os projetos, os professores Adriano Cansian e José Márcio Machado, e os bolsistas de iniciação científica e graduandos André Cintra, André Ribeiro, Guilherme Freire e Leandro Gonçalves.


INCT-SEC

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos é coordenado pelo Prof. Dr. José Carlos Maldonado, com sede localizada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos (SP).

Constitui uma rede de pesquisa na área de Sistemas Embarcados Críticos, com um total de 347 integrantes e 30 laboratórios de instituições universitárias, além de parceiros empresariais. Essa rede que integra academia e indústria apóia o desenvolvimento de soluções e aplicações para áreas estratégicas - meio ambiente, segurança, defesa nacional e agricultura -, bem como a formação de recursos humanos e a transferência tecnológica.

Os INCTs têm como objetivo agregar grupos de pesquisa de diversas áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país, estimulando o desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e a inovação, além da formação de recursos humanos e difusão da ciência.


Fonte: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.



****************************************************************************************************************************

                                                              Link desta postagem ;

         

****************************************************************************************************************************

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UniSantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.

CONTATO : ( 11 ) 97175.2197, ( 12 ) 8195.3573, ( 13 ) 9747.1006 /// E-MAIL : marcelo.gil@r7.com

SKYPE : marcelo.gil2000i /// FACEBOOK : Corretor Marcelo Gil /// TWITTER : marcelogil2000i


****************************************************************************************************************************

NO GOOGLE PROCURE POR CORRETOR MARCELO GIL.

MARCELO GIL RETORNARÁ EM BREVE COM UM NOVO TÓPICO.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS, ACESSE :

    www.marcelogil2000i.blogspot.com

    ResponderExcluir