Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de junho de 2009

ENFERMEIRAS, AS GUARDIÃS DA VIDA !!!


Elas estão nos hospitais, nas clínicas, nas casas de parto, nas guerras, enfim em todos os lugares onde a vida dependa de cuidados e atenção. Quando sou convidado a participar do Programa Debates na Rádio Guarujá AM, sempre mando o meu pequeno recado para elas. Admiro esta profissão, talvez a que esteja mais próxima realmente da verdadeira solidariedade. Não há como imaginar uma Enfermeira que não tenha amor ao próximo, que seja paciente, cuidadosa e zelosa com os enfermos. Essa profissão se diferencia das outras exatamente por isso. Os médicos que me perdoem, mais sem as Enfermeiras para ajuda-los eles não teriam êxitos em quase nada. São as elas que aplicam a medicação, que cuidam da saúde e higiene dos pacientes, são elas que atendem aquela campainha de emergência que fica dos lados das camas nos hospitais. A minha visão das Enfermeiras veio da experiência que tive com as inúmeras internações de minha Avó paterna, já falecida. Ela foi internada mais de cinco vezes em menos de um ano, tive a honra de poder acompanha-la em sua luta contra o câncer. Na sua primeira internação seu estado era tão ruim que o médico chegou a desengana-la. Minha Avó, naquela ocasião, precisava de sangue para poder sobreviver e foi uma Enfermeira que conseguiu nos acalmar pedindo silêncio por alguns minutos, pois não conseguia pegar a veia de jeito nenhum. Massagens nos braço, nas mãos de repente surge uma pequena veia onde rapidamente foi colada uma agulha para o recebimento do sangue, eis que minha Avó sobreviveu. Aquela atitude, a calma e a determinação, até hoje não saem de minha cabeça, aquela Enfermeira salvou a vida de minha Avó naquele momento, foram outras quatro internações, sendo que na última minha Avó partiu. Era a hora !!! As que trabalham com crianças então tem de ser ainda mais pacientes. São elas que levam os recém-nascidos para as mães, são elas que correm para avisar os médicos quando algo sai do controle, são elas que guardam as nossas vidas. Poderia escrever tantas linhas que as descrevessem, mais talvez uma só consiga de fato representá-las bem, amor. Eu desejo a todas as Enfermeiras, as verdadeiras Guardiãs da vida, que Deus e Nossa Senhora das Graças abençoem todas vocês com a realização de todos os seus bons sonhos e ideias e que realizados lhes tragam muitas alegrias, sucesso e paz. Dê coração, com carinho e imenso respeito, MARCELO GIL. 18.06.2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário