Tópico 0914
Para incentivar a adoção de medidas de ecoeficiência com benefícios visíveis e aumento da rentabilidade do negócio, a campanha Passaporte Verde apresenta o guia “Ecoeficiência em Empreendimentos Turísticos: Orientações Práticas”.
Iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com apoio-técnico financeiro do Itaú Unibanco, o guia é voltado para empresários e gestores do setor de turismo, em especial os de hospedagem e alimentação. A publicação é parte integrante da campanha Passaporte Verde e foi lançada juntamente com o 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, dia 9 de setembro, em São Paulo.
“O guia traz orientações práticas para auxiliar o trade do turismo a melhorar a sua produção. Com isso, temos o objetivo de aumentar a consciência do setor produtivo quanto ao seu potencial em contribuir para o desenvolvimento sustentável”, afirma a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú.
O guia amplifica o trabalho iniciado durante as Jornadas da Sustentabilidade – seminário realizado entre 29 de maio e 9 de junho, em parceria com o Itaú Unibanco, que reuniu mais 200 empresários e gestores de empreendimentos turísticos em cinco cidades-sede da Copa do Mundo: Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
A primeira parte do guia aborda estratégias a serem adotadas no negócio em cinco itens: eficiência energética, uso racional da água, redução no desperdício de alimentos, gestão eficiente de resíduos e responsabilidade social. A segunda parte publicação trata do planejamento financeiro, com dicas para elaboração de orçamento, cronograma e possibilidades para investir nas ações.
Compromisso Passaporte Verde
O guia também incentiva o engajamento do trade de turismo no Compromisso Passaporte Verde. Trata-se de uma ação voluntária de estabelecimentos, que ao se engajar na campanha se comprometem com práticas responsáveis de produção e serviços. Por meio de uma autoavaliação, disponível online, é possível conhecer o nível de sustentabilidade do negócio e firmar compromissos para seu aprimoramento.
Ao aderir ao Compromisso Passaporte Verde, o estabelecimento também obtém um novo canal de promoção do seu negócio, já que ele passa a fazer parte da lista de locais engajados na campanha e disponíveis para consultas dos consumidores via portal, aplicativo móvel e canais de mídias sociais da iniciativa. No ambiente online, o empresário também terá acesso a material de apoio para orientar o cumprimento das metas estabelecidas e garantir um melhor posicionamento do negócio junto ao público.
Ação global do PNUMA, a edição 2014 do Passaporte Verde conta com apoio, no Brasil, dos ministérios do Meio Ambiente, do Turismo, do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Os workshops Jornadas da Sustentabilidade, parte integrante da campanha, foram realizados com patrocínio do Itaú Unibanco e apoio da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
Fonte: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Veja também;
****************************************************************************************************************************
Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado nos termos da Resolução nº 125 de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, pela Universidade Católica de Santos. Mediador capacitado para a Resolução de Conflitos Coletivos envolvendo o Poder Público, pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental capacitado em Gestão de Recursos Hídricos pelo Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais - PNC, do Ministério do Meio Ambiente, inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região e no Conselho Regional de Administração de São Paulo. Graduado pela Universidade Católica de Santos, com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UNISANTOS. Corretor de Imóveis desde 1998, agraciado com Diploma Ético-Profissional pelo CRECI-SP. Inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores do COFECI. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - PROTESTE. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.
Contato : (11) 97175.2197, (12) 98195.3573, (13) 99747.1006 /// E-mail : marcelo.gil@r7.com
Skype : marcelo.gil2000i /// Facebook : Corretor Marcelo Gil /// Twitter : marcelogil2000i
No GOOGLE procure por Corretor Marcelo Gil.
Per fas et nefas, Laus Deo !!!
Per fas et nefas, Laus Deo !!!
****************************************************************************************************************************
Link desta postagem ;
****************************************************************************************************************************
Conheça todos os tópicos publicados.
ResponderExcluirAcesse: www.marcelogil2000i.blogspot.com