Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

ENERGIAS ALTERNATIVAS !!! SIM, O BRASIL PODE MUDAR COMEÇANDO JÁ !!!


As energias renováveis são viáveis do ponto de vista ambiental, econômico e social. Mas, no Brasil, faltam políticas industriais para incentivar seu uso e diminuir o das energias poluentes e antigas, como as termoelétricas. Estas usinas nem sequer são mais lucrativas do que a energia eólica se somarmos à conta, por exemplo, o custo ambiental gerado por meio dos créditos de carbono. Sendo assim, a PRO TESTE enviou ao Planalto, um documento solicitando que seja criada uma lei que obrigue as usinas termoelétricas a óleo combustível ou carvão a se responsabilizarem com esse custo.
A intenção é de que a lei estimule o interesse no desenvolvimento de fontes de energia renováveis e evitar o investimento em energias poluentes, tão prejudiciais à população e ao meio ambiente.
A PRO TESTE sugeriu também, a ampliação para todo país da lei paulistana (nº 14.459/2007), que obriga novos prédios construídos na cidade de instalarem sistemas de aquecimento à base de energia solar térmica. Além disso, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor quer que seja extinta a carga mínima de consumo para que o consumidor tenha o direito de escolher de quem irá comprar sua energia, pois a energia no Brasil pode ficar mais barata com o estimulo à concorrência. Com o aumento da demanda de energia, se continuarmos nas mãos das mesmas poucas distribuidoras, a tendência é que o preço da energia cresça, com a livre comercialização de energia, isso seria minimizado.
OS TIPOS DE ENERGIA ALTERNATIVAS
;
SOLAR ; Este recurso é inesgotável. É usado para a produção de eletricidade através de painéis solares. Ao absorver luz, este dispositivo produz uma pequena corrente elétrica, que é aproveitada. Há duas formas, a ATIVA, que promove a transformação dos raios solares nas formas de energia térmica ou elétrica. A PASSIVA, que é aplicada no aquecimento dos prédios.
Vantagens : Ausência total de poluição. No Brasil, a quantidade de sol abundante, durante quase todo ano, estimula o uso deste recurso.
EÓLICA ; A energia eólica é gerada pelo vento e pode ser canalizada pelas modernas turbinas eólicas ou pelo tradicional cata-vento.
Vantagens : Há ventos favoráveis, no Brasil, para a implantação dos instrumentos eólicos. O impacto ambiental é mínimo, tanto em ruídos quanto para o ecossistema.
BIOMASSA ; Existem três tipos :
Sólida : Produtos e resíduos da agricultura, vegetal e animal, resíduos das florestas e a parte biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.
Líquida : Combustíveis líquidos, como o biodisel, obtido a partir de óleos de girassol, o etanol, produzido com a fermentação de hidratos de carbono ( açúcar, amido, celulose ), e o metanol, gerado pelo gás natural.
Gasosa : Encontrada na agro-indústria e nos aterros de resíduos sólidos urbanos. Estes resíduos são resultados da degradação da matéria orgânica e são produzidos por uma mistura de metano e gás carbônico. A combustão desses materiais gera a energia.
HIDROENERGIA ;
A força das águas de um rio é convertida em energia elétrica com a rotação de uma turbina hidráulica. A energia hídrica é aplicada no campo através de pequenas centrais hidrelétricas, baseadas em rios de pequeno porte.
Vantagens : As pequenas centrais suprem uma propriedade e alimentam seus geradores. A região Centro/Sul do Brasil é propícia ao uso desse tipo de recurso.
( A matéria acima foi publicada na Revista PRO TESTE nº 86. Associe-se: http://www.proteste.org.br/).
Quando observo o entusiasmo do nosso Presidente Luís Inácio, me pergunto sempre, será que ele vive em outro país ??? Este meu questionamento, leva em conta fatores como o de que, nosso país teria condição de ser o maior gerador e fornecedor de energia hídrica do mundo.
Nos Estados Unidos e no Japão, a Toyota, a maior fabricante de automóveis do mundo, já está na terceira geração de seu automóvel elétrico, o PRIUS. A Honda, sua concorrente direta, acaba de lançar o INSIGHT. Nós brasileiros inclusive, já produzimos motos elétricas, a MOTOR Z.
Ora, então por que não continuar investindo nesta energia limpa e renovável ???
Se você leu com atenção o texto acima, viu que no último parágrafo há esta afirmação : " As pequenas centrais suprem uma propriedade e alimentam seus geradores " !!!
Pré Sal... Petróleo... Investimentos !!! Será que em um futuro bem próximo enquanto todo o mundo se volta para a energia elétrica, nosso país será auto suficiente em energia poluidora ??? Quem viver verá !!!
MARCELO GIL. 04.11.2009

2 comentários:

  1. É... Marcelo, parece que vc estava adivinhando que a energia entraria no tema do Brasil, hein?
    Esse é um assunto que ainda teremos que discutir por um longo período, precisamos conhecer as verdadeiras causas do apagão...
    Grande abraço amigo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sabrina,

    Imagino que no futuro todos os prédios residênciais e comerciais deverão ter no alto de suas torres, ou captadores de energia solar ou hélices para captação de energia eólica.

    Tomare que não demore, o calor continua a aumentando !!!

    Beijo grande, MARCELO GIL.

    ResponderExcluir