Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Após desabamento imóveis tombados em Sorocaba começam a ser vistoriados



                                                         Imagem meramente ilustrativa.


Prédios tombados pelo patrimônio histórico e outros imóveis antigos já começaram a ser vistoriados na manhã desta terça-feira (22), em Sorocaba (SP). A medida foi tomada depois de dois desabamentos acontecerem na cidade em um mês.

O prédio da Biblioteca Infantil, que fica no Centro da cidade, foi o primeiro vistoriado na manhã desta terça-feira. Na fachada, as rachaduras e outras marcas do tempo estão aparentes. Agentes da Defesa Civil e a chefe da Divisão do Patrimônio Histórico Municipal, Sônia Nanci Paes, vistoriaram o prédio, que foi construído em 1890.

Cerca de 150 imóveis devem ser avaliados para conhecer o estado de conservação das estruturas e, se necessário, para que medidas emergenciais sejam tomadas, entre elas, o isolamento da aréa, o escoreamento de paredes e, em alguns casos, até a demolição. “A ideia é realmente fazer esse levantamento na cidade, para saber como está a situação. Porque tem acontecido, não só em Sorocaba, mas em outras cidades, no período de chuvas, problemas com os imóveis", explica Sônia.

A equipe esteve ainda no prédio conhecido como "antigo Cartório Pires", também localizado no Centro. Da construção da década de 30, o que sobrou foi somente a fachada, já que toda a estrutura interna foi demolida.


Outros desabamentos

A iniciativa de vistoriar imóveis tombados na cidade foi tomada depois do desabamento de paredes de dois prédios. O primeiro, de uma antiga fábrica têxtil, onde está sendo construído um shopping. O acidente, ocorrido no dia 20 de dezembro de 2012, matou setes pessoas.

O segundo, aconteceu no dia 19 de janeiro, em uma casa construída no século XVIII, que fica na avenida São Paulo. Neste desabamento, ninguém se feriu. No local do casarão, na manhã desta terça-feira (22), trabalhadores retiraram, com a ajuda de máquinas, parte da parede de taipa que faz divisa com o prédio vizinho.

Segundo a Defesa Civil, o proprietário do imóvel já foi notificado e deve iniciar ainda esta semana a construção de um muro na área. Já os donos dos imóveis vizinhos também foram notificados e deverão fazer reparos nos muros que dividem terreno com a antiga casa, para evitar novos desabamentos.

Além disso, a Defesa Civil ainda não informou o prazo para o laudo final das vistorias em todos os imóveis.


Vistorias 

 A fiscalização dos imóveis foi definida durante reunião na segunda-feira (20) entre o prefeito de Sorocaba , Antônio Carlos Pannunzio e os secretários da Cultura e Lazer (Secult), José Simões de Almeida Junior e de Segurança Comunitária (Sesco), Roberto Montgomery Soares.

Sorocaba conta, hoje, com mais de 120 imóveis históricos mapeados e todos passarão por vistoria, de acordo com as características de cada um e avaliação de risco. Um grupo de trabalho será criado para analisar a situação dos prédios e deve contar com arquitetos especializados, engenheiros, membros do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio (CMDP) e do campo jurídico.


Fonte : Prefeitura Municipal de Sorocaba.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


**************************************************************************************************************************


                               Na foto, o Corretor Marcelo Gil por um mundo mais justo e verde. 

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998, Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.

CONTATO : ( 11 ) 97175.2197, ( 12 ) 8195.3573, ( 13 ) 9747.1006 /// E-MAIL : marcelo.gil@r7.com

SKYPE : marcelo.gil2000i /// FACEBOOK : Corretor Marcelo Gil /// TWITTER : marcelogil2000i

****************************************************************************************************************************

NO GOOGLE PROCURE POR CORRETOR MARCELO GIL.

MARCELO GIL RETORNARÁ EM BREVE COM UM NOVO TÓPICO.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.


****************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS, ACESSE : www.marcelogil2000i.blogspot.com

    ResponderExcluir