Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de julho de 2009

PROGRAMA DEBATES, NA RÁDIO GUARUJÁ AM, AFILIADA A REDE JOVEM PAN SAT. NO DIA 16 DE JULHO, EU PARTICIPEI !!!


Hoje participei com muita alegria e honra, do Programa Debates na Rádio Guarujá AM, 1550 KHZ. O programa é sucesso de audiência em toda nossa região. É apresentado diariamente pelo ERMINIO MATOS, com comentários precisos de LUIZ ANTONIO, e é produzido pela MEILIN NEVES. Participaram deste programa como convidados Eu, o Advogado Aírton Sinto (a direita na foto) e o Professor Iberê Sirna. Todas as semanas, eu faço uma transcrição do que foi dito no programa, de um dos temas apresentados pelo Ermínio Matos para debate, hoje porém, o programa se estendeu por um relevante tema, o da pensão alimentícia. O que mais me chamou atenção neste programa, foi a opinião das ouvintes, Donas de Casa, Mães, Avós, mulheres de toda nossa região e a elas vou dedicar a minha transcrição neste dia. De tudo o que foi dito, tanto por minha pessoa, como dos outros ilustres convidados, um advogado e um professor, as donas de casa opinaram assim ; ERMINIO MATOS diz ; ...olha estou liberando ai o 3386.6965, quem acha que esta lei esta muito branda, quem acha que está branda a lei, a Meilin acha que a lei é severa, que é rigorosa, não pode, ela falou inclusive, que se um dia acontecer com ela, ela não vai colocar o pai do filho dela na cadeia, ela falou aqui... alô bom dia ...bom dia ...quem é você ...MARLENE ...tudo bem Marlene ??? ...tudo bem !!! ...qual a sua opinião Marlene, você acha que esta lei é muito severa é ??? ...eu acho que não é por aí, nós estamos na era do ter, entendeu, eu acho que aí no caso do Romário é cada um esta olhando para seu umbigo, entendeu, por que eu conheço muitas mães que o dinheiro vem para as mãos delas e elas não usam na educação dos filhos, eu acho que mãe que é mãe, não precisa ficar dependendo de dinheiro de ex-marido para poder educar seu filho, isso depende também, vai com luta, eu tenho minha mãe que criou onze filhos e não precisou expor os filhos a um ridículo destes, no caso dele é pior por que ganha muito né ??? Tem muito pobrezinho aí que nem aparece na mídia e eu acho que esta tudo errado, eu acho que não é por aí não, mãe é mãe e eu acho, que ele tem o compromisso dele de honrar com o dinheiro do filho, mais eu acho que a mãe não precisa expor o filho, chegar a um ponto desses não !!! ERMINIO MATOS diz : ...obrigado Marlene...comentário bom hein !!! ...tem mais uma ouvinte...alô bom dia ...bom dia ...quem é você ??? ...sou RITA !!! ...tudo bem Rita ??? ...tudo ótimo !!! ...então fala aí ...eu penso da seguinte forma, sou casada a dezenove anos, tenho dois filhos, tanto quanto existe aquela mãe que tem por profissão ser mãe, como existe o caso de pais que se negam a pensão, que o caso do Romário que aparentemente se expressa eu sou o Romário né, não pega nada para o meu lado digamos assim entre aspas, eu penso da seguinte forma, a criança é quando se fala expor a criança, e a grande maioria da população que necessita, que vive com salários mais baixos, e essa exposição diária dessa criança frente as dificuldades de acesso a uma educação melhor, fazer cursos de aperfeiçoamento, tudo isso tem um custo, na alimentação, no vestuário, na diversão que também é necessário, então é pensar na criança não na criança só exposta mais na exposição diária desta criança, então essas mães elas lutam diariamente pelo sustento e é a grande maioria, e o pai, quando ele deixa de ser...quando ele se separa ele infelizmente deixa também de ser pai, não todos, mais alguns, sim, infelizmente, então aquele filho que ele sabe qual é o custo da educação, da alimentação, de transporte de tudo ele esquece de tudo isso...ele destina essa imagem para mãe, olha estou te dando dinheiro, para mãe, pra ela se vestir, para ela se apresentar para outra pessoa, então há uma inversão muito grande, eu tenho um relacionamento excelente mais costumo a dizer a meus filhos, que se eu me separasse do pai, eles ficariam com o pai, por que eu jamais deixaria de ser a mãe , mais o pai em muitos momentos, infelizmente deixa de ser o pai. ERMINIO MATOS diz ; ...esta certo Rita, obrigado viu, obrigado pela sua participação...é o que a Rita falou aí...olha eu vou dizer viu !!! ...tem mais uma ouvinte aqui na linha ??? ...tem mais uma ouvinte ??? ...qual o seu nome ??? ...é ESTELA ...tudo bem Estela ??? ...tudo bem !!! ...qual sua opinião Estela ??? ...o Romário eu acho que o Romário esta esperando né...por que faz tempo que ele não aparece e dinheiro para ele não é problema, agora em relação aos pais, eu concordo plenamente com o que falou esta senhora agora, entendeu, que a maioria dos pais quando se separam deixam de ser pais...não conheço uma mulher que não cobre a pensão mesmo que nem falou aquela outra ouvinte, que a mãe teve dez filhos e a mãe criou sozinha, mais cade o pai ??? ...só soube fazer ??? ...imagina !!! ERMINIO MATOS diz ; ...alô bom dia ...bom dia ...quem é ??? ...eu sou a CIDA do Jardim Boa Esperança ...fala Cida dá a sua opinião aí ...a minha opinião acho que não vão gostar muito não, a minha opinião é que pensão virou profissão, esta é a realidade, por que eu concordo plenamente, por que a alguns anos atrás não existia esta lei correto ??? ...e como sobrevivia estes filhos ??? ...aí quer dizer que a mãe teria que sair, muitas heroínas por sinal, que existem ainda hoje, muitas que não precisam estar recorrendo a isso né, por que é até vergonhoso uma coisa desta, mais veja o seguinte, se mora, se casa com um tem um filho, uma pensão, se separa, vai morar com outro, outro filho, outra pensão, se mora com outro, outro filho outra pensão, então oque é que é ??? ...não é uma profissão ??? ...ninguém se incomoda...ainda ontem mesmo eu vi uma reportagem não sei se no Jornal Nacional, (TV GLOBO), após falar do Romário, uma mulher falando, que dava dando parte, ah mais aí se meu marido esta desempregado ele que vá catar latinha, mais ele tem que comparecer com o dinheiro, só que latinha não gera dinheiro para pagar uma pensão, por que uma pensão não deve ser barata, dependendo de quanto o pai ganha né, então na minha opinião pensão é profissão, só isso !!! A seguir, para finalizar, transcrevo parte do final do programa ; IBERÊ SIRNA diz ; ...lá no inicio da minha fala eu disse que muitas vezes essa lei gerou uma profissão, e aí a gente tem que ficar atento que muitas meninas acabam tendo três, quatro filhos, com pais diferentes, com rapazes novinhos, e elas sabem melhor que ninguém, vão cobrar, dos avós, e recebem lá três, quatros salários. AIRTON SINTO diz ; ...é muita verdade o que você esta falando, o Marcelo esta aqui também comentando aqui em off com a gente, neste sentido, existe muitas mulheres profissionais em pensão alimentícia, agora a criança que nasce não é culpada, o abençoado para não dizer outra coisa do pai, é que interrompa a relação antes que haja a concepção, ele que use preservativo, por que a criança não pode ser culpada. LUIZ ANTONIO ; ...a criança não pode ser culpada, mais tem muita mãe usando a criança para isso, aí é que esta, esta cheio de pai responsável, tem muito pai responsável, e por que que na hora...muitas vezes o pai quer ficar com a criança, tem muito pai responsável e tem muita mãe irresponsável por aí gente. ERMINIO MATOS diz ; ...o Marcelo vive essa situação, fala Marcelo. EU disse ; ...você me perdoa Aírton, mais é uma hipocrisia na justiça do Brasil, neste caso da pensão, uma hipocrisia, eu até agradeço aqui publicamente a Airam Tanganelli, que hoje não é mais minha advogada, mais foi a pessoa que me orientou seis anos atrás de tudo o que eu iria passar, as pessoas tem que ter esclarecimento, como disse o Professor Iberê, as pessoas não tem mais vínculos familiares, qual é a mãe ou o pai que chega para a filha e diz assim, você não pode engravidar, você não pode ter uma criança com quinze ou dezesseis anos. Vai nos hospitais gente viva a realidade, dentro dos hospitais hoje a quantidade de crianças gerando crianças é absurda, e aí sabe o que acontece, você vai aqui no Santo Amaro, eu trabalhei no Santo Amaro treze meses Ermínio, você vê crianças gerando crianças e aí elas tomam o chá, o bendito chá lá que aborta, e aí vai morre a criança e fica em situação de risco a vida da criança mulher, é uma situação, é muito mais grave, como existe a profissão estas parideiras, conheço gente que tem três, quatro filhos de pais diferentes e aí você vai conversar com a pessoa, não mais eu achava que estava amando, mais você já tem três filhos vai ter mais um de uma outra de outra pessoa, cuida dos seus filhos as coisas tem de serem diferentes. ERMINIO MATOS diz ; ...eu vou dizer para vocês, as mulheres, as mulheres, também deveriam tomar um pouco mais de precaução, eu digo a mulher por que quem vai ter a carga, quem vai carregar é a mulher, então as mulheres...chega qualquer cara chega lá, qualquer caboclo, chega lá e tal, ai ela já vai, já engravida, puxa vida, tudo bem que ele também o Marcelo, que ele também tem que ter responsabilidade, essas meninas, essas mulheres tem que saber, elas é que vão passar os nove meses, vai ficar com pressão alta, vai engordar, é ela, agora elas facilitam, parece que não tem perigo. EU disse ; Você tem toda razão Erminio !!! Bem Amigas e Amigos, este é apenas um resumo do programa de maior audiência de nossa região como disse acima. Como digo sempre, a melhor opção é ouvir o programa diariamente a partir das 11:00h, uma vez que os temas levantados pelo Ermínio Matos são sempre de grande valia para o nosso conhecimento. Nós podemos concordar, discordar, o importante é ouvir sempre novas opiniões. Como visto acima, as ouvintes fizeram deste programa, algo incrível, disseram a verdade que as rodeiam. Por isso agradeço mais uma vez a Família da Rádio Guarujá AM, primeiro pela oportunidade de poder falar para toda nossa população e segundo por ter ouvido hoje das ouvintes deste grande programa de rádio, algo que sentia a muito tempo em meu coração. Obrigado Ermínio Matos pela paciência e cordialidade. Obrigado a Meilin Neves ao Luiz Antônio e obrigado também aos patrocinadores do programa, por proporcionarem a todos nós cidadãos um programa de sucesso !!! VALEU ERMINIO !!! MARCELO GIL. 16.07.2009

Um comentário:

  1. Adorei este programa, o que as mulheres disseram é a mais pura realidade. Parabéns a Rádio Guarujá AM, e parabéns a você Marcelo pela iniciativa de transcrever o que elas disseram. Sucesso. Beijos Inara.

    ResponderExcluir