Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de março de 2010

100º DIA INTERNACIONAL DA MULHER !!!

Na foto acima, Marcelo Gil e sua Avó Maria de Lourdes Gil.

Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual.

O esforço é para tentar diminuir e quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História

1788 - O político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

1859 - Surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

1862 - Durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

1865 - Na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.

1869 - É criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.

1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

1874 - Criada no Japão a primeira escola normal para moças.

1878 - Criada na Rússia uma Universidade Feminina.

1901 - O Deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.

2008 - Eleitas no Guarujá/SP a primeira Prefeita do Município, Maria Antonieta de Brito e a primeira Vice Prefeita Regina Mariano.

2010 - O Oscar premia Katrhyn Bigelow, a primeira mulher ganhadora de melhor direção.

Na foto acima Marcelo Gil e sua Avó Maria de Lourdes Gil em Itaberá.

Na foto acima Marcelo Gil e sua Avó Materna Nina.

GRATIDÃO ;

Aprendi com minha Avó Lourdes muitas coisas em minha vida, uma delas é a gratidão. Quando eu era criança e isso já faz um bom tempo, minha Avó me ensinava a agradecer tudo que recebia, seja um presente, um elogio, uma ajuda inesperada. Com o passar dos anos minha Avó que era forte adoeceu, talvez com uma das piores doença do mundo, o cancêr. Acompanhei sua luta até o fim, posso dizer que retribui todo amor, todo carinho que me foi dado estando ao seu lado. Ao partir, minha Avó viajou para um outro plano, mais tenho certeza que estamos juntos em pensamentos e espirito. Minha Avó Lourdes foi e é a mulher mais admirável que conheci. Vó, Eu Te Amo e sempre te amarei. Obrigado por tudo !!!

Outra pessoa que foi um marco na minha infância foi minha Avó Nina, nossa, ela era muito querida por todos os netos, adorava cortar cana para nós e também fazer pipoca, ficavámos lá, em nossas visitas, todos juntos comendo e dando risada. Vó Nina, obrigado por tudo que a Senhora foi para todos nós !!!

Não poderia deixar de agradecer também, uma mulher que me ajudou muito, a minha Amiga Dona Amine. A Senhora me ajudou e eu sempre serei grato por sua força e por sua luz, saiba querida amiga, que a Senhora esta todos os dias em minhas orações de gratidão a Deus o nosso Senhor e Salvador. Obrigado D. Amine por ser sempre a minha Amiga !!!

MARCELO GIL. 08.03.2010.

7 comentários:

  1. Suas avós e seus Avôs devem estar orgulhosos de você. Linda suas palavras de gratidão, bjos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo, excelente sua postagem!!!
    Acredito que e super importante q todos conheçam a história do dia internacional da mulher para valorizarem o q temos e continuarem lutando por mais direitos, somente com consciencia e participação, faremos um mundo melhor para se viver!!!!
    Grande abraço, Sabrina.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Sabrina pelo seu comentário.
    Admiro muito você e seu Blog.
    Beijos, MARCELO GIL.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,
    A minha avó foi a mulher mais marcante na minha vida também. Legal a homenágem que vc fez e o post tb achei muto bom. Apesar dos fatos históricos desta data, ainda temos que nos valorizar muito mais.

    Abraço

    Mariza :-)

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Mariza Matheus pelo seu comentário. Seja sempre bem vinda. Beijos, MARCELO GIL.

    ResponderExcluir
  6. Linda Homenagem das suas avós e de mulheres importantes na sua vida!
    Parabéns vce é iluminado,,,
    Que Deus te abençoe..
    bjos
    Ana Meire :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana Meire,

    Muito obrigado por suas palavras que me deixaram lisongeado, muito obrigado mesmo.

    Seja sempre bem vinda.

    Beijos, MARCELO GIL.

    ResponderExcluir