Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de junho de 2009

PROGRAMA DEBATES, NA RÁDIO GUARUJÁ AM, AFILIADA A REDE JOVEM PAN SAT, NO DIA 25 DE JUNHO, EU PARTICIPEI !!!


Hoje dia 25 de Junho, participei com muita alegria, do Programa Debates na Rádio Guarujá AM, 1550 khz. Produzido por Meilin Neves, o programa é apresentado diariamente por Ermínio Matos. Participaram como convidados, Eu e o Dr. Paulo Cavini, ( foto a esquerda ). Da rádio em Santos, participou o Luiz Antônio com seus comentários precisos. Hoje, farei o resumo do segundo tema levado ao debate que foi sobre a violência nas escolas. Passo então a trancrever ; EU disse que ; ...Ermínio eu assisti uma entrevista do MVBILL que fez uma pesquisa nas favelas do Rio de Janeiro sobre a juventude no Brasil, a violência hoje como você diz, esta na novela, esta nos programas de televisão, esta na internet, nos principais jogos nas lan houses, como você comentou ontem, o maior problema das lan houses são os jogos, que só eles tem, então, quando você vê o jovem hoje dentro de uma lan house brincando entre aspas com jogos de violência, qual vai ser será o reflexo na vida dele ??? Você só assisti novela com violência, você acha que aquilo é natural, que aquele é o ambiente e não é assim, nós não vivemos para sermos violentos, se nós formos violentos a coisa sempre vai nôs levar para o mau. Então, se o estado não começar a acompanhar a natalidade e com muita seriedade, vamos deixar de lado aí a igreja e os que pensam contra, mais eu peço para você dona de casa, as enfermeiras, os zeladores, os taxistas que estão refletindo dentro do carro, preste atenção nisso que eu vou falar é só um minuto, se não houver um controle da natalidade o rico, a pessoa de classe média, ou a pessoa que tem um condição estável vai continuar tendo a cada dia menos filhos e as pessoas com menos esclarecimentos, aquela pessoa que depende do estado para tudo, vai ter nove, dez, doze filhos, quem vai cuidar ??? Você faz uma festa para 100 pessoas e consegue receber 250 ??? Consegui suprir as necessidades da festa ??? Não !!! O estado é a mesma coisa, você não planeja atender em um hospital mil pessoas e daqui a cinco anos tem mais cinquenta mil pessoas na sua cidade para atender, por que o controle da natalidade não existe, ninguém fala disso Ermínio e tem de ser falado. E não é controlar ir lá e laqueando a pessoa, tem que ir instruindo a pessoa de que ela não pode ter filho e que ela não vai ter condições de cuidar. ERMÍNIO MATOS diz ; ...esse assunto que você esta falando Marcelo, essa tua opinião interessante, me lembra a discussão de segunda-feira aqui no Programa Debates que nós fizemos na segunda que falou sobre a redução da maioridade penal, nós tocamos neste assunto, esse projeto esta tramitando agora, vai para o Senado depois vai para a Câmara para ver se vai reduzir a maioridade penal, o que eu ouvi aqui do Fábio Ayres que é do Conselho Tutelar em Santos, estava aqui o Professor Passaes do Don Domênico, estava o Aurélio também que é do Conselho Comunitário de Segurança aqui do Guarujá que é o presidente, todos eles foram unanimes aqui Paulão, em dizer que não pode reduzir mais o problema esta aí. O que fazer ??? Lendo essa matéria que saiu hoje no Bom Dia São Paulo, assistindo a matéria e lendo agora, você veja bem, o que o estado vai fazer, doze mil câmeras, psicólogos, assistente sociais, pedagogos para percorrer as escolas e outra proposta é a criação de um sistema de registro de ocorrências para que os diretores relatem os problemas que enfrentam, ora, isso nós já fazemos no rádio, nós já fazemos aqui, eu apresento debate com temas assim tão do cotidiano, temas... um tema popular a mais de ( 10 ) dez anos, a mais de dez anos eu venho fazendo este debate só mudou de nome, Debate da Guarujá, antes era Tema do Dia, uma época era... nem me lembro mais, você não lembra Meilin, vai dizer que não é da sua época também, só falta dizer que não era nascida quando eu fazia o debate, então era debate era temas do dia, polemica, Polemica no Ar, umas coisas assim e sempre a mais de dez anos hein, sempre estes assuntos estavam em pauta e agora vem, não vamos fazer estudo, vamos estudar, vamos estudar, agora a Febem aqui no Guarujá por exemplo a Fundação Casa, atual Fundação Casa e antiga Febem vai receber jovens de 16 a 21 anos. Quem esta na linha, tem gente na linha alô bom dia ...bom dia Ermínio ...quem é você ...sou eu a Maria ...diga lá Maria ...sabe eu acho que esse negócio aí da violência sobre as crianças os pais também são um pouco culpados, antigamente os pais tinham tempo de sentar, falar, conversar com os filhos, eu tenho 71 anos, tenho um filho com 51, tenho seis netos e três bisnetos, mais eu sempre troco ideia com meu filho sobre esse negócio de violência a violência esta muito grande, me doi lá no fundo do meu coração, mais outra coisa não vai adiantar nada aumentar a idade ou não por que você vê, na maioridade vão para a cadeia depois de alguns dias estão na rua, vai adiantar alguma coisa ??? Não vai !!! A gente tem que pensar, conversar com os filhos, instruir, mostrar que a violência, a droga, a bebida não leva ninguém a lugar nenhum ...então Maria você conversou com teu filho certo ??? ...eu sempre troco idéias com meu filho e com meus netos ...agora o teu filho conversa com os filhos ??? ...conversa, conversa, conversa muito, eu tenho dois netos deste meu filho, e tenho três, tenho quatro, três mulheres e um menino da minha filha, tanto meu genro como a minha filha senta para conversar com eles e graças a Deus eles não dão problemas Ermínio, graças a Deus, antigamente as crianças tinham aula de religião, o colégio também ajudava, agora não tem mais nada, Deus esta fora do coração das crianças, da juventude e do coração dos pais ...obrigado Maria ...tchau Ermínio, obrigado desculpa tá ...não que isso, desculpa nada participe sempre obrigado, esta aí a Maria, ouvinte inteligente aqui no programa dando a sua opinião, sabe onde eu gostei muito, até o Paulão disse ...o povo é sábio demais, sabe o recado que ela mandou aqui ??? Viu Luiz Antônio, sabe qual o recado que ela mandou ??? ...ela falou o seguinte, se os pais fizerem alguma coisa, não adianta esperar pelo governo, o José Serra não vai fazer, por que o José Serra esta preocupado com a sua...agora é candidato a presidente, o Lula esta preocupado lá com o negócio da Petrobras, o Obama esta elogiando o Lula, não é isso, agora o Lula esta preocupado com a eleição no Irã, esta defendendo a eleição no Irã, viu Luiz Antônio, seu presidente tem outras preocupações. LUIZ ANTONIO diz ; ...mais quando eu digo que os pais são responsáveis, quando digo que muita gente não sabe mais criar filho aí todo mundo fica chocado mais é verdade, mais eu gostaria que fosse mentira. ERMINIO MATOS diz ; ...alô bom dia ...alô bom dia ...quem é você ??? ...é a Ana Claudia novamente ...fala Ana Cláudia diga lá ...eu concordo com nosso amigo aí, á respeito de que os pais tem que voltar...a nova geração né, que esta tendo filho agora e não sabe educar realmente é isso, é as pessoas aparecem na televisão dizendo ah eu tenho não sei quantos filhos, gente hoje em dia para você ter um filho a gente tem um custo tão alto para você educar um filho tem que ter a taxa realmente de natalidade por que gente é cinco, seis filhos hoje em dia, ai tem a bolsa família que eles se asseguram nisso que é tão pouco também eu fico indignada com tanta gente que aparece você saí na esquina você vê duas, três, quatro pessoas jovens de barriga e carregando mais outros dois no chão, tem que ter controle realmente, os pais tem que voltar para a escola para saber educar um filho, por que hoje em dia você não pode alterar a voz com uma criança na rua por que eles já querem puxar uma arma para gente, esta feia a coisa , é triste ...obrigado Ana. LUIZ ANTONIO diz ; ...só uma coisa em relação as câmeras, você falou 12 mil câmeras, o George Orwell que escreveu o livro em 1954 que originou a palavra Big Brother, eu imagino ele vivo hoje, ele já morreu na década de 50, ele iria rir muito sobre isso por que ele criou aquilo como ironia, a idéia das câmeras que ele fala no livro é o irônico na verdade e hoje estão levando a sério esta questão das câmeras, vamos ver até onde isso vai. ERMINIO MATOS diz ; ...alô bom dia ...bom dia ...quem é você ??? ...é a Ademira ...tudo bem Ademira...de onde você fala ??? ...eu falo aqui do Santo Antônio ...então Ademira dá a sua opinião ...olha que essa Senhora aí estava falando de mulheres, essa bolsa família só foi boa por que obriga os pais a levar as crianças até o colégio, por que conforme a frequência da criança ela perde, então ela obriga mais isso aí incentivou as mulheres a por muitos filhos no mundo sem condições, por que quantos mais filhos elas tem mais elas recebem, por que elas recebem por criança, então elas não estão em estão olhando as condições de cuidar nem educar os filhos. Eu fiquei viúva aos 32 anos de idade, criei cinco filhos uma luta trabalhando graças a Deus, não tinha bolsa família, tinha serviço para trabalhar, e eu criei graças a Deus, eu estou com 45 anos morando aqui no Santo Antônio, quando eu mudei para aqui era bananal, era mangue, graças a Deus. Eu não tenho nem um filho doutor, mais não tenho nem um filho safado, agora estou criando meus netos ajudando eu converso muito com meus netos, por que precisa de muito dialogo dos pais e dos avós. ERMINIO MATOS diz ; ...bom Ademira obrigado pela sua participação, olha ai, mais uma vez o que a Ademira esta dizendo aqui e a Maria falou é isso aí, não adianta ficar esperando o Lula vai dar bolsa família para o povo gerar mais filho pelo o que eu estou entendendo é isso aí. Não é verdade ??? DR. PAULO CAVINI diz ; ...o Ermínio gosta de deturpar não é Luiz ??? LUIZ ANTÔNIO diz ; ...o povo não tinha bolsa família por que não tinha um presidente que se preocupava, agora o povo tem e come bem. ERMINIO MATOS diz ; ...a ouvinte falou que a pessoa começa a ter filho por que sabe que tem bolsa família. LUIZ ANTONIO diz ; ...aí não é culpa do bolsa família se as pessoas querem ter filho Ermínio. EU disse ; ...eu acho que o bolsa família é válido Ermínio, principalmente naquela região do Nordeste que o bolsa família atende lá aquelas pessoas que estão no sertão que estão lá jogadas ao relento. Agora, como disse a D. Ademira, ela cuidou dos cinco filhos dela com carinho e com amor hoje você não vê mais isso, vê as pessoas colocando os filhos no mundo 10, 12 filhos e você pergunta onde estão os seus filhos ??? Não sabe !!! Acompanhei o programa na segunda-feira, você viu o programa da Record na sexta, daquele caso das crianças infratoras. Qual a criança que você viu lá dentro que estava arrependida ??? Qual ??? Não existia criança lá dentro arrependida, criança que queria voltar para casa. LUIZ ANTONIO diz ; ...mais o filho do rico também apronta Marcelo, também apronta, esta cheio de gente que não sabe onde seu filho esta, gente de bom padrão, não é só o pobre não. EU disse ; Eu concordo com isso, o filho do rico quando ele faz alguma besteira e é tão vergonhoso para a família as vezes, até some do lugar. DR. PAULO CAVINI diz; ...foi tão vasto aqui o tema, controle de natalidade é uma coisa serissima, é polemica, mais que eu não vejo como não ser discutida tem que ter uma discussão aberta, o nosso Ministro Temporão teve coragem de começar a tocar neste assunto falar em aborto, mais foi podado né, eu acho que a sociedade quer uma resposta para ele por meio da sociedade organizada, igreja e outras coisas então o Temporão teve que voltar atrás, por que ele queria colocar esta pauta em discussão, como eu acho como o Marcelo colocou, não o controle, não ir lá e castrar estas pessoas mais de dar uma instrução. LUIS ANTONIO diz ; ...eu não sei até onde vale esta orientação viu, olha você em relação a questão da propaganda do preservativo, quantos anos que existem propagandas, hoje fizeram pesquisas aí que não chega a 16% os que utilizam. ERMINIO MATOS diz ; ...os jovens estão usando viu Luis. LUIS ANTONIO diz ; é os jovens estão usando mais, a pessoa não sabe, por exemplo Paulo, Marcelo, Erminio, ouvintes, ela fala o seguinte, poxa nós casamos agora vamos nos planejar ninguém é tão ignorante, não planeja por que não quer !!! EU disse ; Fazer amor não é gostoso ??? Comer chocolate não é gostoso ??? Não é ??? Então, só que tem gente que esta fazendo amor demais !!! LUIS ANTONIO diz ; ...e tem gente que come chocolate demais também, que também faz mau... também faz mau, mais um clocolate quente com esse frio...hum. Bem minhas Amigas e Amigos, este é apenas um resumo do segundo tema levado ao debate pelo Ermínio Matos. Claro que a melhor opção é ouvir o programa diariamente a partir das 11:00 horas da manhã pela rádio ou pela internet. Agradeço a toda Família da Rádio Guarujá pela oportunidade de poder falar para toda nossa população. Agradeço ao Erminio Matos, a super produtora Meilin Neves, ao Luiz Antonio e aos patrocinadores do programa que proporcionam a todos nós cidadãos um excelente programa. VALEU Erminio !!! Que DEUS abençoe a todos, Sucesso e Paz !!! MARCELO GIL. 25.06.2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário