Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de março de 2015

Exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola” é realizada no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo


Foto de divulgação do evento da Prefeitura Municipal de São Paulo

Tópico 1017

A cidade de São Paulo recebeu na terça-feira, dia 24, até 8 de junho a exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola”, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil. Com entrada gratuita, a mostra reúne cerca de 90 obras que evidenciam a influência do pintor na arte moderna espanhola. Durante o evento, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, destacou a importância de atrações para a revitalização da região central da cidade.

São Paulo é muito conhecida pelo Teatro Municipal, pela Sala São Paulo, pela Pinacoteca, mas o que estamos vendo é que novos equipamentos se firmam na cidade como centros de referência na área da cultura, como a Praça das Artes, da Prefeitura de São Paulo, e esse centro cultural, que já é uma referência muito importante ao ponto de ser visitado por milhares de pessoas a cada exposição”, afirmou o prefeito.

Exposições como a de Picasso acabam atraindo pessoas não só do interior de São Paulo, mas de todo o Brasil, aumentando o fluxo dos turistas que chegam a cidade. “Para a Espanha, é uma honra estar aqui hoje sendo tão bem recebido por esta cidade. Cada vez mais as nossas relações com o Brasil estão maiores e mais intensas”, afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores para a América Latina do Governo da Espanha, Jesús Gracia Aldaz durante a abertura.

Em junho de 2014, a exposição “Mayas: revelação de um tempo sem fim”, realizada na Oca do Parque do Ibirapuera, reuniu 380 peças que mostravam a riqueza cultural do povo pré-colombiano. Foi a primeira vez que as obras saíram do México.

Em dezembro do ano passado, a exposição interativa "O Mundo Segundo Mafalda", foi instalada na Praça das Artes depois de passar pela Argentina, Costa Rica, México e Chile. Encerrada no último dia 15, a mostra atraiu aproximadamente 200 mil visitantes.

Em São Paulo uma exposição reunir duzentas, trezentas, quatrocentas mil pessoas é uma coisa que está se tornando rotina aqui na cidade. Isso é uma demonstração que o esforço que todos estão fazendo para trazer arte de qualidade para a cidade de São Paulo está rendendo bons frutos. Esse esforço, seja do Estado, da Prefeitura ou de parceiros privados tem feito a diferença aqui na cidade”, afirmou Haddad,


Picasso e a Modernidade Espanhola

A exposição, com curadoria assinada por Eugenio Carmona, faz referência ao percurso de Picasso como artista e como mito, até chegar a realização de uma das suas principais obras, Guernica (1937). O público poderá ver estudos e esboços que resultaram nesta obra-prima em um painel de 3,5 m de altura por 8 m de comprimento em que Picasso retratou as atrocidades cometidas durante a guerra civil espanhola (1936-1939).

Foi um trabalho delicioso de realizar, e o mais importante, saber que elas não estarão restritas a um só público. Trazer isso ao Brasil é um grande presente”, disse o curador da exposição, Eugenio Carmona.

Entre os quadros expostos estão "Cabeça de Mulher" (1910), "Busto e Paleta" (1932), "Retrato de Dora Maar" (1939), "Mulher sentada apoiada sobre os cotovelos" (1939) e "O Pintor e a Modelo" (1963).

Sob diferentes abordagens sobre os fundamentos estéticos e as contribuições do mestre cubista, o público encontrará também obras de outros 35 artistas espanhóis, como Salvador Dalí, Joan Miró, Juan Gris, Julio González e Óscar Domínguez.

As peças pertencem ao acervo do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri. A exposição foi realizada inicialmente na Fondazione Palazzo Strozzi, em Florença, na Itália e de São Paulo segue para o Rio de Janeiro.


Picasso e a Modernidade Espanhola

Quando: De 25 de março a 8 de junho

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

Entrada: Gratuita



****************************************************************************************************************************

Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado nos termos da Resolução nº 125 de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, pela Universidade Católica de Santos. Mediador capacitado para a Resolução de Conflitos Coletivos envolvendo o Poder Público, pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental capacitado em Gestão de Recursos Hídricos pelo Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais - PNC, do Ministério do Meio Ambiente. Inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região e no Conselho Regional de Administração de São Paulo. Graduado pela Universidade Católica de Santos, com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UNISANTOS. Corretor de Imóveis desde 1998, agraciado com Diploma Ético-Profissional pelo CRECI-SP, por exercer a profissão por mais de 15 anos sem qualquer mácula. Homenageado pela Associação Brasileira de Liderança - BRASLIDER, no Círculo Militar de São Paulo, com o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil, na categoria Profissional do Ano 2014 - "Corretor de Imóveis/Perito em Avaliações - Consultor de Negócios Imobiliários, Turismo e Meio Ambiente". Inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores do COFECI. Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Especialista em Financiamento Imobiliário. Agente Intermediador de Negócios. Pesquisador. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - PROTESTE. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - URBAN GATEWAY. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


Contato : (11) 97175.2197, (13) 99747.1006, (15) 98120.4309 /// E-mail : marcelo.gil@r7.com

Skype : marcelo.gil2000i /// Facebook : Corretor Marcelo Gil /// Twitter : marcelogil2000i

No GOOGLE procure por Corretor Marcelo Gil.

Per fas et nefas, Laus Deo !!!
(Por todos os meios, Deus seja louvado)


****************************************************************************************************************************

Link desta postagem ;

             
****************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados.

    Acesse: www.marcelogil2000i.blogspot.com

    ResponderExcluir