Powered By Blogger

sábado, 6 de março de 2010

CORRETOR MARCELO GIL CUMPRIMENTA O PIANISTA " ARTHUR MOREIRA LIMA " NO COLISEU EM SANTOS !!!

O Corretor MARCELO GIL, cumprimentou na noite desta sexta feira, o Pianista ARTHUR MOREIRA LIMA no Coliseu de Santos.

A apresentação do renomado pianista foi organizada pela Secretária de Cultura de Santos que tem por finalidade homenagear Villa Lobos com uma semana de grandes apresentações.

Considerado uma das mais importantes personalidades da nossa cultura, Arthur Moreira Lima projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Laureou-se também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou).

Arthur Moreira Lima tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo. Dentre as orquestras e regentes famosos com quem já se apresentou, estão as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga BBC de Londres, National da França, sob a direção de Kurt Sanderling, Kirill Kondrashin, Mariss Jansons, Serge Baudo, Jesus Lopez-Cobos, Sir Charles Groves, Vladimir Fedosseyev e Rudolf Barshal.

A revista La Suisse chamou Moreira Lima de "O Pelé do Piano". A crítica americana elegeu sua gravação dos Noturnos de Chopin, o mais importante registro pianístico do ano. O famoso crítico londrino Dominic Gil do Financial Times escreveu : " Moreira Lima sabe tudo sobre o piano romântico, fazendo seu instrumento falar ".

Nascido no Rio de Janeiro, começou a estudar piano aos seis anos de idade e aos nove tocava um concerto de Mozart com a Orquesta Sinfônica Brasileira. Seus mestres foram : Lúcia Branco, Marguerit Long e Rudolf Kehrer.

Foi solista em primeira audição mundial do Concerto nº1 de Villa Lobos no Japão, Rússia, Áustria e Alemanha. Nos Estados Unidos gravou uma antologia da obra pianística de Villa Lobos em três CDs.

Recebeu por duas vezes consecutivas o PRÊMIO SHARP. Nos Estados Unidos, seu CD da obra de Ernesto Nazareth foi incluído na lista das melhores gravações do ano da Stereo Review Magazine. Um CD de Chopin Favourites lançado no Japão pela Nippon Columbia continua como um dos best sellers da campanhia.

Moreira Lima gravou nos Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Japão, Suiça, Bulgária e Polônia. No repertório : Bach, Beethoven e Mozart (as sonatas famosas), Chopin - integral da obra para piano e orquestra com a Filarmônica de Sofia, todos os Noturnos, Polonaises, Valsas, Prelúdios e Scherzos. Nos Estados Unidos os grandes concertos para piano e orquestra de Rachmaninov, Tchaikovsky e Mozart com grandes formações sinfônicas européias : Orquestra da Rádio da Polônia, da Rádio de Moscou e de Câmara de Moscou.

Sua permante inquietação e a valorização que dá à nossa cultura, fazem de Moreira Lima o mais popular, versátil e completo dos intérpretes clássicos brasileiros. Cumpriu seus cinquenta anos de carreira com entusiasmo de estreante, intacto e intocável.

No espetáculo de ontem, Arthur Moreira Lima apresentou as seguintes musicas ;

PARTE I / HEITOR VILLA LOBOS

Valsa da Dor, O Trenzinho do Caipira e O Polichinelo, Lenda do Caboclo, Impressões Seresteiras "Nº do Ciclo Brasileiro", Choros Nº5 "Alma Brasileira", Festa do Sertão " Nº3 do Ciclo Brasileiro".

PARTE II / FREDERIC CHOPIN

Valsa Brilhante "opus 18, em mi bemol maior", Grande Valsa "opus 42, em la bemol maior", Valsa Nº2 "opus 64 em sustenido menor", Bacarola "opus60", Balada Nº 1 "opus 23 em sol menor", Scherzo Nº 2 "em si bemol menor ".

O Corretor MARCELO GIL, parabeniza a Prefeitura e a Secretária de Cultura de Santos pela realização e organização deste grande espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário