Na foto, Dom Idílio José Soares e os sócios fundadores em reunião preparatória para fundação da Sociedade Visconde de São Leopoldo.
A história da UNISANTOS teve início em 28 de agosto de 1951, quando foi fundada a Sociedade Visconde de São Leopoldo, iniciativa de Dom Idílio José Soares, 3º bispo diocesano de Santos. Na época, o objetivo foi a instalação do primeiro curso jurídico na região, o que aconteceu no dia 15 de julho de 1952, quando o presidente Getúlio Vargas assinou, no Rio de Janeiro, o Decreto no 31.134 que concedia autorização para o funcionamento da Faculdade Católica de Direito de Santos.
A partir daí, o crescimento foi inevitável com a implantação das seguintes faculdades: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras; Faculdade de Comunicação; Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Faculdade de Serviço Social; Faculdade de Enfermagem; Faculdade de Farmácia e Bioquímica; e Faculdade de Engenharia.
Em 6 de fevereiro de 1986, a Universidade Católica de Santos foi reconhecida, tornando-se a primeira universidade da região, com a homologação do parecer de aprovação do processo 3924/76, pelo então ministro Marco Antônio Maciel.
Como membro da ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias), a UNISANTOS entende que as atividades sociais não devem ficar restritas à atuação do Estado, destinando, assim, parte de sua receita as atividades de educação e assistência social, com bolsas de estudo, atendimento gratuito em ambulatórios de nutrição e enfermagem, clínicas de psicologia e fisioterapia, assistência jurídica, entre outras. São essas ações (ligadas aos projetos comunitários) que colaboram para o estabelecimento de um compromisso social entre alunos, professores e comunidade.
Estatutariamente, tem como chanceler o bispo diocesano, Dom Jacyr Francisco Braido. A Reitoria é formada pela reitor e quatro pró-reitores. Atualmente, é composta pelo professor mestre Marcos Medina (reitor); professora mestre Roseane Marques Graça Lopes (pró-reitora acadêmica); professora mestre Mariângela Mendes Lomba Pinho (pró-reitora administrativa); professor Cláudio José dos Santos (pró-reitor comunitário); e Cláudio Scherer da Silva (pró-reitor de Pastoral).
Hoje, a Universidade oferece 45 cursos de graduação, entre bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia, divididos entre os centros de Ciências da Comunicação e Artes, de Ciências da Educação, de Ciências da Saúde, de Ciências Sociais Aplicadas, e de Ciências Exatas e Tecnológicas, além da Faculdade de Direito. Em nível de pós-graduação, oferece os programas de Mestrado em Administração, Educação, Direito e Saúde Coletiva, todos recomendados pela Capes/MEC, além de dezenas de cursos de Especialização/MBA.
Além disso, mantém a Universidade Aberta Para a Terceira Idade, projeto pioneiro na região. Cultura, arte, valorização da vida, preservação histórica, aprimoramento profissional, apoio espiritual e memória intelectual fazem parte do trabalho que a universidade realiza, contribuindo dessa forma para a defesa e o desenvolvimento da dignidade humana e da herança cultural.
A UNISANTOS é uma comunidade acadêmica que se empenha em tornar substantiva a expressão católica. Portanto, paralelamente às suas metas e compromissos de instituição de ensino e cultura, persegue o seu objetivo de também formar uma comunidade humana autêntica.
DESTAQUES ;
DESTAQUES ;
1- A UNISANTOS é a única universidade da Baixada Santista que integra o seleto grupo de instituições brasileiras credenciadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), autarquia federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
2- A recuperação de bens culturais e históricos faz parte da história da instituição. Destaque para o processo de restauro da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, o maior conjunto arquitetônico-militar do Estado de São Paulo. Hoje, o local também é utilizado para a realização de trabalhos comunitários.
3- Várias gerações de uma mesma família já passaram pela UNISANTOS, como é o caso dos Nowill, que contam com a terceira geração de bacharéis em Direito. Pai, filho, filha e neta representam o reconhecimento pela instituição.
4- O teatro e a música estão entre as ações culturais da Universidade. O Grupo Experimental de Teatro UNISANTOS – Gextus – tem uma trajetória de sucesso, com inúmeros prêmios em festivais, e a Orquestra Sinfônica Jovem é a única da região, com repertório que vai do erudito ao popular.
5- Prêmios, homenagens e reconhecimentos públicos confirmam a qualidade de ensino de diferentes cursos da instituição. Entre os destaques, a Faculdade de Direito é a única da região que conquistou o selo “OAB Recomenda”, nas três edições que a honraria foi outorgada.
6- Os investimentos permanentes em laboratórios e equipamentos fazem parte da política institucional. Hoje, são mais de 40 laboratórios em diferentes áreas do conhecimento, além de 17 laboratórios de informática e salas de internet, que somam mais de 600 computadores. Com atualização permanente, no início deste segundo semestre foram trocadas 161 máquinas, com nova configuração, e foi feito upgrade da banda internet, de 6 para 10 Mbytes.
7- Em abril de 2003, a UNISANTOS realizou uma caminhada pela Paz, para pedir o fim da guerra no Iraque. Em parceria com o Diretório Central dos Estudantes, o ato reuniu cerca de 1 mil pessoas na Praça da Independência, no Gonzaga.
8- Políticos, empresários, pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas, reconhecidos no Brasil e no exterior, fazem parte da galeria de ex-alunos ilustres da instituição. Entre os inúmeros destaques, estão: Antônio Cezar Peluso (presidente do Supremo Tribunal Federal); Rubens Ewald Filho (crítico de cinema); Abel Neto (repórter); Luciano Faccioli (apresentador de TV); Márcio França (secretário de Turismo do Estado de São Paulo); Telma de Souza (deputada estadual); Antonio Eduardo (pianista); Luiz Alca de Sant’ana (filósofo/cronista/colunista).
9- Única instituição comunitária da região, a UNISANTOS presta relevantes serviços de interesse público, sem fins lucrativos e com gestão democrática e participativa. Sua ação comunitária envolve projetos, pesquisas e prestação de serviços nas áreas da saúde, jurídica e social.
10- Com 85% do corpo docente formado por mestres e doutores, a UNISANTOS torna transparente o ingresso de professores por meio de edital público para processo de seleção.
Fonte : Universidade Católica de Santos.
****************************************************************************************************************************
Na foto Marcelo Gil com Colegas da UNISANTOS e com a Professora Rossana Virga em saída de campo ao Costão Rochoso da Ilha Porchat em São Vicente.
Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998, Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias. Técnico em Turismo Internacional. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor a ProTeste. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica.
CONTATO : ( 11 ) 7175.2197, ( 12 ) 8195.3573, ( 13 ) 9747.1006 /// E-MAIL : marcelo.gil@r7.com
SKYPE : marcelo.gil2000i /// FACEBOOK : Corretor Marcelo Gil /// TWITTER : marcelogil2000i
NO GOOGLE PROCURE POR CORRETOR MARCELO GIL.
MARCELO GIL RETORNARÁ EM BREVE COM UM NOVO TÓPICO.
CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.
****************************************************************************************************************************
CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS, ACESSE : www.marcelogil2000i.blogspot.com
ResponderExcluir