Powered By Blogger

terça-feira, 24 de novembro de 2009

PROGRAMA DEBATES, NA RÁDIO GUARUJÁ AM, AFILIADA A REDE JOVEM PAN SAT. NO DIA 24 DE NOVEMBRO, EU PARTICIPEI !!!

Na foto, Luiz Antônio, Eu e Meilin Neves, a super produtora do Programa Debates na Rádio Guarujá AM. É, para quem não conhecia, olha ela aí !!! Como não poderia ser diferente, o programa de hoje foi um sucesso, participei com muita honra e satisfação como convidado. O Programa Debates é apresentado pelo Radialista Ermínio Matos, diariamente a partir das 11:15, conta com comentários precisos de Luiz Antônio. Hoje o tema apresentado para debate foi sobre educação. Neste sentido, como faço sempre que sou convidado, passo a transcrever um breve resumo do que foi dito no programa ;

ERMINIO MATOS diz ; ...a manchete é assim, cenas de vandalismo dentro de escola chocam, os pais estão preocupados, os professores assustados, com medo dos próprios alunos, especialistas dizem que falta educação, o caso mais recente foi registrado em São Paulo, e confirma uma pesquisa feita pelo Sindicatos dos Professores, 87% deles disseram que já presenciaram atos de vandalismo, além dos xingamentos contra os professores, desordem total, as imagens foram gravadas pelo celular de um aluno, mostram um estudante que corre sobre a mesa do professor, fecha a porta da sala com a cadeira, depois arremessa lata de lixo e arremessa a cadeira, os alunos que não participam da bagunça ficam em pânico com a ação dos colegas, então é um quebra quebra total. Sabe quantos anos os alunos ??? Adolescentes de 11 e 12 anos, cursando a sexta série, dentre onze e doze anos, o resultado é uma destruição total em uma escola da Zona Sul de São Paulo... O que leva uma criança um jovem a praticar um ato de violência ??? Especialistas acreditam que este não é um problema individual, olha só hein, é um problema social, hoje os estudantes crescem sem educação ideal e portanto sem limites, para o educador, Mário Sérgio Portela, ele é da USP, ele é filósofo, e ele diz que a correria do dia a dia de trabalho, afasta os pais, os adultos, do convívio com as crianças, essa ausência é um dos motivos para o descontrole, falta que acaba sobre carregando as escolas, os jovens aprendem muito por exemplos, se há um descuido com ele, ele se descuida também, se há um exemplo negativo ele absorve, parece esponja, agora se há bons exemplos ele copia também, e aí Marcelo Gil, um tema velho, assunto novo o que você tem a dizer ???

EU disse ; ...queria primeiramente mandar um bom dia para as Ouvintes da Rádio Guarujá, que estão ouvindo seu programa pelo rádio e pela internet e dizer o seguinte, primeiro Ermínio, que eu entendo, criança vai até doze anos, não é adolescente, são crianças e como eu já falei inclusive em outras ocasiões, não sou psicólogo, nem tenho a pretensão de ser, mais acho que, os jogos, vou repetir, os jogos de vídeo game, a própria televisão, os desenhos que estão sendo mostrados, a falta de uma figura paterna dentro de casa, ou mesmo a materna, a criança hoje esta sendo educada pelo computador, tudo isso gera o quê ??? Gera uma abstração na educação da criança, a criança aprende qualquer coisa, ser violento hoje para a criança é uma defesa, você pode ter certeza, que muitas destas crianças que são violentas é por que estão seguindo exemplo daquela figura mais forte na sala de aula, se ela tivesse uma figura paterna forte ou uma figura materna que controlasse os seus atos, ela não seria dessa forma. Então o que a gente pode dizer ??? Por mais que os educadores nas escolas façam o seu trabalho e sempre o fazem de forma brilhante, dentro de casa as crianças não estão tendo educação mesmo, falta educação, falta controle do que se dentro da internet, os jogos que as crianças estão jogando, tem crianças que são proibidas de jogar dentro de casa jogos violentos e vão na Lan House e jogam. Tudo isso na cabeça da criança ela vai achando que é normal, ser violento é normal e não é normal, as pessoas tem que entender isso, esse é o meu ponto de vista.

LUIZ ANTÔNIO diz ; ...eu ia começar esse assunto com uma explanação mais o Marcelo me fez lembrar outro, tem um filósofo que eu gosto muito, um holandês...e ele fala dessa competitividade, se é que é necessário tanta competitividade, por que o Marcelo falou de incitação a violência, ele o amigo ou o colega e tudo é motivo de competir, naquela outra novela agora, que o pai incentivava o filho, incentivava a ser violento...aquela mãe, a pouco tempo nós trouxemos o tema, que ela falava para filha ; bate nela, bate nela. Lembra do vídeo ??? Aquela história, oh, se você chegar em casa e apanhar tem que revidar hein não pode apanhar, sendo que deveria falar, mas pérai, por que o meu filho esta brigando, ou seja, a competitividade, tem Mãe que quer que o filho passe de ano só pelo fato de passar de ano, para mostrar para Mãe daquela lá, meu filho vai passar, não quer que o filho aprenda é a necessidade da competitividade que é em todos os níveis. Começa no econômico, o cara tem que ter mais, para ser bem sucedido tem de ter mais, tem que ter tênis de marca, tem que ter carro importado...você tem que ter mais...e isso vale também para a molecada, você tem que ser melhor que ele... Como é que alguém é melhor que alguém ??? ...É ser violento ??? ...É ser mais forte ??? ...A competitividade que gera a violência e tem mais uma, é essa que eu ia começar mais o Marcelo foi legal citar, que é a questão do bem público, o brasileiro, ele pouco se lixa com o bem público, seja os pais, seja criança, seja adultos hein, o que tem de orelhão depredado, lixeira depredada, o cara depreda pelo simples ato de depredar e não é gente ignorante não hein, não é vagabundo quem depreda não, é gente muito bem, ai vai...joga o papel no chão, ai você passa, vai ver a casa dela, não não, a casa dela é limpinha, por que ela não tem conciência com o bem público !!!

Após alguns comentários, Ermínio Matos passou ouvir as suas Ouvintes ;

MARIA diz ; ...bom dia Ermínio, hoje eu sou a primeira, é Maria, bom dia para vocês, sabe o que esta faltando ??? Educação. As crianças de hoje não tem educação, mesmo por que, nem os próprios pais sabem dar educação para os filhos hoje em dia, eu tenho dois netos, de vez em quando eu brigo com meu filho e outra coisa, eles não respeitam ninguém, não tem respeito, e os pais estão sempre passando a mão. ERMÍNIO MATOS diz : ...agora Maria, o Luiz esta dizendo aqui, que as pessoas não querem ver na televisão gente boa, aluno que tira boas notas, respeitador, quer ver são os capetas é isso ??? MARIA diz ; ...bom, da minha parte não, tem uma menina na novela das sete, aquela bichinha é muito mal educada...o menina mal educada, nossa... ERMÍNIO MATOS diz ; ...o Maria e se colocasse no lugar dessa menina, uma menina bem educada, uma menina que fala bem, ai ia ter audiência ou não ??? MARIA diz ; ...bom eu não sei, mais eu sei que da minha parte eu ia gostar...não tem nada mais bonito que uma criança educada, um ser humano educado, esta faltando no ser humano, educação e Deus no coração !!!

JURACY diz ; ...eu acho que esta faltando sabe o que ??? É...formação religiosa, muito, muito, muito, esta faltando bastante, os jovens de hoje estão se entregando as drogas, eu acho que eles não tem um por que de viver, não vê um caminho, então a formação religiosa é a principal, para o ser humano !!!

REGINA diz ; ...olha, eu acho que é falta de educação mesmo da parte dos pais, eu acho que sim, eu vou contar uma coisa que aconteceu comigo a um mês e pouco, eu deitei eram 23:30, uma e meia da manhã eu levantei, fui na rua, atravessei a rua, e fui pedir para pararem de jogar bola e andarem de Skate que aquilo não era hora. O cara olhou para minha cara e não disse uma palavra, uma palavra, agora você veja, uma e meia da manhã, jogando bola, andando de Skate e depois, essa semana, mandou o vizinho me pedir se podia jogar bola, aí eu disse, não sendo uma e meia da manhã tudo bem, aí, quando foi ontem eu perguntei, quem mandou você vir me pedir autorização para jogar bola ??? ...Ah foi vizinho !!! ...Aí, eu falei, olha eu não sou dona da rua, não sou dona nem do meu nariz, agora ele falou por que eu fui lá reclamar ??? Por que era uma e meia da manhã !!!

MARLENE diz ; ...eu acho que depende dos pais, é como a gente sempre fala e eu sempre participo, é os pais, é muita liberdade, os pais tratam os filhos como irmão, como vizinho, não trata como filho, é muita liberdade, mudou completamente, as vezes eu tenho que brigar com uma molecadinha aqui de nove, dez anos, onze horas batendo bola no meu portão, e o pior sabe o que eles fazem ??? O Tia pega a bola ai para mim. Onze horas da noite ??? Eu falo, eu não acredito, agora eu vou te devolver só amanhã, agora cadê os pais dessas criaturas ??? Então é culpa de quem ??? Dos pais !!!

EU disse ; ...um bom exemplo para os pais esta semana, com seus filhos, inclusive uma sugestão, levem seus filhos nos bancos de sangue, e façam sua doação voluntária lá, já que é a semana do doador agora, tem muitos bancos de sangue que estão necessitados, esta vindo a temporada, a gente nunca sabe o dia de amanhã, se vamos sofrer um acidente ou não, se vamos precisar, então procure um hospital na sua região e faça a sua doação voluntária.

Bem Amigas e Amigos, como disse lá em cima, este é um breve resumo, o melhor mesmo é ouvir a programação da Rádio Guarujá todos os dias pelo rádio ou pela internet. Agradeço de coração a toda Família da Rádio Guarujá AM, pela oportunidade de poder falar para toda nossa população. Agradeço ao Ermínio Matos, ao Luiz Antônio Rodriguez, a Meilin Neves, ao Maurício, ao Falcão, a todos sem exceção, pela paciência, pelo respeito e pela forma amigável que sempre sou recebido e tratado como convidado. Muito obrigado e que Deus lhes abençoe sempre com muito sucesso, saúde e paz !!! VALEU !!!

Corretor MARCELO GIL. 24.11.2009

2 comentários:

  1. Oi Marcelo,
    Deixei um presentinho para vc lá no meu blog, passe lá para pegar!!!
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Sabrina,

    É uma honra para minha pessoa, receber um selo de reconhecimento como o que você me ofereceu no seu blog, (www.sabrinanoureddine.blogspot.com).

    Principalmente por ser o seu blog, um dos mais visitados e comentados.

    O seu compromisso com a defesa do consumidor é reconhecida por muitos profissionais que tem você como exemplo.

    Muito obrigado de coração, por este selo, pelo seu comentário, saiba que é sempre um prazer te-la aqui.

    Beijos com muito carinho, respeito e admiração,

    MARCELO GIL.
    marcelogil2000i.blogspot.com

    ResponderExcluir