Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de julho de 2009

"DOMÊNICO RANGONI", UM HOMEM, UMA LENDA !!! LEMBRANÇAS DE UM MENINO !!!


As vezes me pego lembrando de fatos do passado, de minha infância e sempre lembro do Cônego Domênico Rangoni. Lembro de que ouvia na casa de meus Avós paternos, elogios constantes as suas ações. Tinha a honra de estudar na escola Don Domênico na minha infância, tínhamos lá a Diretora Juliana, a Diretora Cida, o Professor João Pecchiore, na época ainda era Secretário, depois se tornou Diretor, tinha a Mariazinha que ficava na recepção e claro o próprio Don Domênico. Lembro de que muitas vezes no pátio, na hora do recreio, de repente ele aparecia, todas as crianças corriam para abraça-lo. Era incrível !!! Baixo, loiro, gorducho, Don Domênico era uma pessoa que a sociedade do Guarujá adorava comentar e receber em suas casas no domingo para um almoço, sempre com um bom vinho para o ilustre visitante. Muito se fala de suas conquistas como a escola, hoje inclusive uma conceituada faculdade, sobre o Ninho Maternal, sobre o Hospital Santo Amaro, talvez o que seja importante dizer era como este homem fazia as coisas acontecer. Já presenciei até o Silvio Santos falar do Don com carinho especial em seu programa de televisão. Don Domênico era assim, todos conheciam sua força e determinação. Cobrava, vou grifar, cobrava, dos empresários ajuda para suas obras, foi assim com diversos grandes empresários do estado de São Paulo. Fazia de sua jornada a sua própria bandeira pelo social, por que fazia o que dizia e tinha muita credibilidade para pedir ajuda para construir o que queria. Assim fez-se a história de um dos maiores lideres de nossa cidade até hoje, suas obras foram e são o alicerce para muitas mães que necessitam por exemplo da creche, Ninho Maternal. O Hospital Santo Amaro seguiu caminho solo, literalmente. Após tantos anos, em 2005, fui trabalhar no Hospital Santo Amaro, no setor de administração, fazia lá recursos de glosas, que é a diferença não paga, por exemplo, da fatura de um convênio pelos serviços prestados pelo hospital e o quanto o convênio pagava, as vezes a diferença a menor era absurda, absurda mesmo, como funcionário, meus recursos de glosa trouxeram recursos para o hospital que muitos acreditavam estar perdidos. Talvez minha atitude tenha assustado algumas pessoas acostumadas a seu trabalho durante anos, talvez !!! Diante disso fui para o setor de farmácia e lá para a minha surpresa, trabalhos de digitação que levavam dois dias para serem feitos, demoravam uma semana, não havia controle de estoque efetivo de medicamentos e o mais grave ao meu ver, grandes quantidades de remédios simplesmente desapareciam, quantas vezes não presenciei o corre corre atrás de remédios por que crianças estavam em situação de risco e idosos também. Foram muitas as vezes. Encaminhei tantas sugestões aos Interventores da Prefeitura Municipal de Guarujá no hospital, que passei a ser visto como um chato, um obstáculo, um problema, por que me preocupava com a vida de terceiros, com a sobrevivência do hospital onde nasci. Ninguém se propôs a ouvir, simplesmente ouvir !!! Não havia interesse !!! Hoje, depois de ter trabalhado muito nos 13 meses que ali fiquei e ter sido dispensado sem justa causa no final de 2006, entendi sem mágoas e rancor no coração, que na verdade cumpri minha missão com louvor. O que vi de errado mostrei que poderia ser modificado, não para o meu próprio proveito mais sim do maior hospital de nossa cidade. Logo após a minha saída, a Intervenção Municipal acabou e o hospital foi entregue a sua mantenedora. Dívidas, erros grotescos de administração, contratos de prestação de serviço incoerentes, injustiças, vi como cidadão coisas que não gostaria de ter visto, mais vi e fiz o que pude fazer, talvez tenha feito demais, o tempo dirá. Isso com certeza provocou a ira de muitos interesses, quem seria "louco", "desequilibrado", de mexer com gente tão perigosa não é ??? Vi a vida humana ser colocada em segundo plano por contratos e empresas que só queriam uma coisa, dinheiro. Hoje, passados todo este tempo, muitos que ali trabalharam comigo saíram, outros ficaram, tenho certeza que um dia se perguntarão, por que, por que não agiram de outra forma ??? Talvez pelo medo de serem distratados, ou quem sabe por terem medo de dizer não aguento mais !!! Quando se questionarem, para onde foi os recursos do INSS descontados em folha, talvez se envergonhem ainda mais por terem se omitido !!! Dentro do hospital existem profissionais que são seletos, homens e mulheres dispostos a tudo para proteger a vida, nosso maior bem, que lutam com seus próprios recursos para manter a sua própria dignidade. E isso foi o melhor que vi, a maioria disposta a ajudar, a lutar, a fazer daquele hospital algo melhor para a nossa cidade. Talvez um dia a Justiça possa provar que a maioria dos que ali trabalham mereçam respeito e proteção. Quem sabe um dia, outros meninos como eu, possam crescer e ter a honra de conhecerem uma líder ou um líder de verdade como Don Domênico, e trazerem consigo a certeza do significado do trabalho social e aí, homens e mulheres feitos pela dignidade de seus atos e de suas lembranças, possam ter coragem para dizer isso é um erro e tentar mudar custe o que custar, até a própria vida !!! Alguém dúvida de que isso é possível ??? Quem viver verá !!! MARCELO GIL. 13.07.2009 ( Veja a 1º Confraternização do Grêmio Recreativo dos Funcionários do Hospital Santo Amaro no Guarujá, procure no You Tube por MARCELO GIL ).

Um comentário:

  1. Oi Marcelo, se todos agissem assim, o Brasil estaria melhor, a corrupção começa assim, em lugares menores, mas qdo ninguém age, se torna enorme, como vemos o que acontece em Brasília...
    Que a cada dia mais pessoas se conscientizem e façam como vc... Parabéns!!!
    Obrigada por visitar meu blog, deixe comentários sempre que puder.
    Abs.

    ResponderExcluir