Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

DIA 06.11, PROGRAMA DEBATES NA RÁDIO GUARUJÁ AM. SUCESSO DE AUDIÊNCIA !!! MOMENTO HISTÓRICO, EU PARTICIPEI !!!


Foi com imensa satisfação que participei hoje, 06.11, do Programa Debates na Rádio Guarujá AM, como convidado. O Programa de hoje inovou e convidou o Vereador Gilberto Benzi para que junto da produtora, MEILIN NEVES, fosse verificar de perto ás condições de transporte da linha 19 de ônibus do Guarujá. Ambos então, percorreram parte do trajeto, entrevistando os passageiros que manisfestaram a sua opinião. Sugeri, com a autorização do Radialista ERMINIO MATOS, que a produtora do programa perguntasse aos passageiros entrevistados se, diante de sua indignação, manisfestavam o seu descontentamento ligando para a empresa para reclamar ou procurando um dos vereadores de nossa cidade. A resposta, que vai te surpreender, você vai ler agora no texto abaixo, que passo a transcrêver em resumo ;


ERMINIO MATOS diz ; ...a Meilin já esta de volta, Meilin e agora, como é que esta aí ??? Onze horas e quinze minutos já deu para entrar no ônibus ou não ??? MEILIN NEVES diz ; ...eu e o Vereador Gilberto Benzi acabamos de pegar o 19 e o ônibus esta cheio agora são onze horas e dezessete minutos. ERMINIO MATOS diz ; ...o Meilin não tem nenhum usuário do ônibus que queira falar aí, nenhum passageiro ??? MEILIN NEVES diz ; ...bom dia !!! A Senhora utiliza sempre esta linha dezenove, o que a Senhora acha, demora ou não demora ??? A PASSAGEIRA diz ; ...demora muito, muito mesmo, não tem horário para eles, e nesse calor...eu utilizo todos o dias, por que eu faço hidro lá no centro comunitário !!! ERMINIO MATOS diz ; ...fala Marcelo Gil. EU disse ; ...Meilin eu queria que você visse aí dentro do ônibus se tem algum sinalizador de um telefone que o usuário pudesse fazer uma reclamação e qual é o número desse telefone ??? ERMINIO MATOS diz ; ...boa !!! MEILIN NEVES diz ; ...esta acima do motorista, telefone, Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) 3344. 3004. ERMINIO MATOS diz ; ...esse é o número para o passageiro ligar quando sentir...e será que o passageiro é bem atendido lá, aí Luiz, aí é que é outra história, bem, agora onde vocês estão ??? MEILIN NEVES diz ; ...as passageiras adoraram a nossa idéia viu Erminio !!! ERMINIO MATOS diz ; ...em vez dos Vereadores ficarem brigando na Câmara, aquela coisa muito feia né, ficar brigando lá...aquilo é muito feio, desagradavel, vai participar lá daquele, como é...MMA, Tele Cat's, ali tem que fazer outra coisa, então eles estão brigando lá na Câmara, isso é muito feio !!! ...Estão apertando o Benzi aí (no ônibus), aperta o Benzi aí...Meilin, eu vou deixar vocês ai nesse trajeto, vocês continuem mais um pouco ai no trajeto por que tem ouvintes ligando aqui na Rádio, fala Marcelo Gil. EU disse ; ...eu queria falar para a Meilin, para ela perguntar para as pessoas que estão indignadas, se elas já exerceram o direito de cidadania de reclamar ??? Se já ligaram alguma vez para reclamar para a Viação Guarujá ou se já procuraram a ajuda de algum Vereador e qual foi a resposta ??? Não adianta a pessoa se indignar e ficar calada !!!
ERMINIO MATOS diz ;
"...ótimo, boa Marcelo Gil, eu pedi para o Marcelo vir hoje no programa por que ele acrescenta muito nestas questões aqui no programa !!! Tem ouvinte aí na linha, alô bom dia..."
A Ouvinte Cida do Jardim Boa Esperança diz ;
...olha eu só queria falar uma coisa, Parabéns para vocês, nossa excelente o trabalho de vocês, excepcional e quem estava falando agora ao vivo, era a minha filha, que é ela que se chama Karina... ERMINIO MATOS diz ; ...ah, Karina é a sua filha, Karina é danada ela foi para lá hein... CIDA diz ; ...desde ontem ela falou, se eu estiver de folga amanhã eu vou bater lá...parabéns também a você, quando você se referiu a quem fica igual a cachorro louco lá latindo e não faz nada, que venha para rua e veja o sofrimento do povo que talvez será bem melhor, parabéns para você Ermínio, parabéns mesmo, não é á-toa que a gente te acompanha todo dia. ERMINIO MATOS diz ; ...obrigado !!! Esta ai, a Cida do Jardim Boa Esperança, é a função da rádio né, jornalismo sério, rádio séria com responsabilidade social, agora pouco eu estava em uma reunião com o Diretor Evandro Rampazo, e nós estavámos falando sobre isso, não vamos aqui ficar dando voz a Vereador que fica brigando na Câmara, fica se estapeando, questionando a masculinidade do outro... LUIZ ANTONIO diz ; ...agora lembrar o que o Marcelo falou, cabê também as pessoas reclamarem não é simplesmente se indignar e ficar quieto, tem de reclamar. EU disse ; ...a indignação e o silêncio não valem nada, as pessoas tem que aprender a exercer a cidadania, liga e faça sua reclamação, procure um Vereador, leve por escrito, peça para ele dar um visto lá de que você reclamou é um direito seu, é um dever do Vereador lutar pelos seus interesses. LUIZ ANTONIO diz ; ...isso é cidadania !!!
A ouvinte Mirna do Morrinhos diz ;
...o meu filho eu ando de ônibus a 48 anos, apesar que hoje eu não pago mais passagens tá, mais veja bem, paguei durante 46 anos passagens para mim, para meu filho estudar e trabalhar e tudo bem, agora veja bem, tudo quanto é linha é uma desorganização total, não tem horário, tem muitas linhas que não existiam anteriormente que agora tiraram os ônibus da nossa linha, então a gente tem que esperar durante horas e horas e horas, eu tenho muita pena dos motoristas, todo dia eles recebem descomposturas, por que eles estão esgotados...agora, todos escutam desaforos, todos escutam palavrões, a Mãe deles só vive na boca do povo entendeu, por que não tem um cobrador, não tem um fiscal, o motorista faz três funções...
ERMINIO MATOS diz ;
...bom, deixa eu voltar com a Meilin, e ai Meilin, esta no balanço do buzão né Meilin ???
MEILIN NEVES diz ; ...consegui um lugarzinho agora eu sentei viu, consegui sentar, o Vereador Gilberto Benzi com todo o seu cavalherismo ele esta em pé, eu estou aqui com mais uma ouvinte, como é o seu nome ??? A PASSAGEIRA diz ; ...Michelli, eu moro na Enseada. MEILIN NEVES diz ; ...qual a analise que você faz do transporte ??? MICHELLI diz ; ...uma droga !!! MEILIN NEVES diz ; ...você já foi reclamar na Prefeitura, ou você já foi reclamar no Gabinete do Vereador Gilberto Benzi para vêr se ele pode ajuda-la ou de algum outro Vereador ??? MICHELLI diz ; ...NÃO, até por que eu não o conheço...
ERMINIO MATOS diz ;
...fala Marcelo Gil.
EU disse ; ...eu queria fazer um apelo ao Sr. Sobral, que deve estar ouvindo o programa, é uma empresa séria, é uma família séria, mais deve estar havendo um problema de gerenciamento muito sério dentro da empresa Ermínio, hoje são 37 logradouros onde passam a linha 19, 37 entre ruas, praças e etc, da Península para Vicente de Carvalho, quando ele sai de Vicente de Carvalho e vai para a Enseada ele passa por 46 logradouros, precisa de gerenciamento, se a linha é tão grande, precisa ter mais ônibus, precisa atender a população, agora as pessoas precisam reclamar, a empresa não vai saber o que esta acontecendo se não colocar pessoas para atender a população e saber onde estão as dificuldades.
A Ouvinte Lourdes do Morrinhos diz ;
...olha eu pego ônibus todos os dias, pego o Ferry Boat/
Morrinhos, Morrinhos/Ferry Boat, Centro e pego Vicente de Carvalho, por que eu faço faxina em todos esses lados e é uma grande amolação, por que eu fico muitas horas no ponto de ônibus, a alguns dias atrás, eu vinha de Vicente de Carvalho, Ermínio, passou quatro ônibus para o Morrinho, não parou nenhum, todos cheios...aí quando eu fui pegar o ônibus já era vinte para as oito, todo mundo reclamando, teve gente que pegou o celular e ligou para a Viação !!! ERMINIO MATOS diz ; ...obrigado por ter participado Lourdes !!!
MEILIN NEVES diz ;
...bom Ermínio nós já estamos aqui na Tiago Ferreira, a maioria dos passageiros já desceu, estamos aqui somente com três pessoas fora eu, o Vereador Gilberto Benzi, e o Assessor de Imprensa, vamos falar com o um munícipe, qual o seu nome ???
O Passageiro diz ; PAULO. MEILIN NEVES diz ; ...você utiliza o 19 todos os dias e quanto tempo você espera no ponto de ônibus ??? PAULO diz ; ...segunda feira esperei uma hora. MEILIN NEVES diz ; ...agora vamos descer no terminal, 30 minutos, para a gente poder retornar ao 1º de Maio, vamos dar uma palavrinha com o Vereador Gilberto Benzi. VEREADOR GILBERTO BENZI diz ; ...é uma experiência né, faz muito tempo que eu não tinha a oportunidade de andar em um coletivo, algumas coisas a gente tem que dizer como a limpeza dos ônibus, os assentos acolchoados, bom poder estar aqui, buscando os pontos bons e os pontos maus, acho que nós temos que ser justos e imparciais !!! MEILIN NEVES diz ; ...realmente os veículos estão em bom estado, as poltronas, só que nós estamos em um dia que esta muito calor, foi o que o pessoal falou, pegando buraco a demora... ERMINIO MATOS diz ; ...agora o que o povo esta reclamando não é isso, é gozado, eu entendo o Vereador tem que ser justo mesmo, tem que analisar tudo bonitinho, mais não é isso que povo esta reclamando, em nenhum momento o povo fez menção de ponto de ônibus mau conservado, de conforto, o povo não reclamou do conforto, o povo esta reclamando é da demora, é o onibus que é cheio, poucos ônibus, se tivesse ônibus de madeira, mais se tivesse bastante, o povo estava contente, não teria problema !!!
EU disse ;
...ontem, eu comecei a observar alguns ônibus, e não são todos os que tem o número do SAC, que é o número para você registrar a sua reclamação, inclusive, existem alguns ônibus que tem um numero lá o 189, e esse número eu tentei ligar diversas vezes e ele não existe, o número correto é o 3344.3004, então se algum Vereador estiver ouvindo até o Gilberto Benzi, ou a nossa Prefeita e puder fazer um decreto, hoje, já, imediatamente, uma coisa rápida, para que todos os ônibus tenham a identificação para que a pessoa possa fazer a sua reclamação, por que não tem, qualquer cidadão que observar, que estiver ouvindo a Rádio Guarujá, no ônibus ou no terminal, os Vereadores ou a própria Prefeita se dispor a fiscalizar isso, vão ver que não são todos que tem essa identificação !!!
ERMINIO MATOS diz ;
...ás vezes Marcelo Gil, falta paciência para o povo, por isso que o Presidente diz assim ;
" Áudio do Presidente Lula : ...eu, só peço calma, calma, que nós ainda nem começamos ". ERMINIO MATOS diz ; ...calma, muita calma. EU disse ; ...mesmo por que, nós não estamos nem na metade do primeiro tempo da administração da Prefeita, do primeiro ano, eu quero ver algumas pessoas, no começo do ano, como que algumas pessoas vão olhar para a Prefeita, olhar para você Ermínio Matos, para as pessoas que são formadoras de opinião no Guarujá e sabem da verdade, como é que estas pessoas vão olhar para certas pessoas. Eu quero ver, quero ver !!! ERMINIO MATOS diz ; ...por isso, seguindo a tua linha aí na questão de formador de opinião, a gente tem que ter responsabilidade, eu falo muito isso aqui com o Luiz Antônio, converso com a Meilin, o Falcão, nós não podemos fazer um jornalismo passional, eu não faço, eu me nego a fazer, jornalismo passional não funciona, por que amanhã é exatamente isso, amanhã as coisas começam a melhorar e aí como é que faz ??? Como você fica ??? Aquilo que você disse hoje... EU disse ; ...abaixa a cabeça e atravessa a rua, no Guarujá esta cheio de gente assim, que esta abaixando a cabeça e atravessando a rua, muito cuidado minha gente, muito cuidado !!!
Bem, se você ouviu a Rádio Guarujá pelo rádio ou pela internet, sabe que o programa ao vivo é muito mais emocionante, este é só um resumo. Curiosamente de todas as pessoas que foram entrevistadas pela Produtora Meilin Neves, apenas uma disse que já havia registrado uma reclamação e que a empresa alegou que providências já estariam sendo tomadas. Apenas uma reclamou de fato. Por quê ??? Por que estamos acostumados a ouvir e a acreditar que as coisas não funcionam e condicionados a pensar, não vou nem tentar !!! Ora, temos que agir, pior é pecar pela omissão do que pela ação. Cidadãos indignados e calados ??? Isso não combina minha gente. Tento, fazendo este resumo, levar a informação, a opinião de cidadãs e de outros cidadãos para dentro de sua casa ou de seu trabalho, para que você possa ler, talvez discordar ou concordar, mais com certeza refletir. Na verdade, o importante é não se acomodar, se indignar quando for necessário e agir, reclamar, quando for preciso !!! O nosso Brasil esta crescendo, o futuro já começou com as nossas realizações no presente. Você pode, Eu posso, Nós juntos podemos mais. Nós somos Brasileiros. Façamos da nossa história pessoal, um momento histórico para ser lembrado sempre em família e com os amigos. Façamos o bem sempre, com coragem e equilibrio !!! Agradeço a toda Família da Rádio Guarujá AM, pela oportunidade de falar para toda nossa população. Agradeço ao Ermínio Matos, ao Luiz Antônio Rodriguez, a Meilin Neves, ao Emerson Nascimento, ao Falcão, a todos sem exceção, pelo respeito e pela forma amigável que sempre sou recebido e tratado como convidado. Muito obrigado de coração e que Deus lhes abençoe sempre com muito sucesso, saúde e paz !!! VALEU !!! MARCELO GIL. 06.11.2009

3 comentários:

  1. Só tenho uma coisa a dizer, você esta de Parabéns. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Marcelo!!!
    Ajudar a conscientizar as pessoas e ensiná-las a exercer a cidadania é o único caminho para termos um país melhor!!!
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Sabrina, é sempre bom receber a sua opinião. Sucesso e tudo de bom !!! MARCELO GIL.
    *Conheça o BLOG da Dra. Sabrina Noureddine, acesse : http://www.sabrinanoureddine.blogspot.com/

    ResponderExcluir