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terça-feira, 10 de novembro de 2009

REVISTA VEJA CONFIRMA, CRESCE O USO DE HELICÓPTERO COMO TÁXI AÉREO EM SP !!!


A Revista Veja São Paulo, de 04 de Novembro de 2009, confirmou em sua matéria publicada nas folhas 24, 25, 26, 27, 28, 29 e 30, por Daniel Salles, Giuliana Bergamo e Henrique Skujis, que a cidade de São Paulo é hoje, uma das maiores em número de helicópteros em serviço de táxi aéreo no mundo. São 325 aeronaves registradas na capital, 100 a menos que em Nova York.
No dia 12 de Outubro de 2009, neste BLOG, publiquei o tópico ; TURISMO ; SÃO PAULO / GUARUJÁ EM " 15 " MINUTOS !!! COM HELICÓPTERO DÁ !!!
Nesta postagem informei ;
"...existem 213 helipontos privados e 1 heliponto público no munícipio, 473 helipontos privados e apenas 1 heliponto público no Estado... ".
A Revista Veja confirmou esta informação ;
" Hoje, das 215 áreas de pouso e decolagem da capital, 129 não têm a autorização municipal. Elas funcionam apenas com a anuência da Agência Nacional de Aviação Civil ( ANAC ), que analisa se o lugar proporciona segurança para o voo ".
A brilhante matéria publicada na revista trata da insatisfação de alguns moradores com o vai e vem constante de aeronaves por toda cidade e por causa dos ruídos dos pousos e das decolagens nos helipontos.
Conheça agora a Nova Lei de Licença para helipontos na cidade de SP ;
Licença :
Como era ???
Apenas duas instâncias da Prefeitura de São Paulo analisavam os projetos de helipontos, a Comissão de Análise Integrada de Projetos de Edificações e de Parcelamento do Solo e a Câmara Técnica de Legislação Urbanística. Como ficou ??? Os pedidos de licença passarão também pela secretaria do Verde e Meio Ambiente, que estudará o impacto da construção na vizinhança.

Localização :
Como era ???
As licenças para helipontos só levavam em consideração a Lei de Zoneamento, e não a proximidade de áreas sensíveis ao barulho. Como ficou ??? Foi estabelecida uma distância mínima de 300 metros antre os novos helipontos e áreas consideradas sensíveis a distúrbios sonoros, tais como creches, hospitais, escolas ou asilos.

Horário :
Como era ???
Não havia restrição. Como ficou ??? Pousos e decolagens só podem ser feitos das 6 às 23 horas. Ao conceder as licenças, porém, a prefeitura pode restringir ainda mais esse período de acordo com as peculiaridades de cada região.

Conheça agora, três paulistanos famosos que fizeram do helicóptero o seu meio de transporte conforme a Revista Veja São Paulo nas folhas 29 ;

Amilcare Dallevo Junior ; De sua casa em Alphaville ao escritório na Avenida Juscelino Kubitschek em cinco minutos. Da mesa da matriz em São Paulo à da filial no Rio de Janeiro em menos de uma hora e meia. Por essas e outras o Presidente da Rede TV, é fã de seu Agusta Power, avaliado em 10,4 milhões de reais.

José Camargo ; Desde que tirou a licença para pilotar helicópteros em 1995, o empresário, dono das Rádios Alpha, 89 FM e Nativa, não pega mais a estrada para chegar à sua casa de praia em Ubatuba. Morador dos Jardins, ele apoia as novas regras para disciplinar o tráfego aéreo, e afirmou jamais recorrer ao helicóptero para se locomover dentro da cidade.

Gilberto Kassab ; Ele voa em média, quinze horas mensais. Troca o tráfego da cidade que comanda pelas viagens relâmpago no céu. Só assim consegue dar conta da agenda apertada e chegar pontualmente a compromissos em bairros distantes do centro. Quando parte de sua residência, no Jardim Paulistano, Kassab usa o heliponto do Banco Santander, na Marginal Pinheiros.

A Revista Veja São Paulo ainda informou que, para coordenar esse fluxo de aeronaves, há na capital uma medida singular, São Paulo possui o único controle de helicópteros por radares do mundo, conforme afirmou a revista, o Tenente Coronel Henry Munhoz Wender, do departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Informa a revista ; " Criado em 2004, um quadrilátero virtual de cerca de 100 quilômetros quadrados sobre a cidade é vigiado por um controlador de voo a partir do Aeroporto de Congonhas. Só entram nessa área seis helicópteros ao mesmo tempo e ainda assim, se tiverem autorização...As rotas estão sobre as principais vias terrestres da cidade e assim como elas, algumas têm mão dupla. Com a diferença de que são muito, muito mais rápidas ".

Levando em consideração a matéria publicada nesta conceituada revista, uma das melhores do Brasil, e do fato de que nossa cidade, GUARUJÁ, é uma das preferidas dos ricos e famosos, evidente que ter aqui o primeiro hepilonto municipal da Baixada Santista, seria um voo em direção há um futuro que já começou a "congestionar" São Paulo com o serviço de táxi aéreo.

Por que demorar três horas de automóvel, na temporada, se pode-se gastar apenas 15 minutos até a capital ou vice e versa ??? Ao encaminhar a minha sugestão a nossa Ilustre Vice Prefeita de Guarujá, Sra. Regina Mariano, espero que, em breve, possamos contar com esse serviço em nossa cidade, não só para os ricos e famosos, evidente que isso os atraíria muito pela facilidade de locomoção, mais pelo fato de que, o Águia da Polícia Militar, teria onde pousar quando viesse a nossa cidade, sobrevoar as praias para salvar vidas e não pousar em um terreno qualquer, na enseada, adaptado para esse serviço.

Em São Paulo, o Edificio Matarazzo, sede da Prefeitura, abriga o primeiro heliponto da capital. Recebeu a licença municipal em 1974, é de lá inclusive que parte o Águia 12 da PM ou helicópteros de uma empresa de táxi aéreo para transportar o Prefeito da maior cidade do nosso Brasil, conforme a Revista Veja São Paulo.

Também podemos ser pioneiros na Baixada Santista !!!
Eu...acredito que sim !!!

MARCELO GIL. 10.11.2009

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