As energias renováveis são viáveis do ponto de vista ambiental, econômico e social. Mas, no Brasil, faltam políticas industriais para incentivar seu uso e diminuir o das energias poluentes e antigas, como as termoelétricas. Estas usinas nem sequer são mais lucrativas do que a energia eólica se somarmos à conta, por exemplo, o custo ambiental gerado por meio dos créditos de carbono. Sendo assim, a PRO TESTE enviou ao Planalto, um documento solicitando que seja criada uma lei que obrigue as usinas termoelétricas a óleo combustível ou carvão a se responsabilizarem com esse custo. A intenção é de que a lei estimule o interesse no desenvolvimento de fontes de energia renováveis e evitar o investimento em energias poluentes, tão prejudiciais à população e ao meio ambiente. A PRO TESTE sugeriu também, a ampliação para todo país da lei paulistana (nº 14.459/2007), que obriga novos prédios construídos na cidade de instalarem sistemas de aquecimento à base de energia solar térmica. Além disso, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor quer que seja extinta a carga mínima de consumo para que o consumidor tenha o direito de escolher de quem irá comprar sua energia, pois a energia no Brasil pode ficar mais barata com o estimulo à concorrência. Com o aumento da demanda de energia, se continuarmos nas mãos das mesmas poucas distribuidoras, a tendência é que o preço da energia cresça, com a livre comercialização de energia, isso seria minimizado.
OS TIPOS DE ENERGIA ALTERNATIVAS ;
SOLAR ; Este recurso é inesgotável. É usado para a produção de eletricidade através de painéis solares. Ao absorver luz, este dispositivo produz uma pequena corrente elétrica, que é aproveitada. Há duas formas, a ATIVA, que promove a transformação dos raios solares nas formas de energia térmica ou elétrica. A PASSIVA, que é aplicada no aquecimento dos prédios.
Vantagens : Ausência total de poluição. No Brasil, a quantidade de sol abundante, durante quase todo ano, estimula o uso deste recurso.
EÓLICA ; A energia eólica é gerada pelo vento e pode ser canalizada pelas modernas turbinas eólicas ou pelo tradicional cata-vento.
Vantagens : Há ventos favoráveis, no Brasil, para a implantação dos instrumentos eólicos. O impacto ambiental é mínimo, tanto em ruídos quanto para o ecossistema.
BIOMASSA ; Existem três tipos :
Sólida : Produtos e resíduos da agricultura, vegetal e animal, resíduos das florestas e a parte biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.
Líquida : Combustíveis líquidos, como o biodisel, obtido a partir de óleos de girassol, o etanol, produzido com a fermentação de hidratos de carbono ( açúcar, amido, celulose ), e o metanol, gerado pelo gás natural.
Gasosa : Encontrada na agro-indústria e nos aterros de resíduos sólidos urbanos. Estes resíduos são resultados da degradação da matéria orgânica e são produzidos por uma mistura de metano e gás carbônico. A combustão desses materiais gera a energia.
HIDROENERGIA ; A força das águas de um rio é convertida em energia elétrica com a rotação de uma turbina hidráulica. A energia hídrica é aplicada no campo através de pequenas centrais hidrelétricas, baseadas em rios de pequeno porte.
Vantagens : As pequenas centrais suprem uma propriedade e alimentam seus geradores. A região Centro/Sul do Brasil é propícia ao uso desse tipo de recurso.
( A matéria acima foi publicada na Revista PRO TESTE nº 86. Associe-se: http://www.proteste.org.br/). Quando observo o entusiasmo do nosso Presidente Luís Inácio, me pergunto sempre, será que ele vive em outro país ??? Este meu questionamento, leva em conta fatores como o de que, nosso país teria condição de ser o maior gerador e fornecedor de energia hídrica do mundo.
Nos Estados Unidos e no Japão, a Toyota, a maior fabricante de automóveis do mundo, já está na terceira geração de seu automóvel elétrico, o PRIUS. A Honda, sua concorrente direta, acaba de lançar o INSIGHT. Nós brasileiros inclusive, já produzimos motos elétricas, a MOTOR Z.
Ora, então por que não continuar investindo nesta energia limpa e renovável ???
Se você leu com atenção o texto acima, viu que no último parágrafo há esta afirmação : " As pequenas centrais suprem uma propriedade e alimentam seus geradores " !!! Pré Sal... Petróleo... Investimentos !!! Será que em um futuro bem próximo enquanto todo o mundo se volta para a energia elétrica, nosso país será auto suficiente em energia poluidora ??? Quem viver verá !!!
MARCELO GIL. 04.11.2009
É... Marcelo, parece que vc estava adivinhando que a energia entraria no tema do Brasil, hein?
ResponderExcluirEsse é um assunto que ainda teremos que discutir por um longo período, precisamos conhecer as verdadeiras causas do apagão...
Grande abraço amigo.
Oi Sabrina,
ResponderExcluirImagino que no futuro todos os prédios residênciais e comerciais deverão ter no alto de suas torres, ou captadores de energia solar ou hélices para captação de energia eólica.
Tomare que não demore, o calor continua a aumentando !!!
Beijo grande, MARCELO GIL.