Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Graduandos de Gestão Ambiental da Unisantos fazem visita técnica na Estação de Tratamento de esgoto do Macuco em Santos


Graduandos de Gestão Ambiental da UniSantos
                                                    


No dia 31 de outubro, Marcelo Gil e seus colegas graduandos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), fizeram uma visita técnica com o Professor Flávio Rodrigues Corrêa - Saneamento Básico, na Estação de Tratamento de Esgoto do Macuco em Santos - Water Port S/A.

O objetivo desta visita técnica foi a de conferir in loco o fluxograma e o sistema operacional desta empresa. A visita foi monitorada pelo encarregado de operações Thiago Félix, com auxílio de Rodrigo Paulo, do setor de operações. Ambos gentilmente apresentaram todo o processo operacional e responderam todos os questionamentos técnicos feitos pelos graduandos.

A Water Port S/A Engenharia e Saneamento é uma sociedade de propósito específico (SPE) criada par atender ao contrato DP/31.2002, firmado com a Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP.

Esse contrato refere-se à prestação de serviços necessários para a adequação física e ambiental dos Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário da Margem Direita do Porto de Santos.


O serviço envolve as seguintes etapas:

Elaboração dos projetos executivos dos novos sistemas;

Licenciamento ambiental das obras;

Execução das obras de implantação dos sistemas projetados;

Operação dos novos sistemas implantados.


A Water Port é controlada 100% pela Andrade Gutierrez Concessões S/A.

Com sede na cidade de Santos, em São Paulo, a Water Port S/A é responsável pelo gerenciamento de todas as licenças ambientais e licenças para as obras dos sistemas de saneamento implantadas no Porto. Para alcançar o sucesso, a empresa atua junto a consultorias, órgãos ambientais - nas esferas municipal, estadual e federal, secretarias municipais, órgãos de saúde pública, judiciário, bombeiros, entre outros. Após o gerenciamento e execução das obras de implantação dos sistemas de água e esgoto, a empresa atualmente opera estes mesmos sistemas.

O projeto de saneamento do Porto de Santos inclui a captação de água, adução, tratamento e completa renovação do sistema de distribuição de água potável. Para o esgotamento sanitário da área portuária, além da implantação de estação de tratamento, ampliou-se o atendimento por redes coletoras, resolvendo definitivamente o problema de poluição ambiental desta região, tributária da Baía de Santos.

A elaboração dos projetos executivos das obras foi realizada em parceria com a empresa ENORSUL e consistiu, basicamente, no desenvolvimento das atividades a seguir: Levantamentos preliminares;

Reavaliação da concepção dos sistemas de água e esgotos;

Dimensionamento e detalhamento estrutural, elétrico e hidráulico das unidades;

Projetos de automação, supervisão e controle operacional dos sistemas.


Previamente a execução das obras, a Water Port conduziu processos para a obtenção de autorizações ou licenças junto a diversos órgãos e instituições.

O processo de licenciamento consumiu cerca de dois anos para a sua consecução.

A defesa da natureza e a preservação ambiental estão intimamente ligadas ao projeto do Sistema de Abastecimento de Água Potável e Sistema de Esgotamento Sanitário na Margem Direita do Porto de Santos muito mais do que se pensa.

Situada em região coberta por Mata Atlântica, a bacia hidrográfica do Rio Trindade apresenta três ecossistemas: mata de encosta, manguezal e restinga. A fauna e a flora são privilegiadas pela natureza e a biodiversidade exalta as riquezas da região.

A preservação do manancial, da fauna e da flora da região é de extrema importância para o sucesso do projeto. Provas de que a Water Port se preocupa com questões ambientais é que encontra-se em execução o Programa de Monitoramento da Ictiofauna do Rio Trindade.

Vale ressaltar que o tratamento e a disposição final adequada dos efluentes da área portuária são ações positivas para o meio ambiente da região, que, em outros momentos, foi extremamente prejudicado. Além disso, a reutilização de parte do efluente tratado é uma iniciativa que contribui, de forma exemplar, para o uso racional dos recursos hídricos.


PROGRAMA DE PLANTIO DE ÁRVORES

Simultaneamente à implantação do empreendimento, a Codesp e a Water Port, em parceira com o Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Santos, desenvolvem o Programa de Plantio de Árvores na Cidade de Santos. De acordo com o projeto, 850 mudas de diversas espécies serão plantadas ao redor da região portuária.


Algumas ações da Water Port:

- Definir o vegetal mais adequado a ser plantado, entre as espécies nativas, não exóticas.

- Identificar e determinar as ruas e as quadras a serem beneficiadas pelo programa, nas seguintes regiões do município de Santos: Macuco; Vila Nova; Paquetá, entorno do Jardim Botânico (Zona Noroeste).

- Manter o plantio por até 60 dias com rega semanal durante o período de estiagem.


                                                        LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA



                                                         LICENÇA DE INSTALAÇÃO  



LICENÇA DE IMPLANTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO



                                                                          FOTOS


                                                                  Clique nas imagens.



























                                                     Clique nas imagens para ampliar.


VÍDEO DE REFERÊNCIA


CRÉDITOS DAS FOTOS E DO VÍDEO À GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.


Fonte : Blog Gestão Ambiental da UNISANTOS.

Coordenador da Visita Técnica: Professor Flávio Rodriguez Corrêa.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


**************************************************************************************************************************

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998, Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.

CONTATO : ( 11 ) 97175.2197, ( 12 ) 8195.3573, ( 13 ) 9747.1006 /// E-MAIL : marcelo.gil@r7.com

SKYPE : marcelo.gil2000i /// FACEBOOK : Corretor Marcelo Gil /// TWITTER : marcelogil2000i


****************************************************************************************************************************

                                                                   ELEIÇÕES 2012

                            2º TURNO - MARCELO GIL APOIOU A PREFEITA ANTONIETA !!!




                                                             ************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS, ACESSE : www.marcelogil2000i.blogspot.com

    ResponderExcluir