Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SUGESTÃO ENVIADA A ILUSTRE PREFEITA DO GUARUJÁ, PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL, EM BENEFÍCIO DO MEIO AMBIENTE !!!



Á Ilustre Prefeita Maria Antonieta de Brito,

Saudações !!!

Venho respeitosamente a vossa presença, apresentar-lhe uma sugestão para a construção civil em nossa cidade em benefício do meio ambiente.

Sugiro a criação de uma lei, que obrigue os lançamentos imobiliários futuros em nossa cidade, de possuirem uma fonte de energia renovável "em complemento" da energia elétrica. Por exemplo ; Energia solar, com a simples instalação de painéis solares no alto dos prédios. Energia eólica, com a simples instalação de hélices captadoras e transformadoras da energia dos ventos em elétrica.

Tal lei, Ilustre Prefeita, viria de encontro com as transformações que passa o nosso mundo, e a necessidade urgente de mecanismos para a sustentabilidade global.

Certo de vossa atenção, e ás ordens para novos esclarecimentos, reitero protestos de estima, consideração e admiração.

MARCELO GIL.

Esta sugestão foi encaminhada a Ilustre Prefeita do Guarujá no dia 25 de Novembro. Espero como cidadão, que esta sugestão possa servir ao futuro de nossa comunidade, de nossa cidade, e principalmente em benefício do bem comum.

Conheça agora, todos os tipos de energias renováveis.

SOLAR ; *Este recurso é inesgotável.

É usado para a produção de eletricidade através de painéis solares. Ao absorver luz, este dispositivo produz uma pequena corrente elétrica, que é aproveitada. Há duas formas, a ATIVA, que promove a transformação dos raios solares nas formas de energia térmica ou elétrica. A PASSIVA, que é aplicada no aquecimento dos prédios.

Vantagens : Ausência total de poluição. No Brasil, a quantidade de sol abundante, durante quase todo ano, estimula o uso deste recurso.

EÓLICA ; É gerada pelo vento e pode ser canalizada pelas modernas turbinas eólicas ou pelo tradicional cata-vento.

Vantagens : Há ventos favoráveis, no Brasil, para a implantação dos instrumentos eólicos. O impacto ambiental é mínimo, tanto em ruídos quanto para o ecossistema.

BIOMASSA ; Existem três tipos :

Sólida : Produtos e resíduos da agricultura, vegetal e animal, resíduos das florestas e a parte biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.

Líquida : Combustíveis líquidos, como o biodisel, obtido a partir de óleos de girassol, o etanol, produzido com a fermentação de hidratos de carbono ( açúcar, amido, celulose ), e o metanol, gerado pelo gás natural.

Gasosa : Encontrada na agro-indústria e nos aterros de resíduos sólidos urbanos. Estes resíduos são resultados da degradação da matéria orgânica e são produzidos por uma mistura de metano e gás carbônico. A combustão desses materiais gera a energia.

HIDROENERGIA ; A força das águas de um rio é convertida em energia elétrica com a rotação de uma turbina hidráulica. A energia hídrica é aplicada no campo através de pequenas centrais hidrelétricas, baseadas em rios de pequeno porte.

Vantagens : As pequenas centrais suprem uma propriedade e alimentam seus geradores. A região Centro/Sul do Brasil é propícia ao uso desse tipo de recurso.

Corretor MARCELO GIL. 27.11.2009

2 comentários:

  1. Talvez o Muicípio não tenha recursos para tal. Mas é bem verdade que ela (eles) poderiam "comprar a idéia e buscar financiamentos, com o aval de toda a humanidade!
    Boa postagem!

    ResponderExcluir
  2. Oi KG,

    Obrigado por seu comentário !!!

    Na verdade, minha sugestão é no sentido de que ao criar esta lei, os próprios incorporadores assumam esta despesa. Evidente que haverá repasse aos compradores desses imóveis.

    Pórem acredito que ao ter este diferencial de venda, os incorporadores terão ainda mais vantagens a oferecer em suas propagandas.

    Neste sentido KG o municipio não teria nenhuma despesa, ao contrário estaria apenas colaborando para a sustentabilidade global ,ao criar uma lei "verde".

    Muito obrigado por seu comentário, seja sempre bem vindo.

    Forte abraço,

    MARCELO GIL.

    ResponderExcluir