sexta-feira, 25 de abril de 2014

Receita Federal de São Paulo ganha laboratório contra lavagem de dinheiro


Imagem de divulgação - Ministério da Justiça



A partir desta sexta-feira (25), a Receita Federal passou a integrar oficialmente a Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB) da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ). A unidade irá funcionar na Delegacia Especial da Receita Federal do Brasil de Maiores Contribuintes em São Paulo (DEMAC-SP), Rua Novo Horizonte, nº 78, Bairro de Higienópolis, e será o 24° laboratório nacional. Até março de 2015, serão 43 unidades em funcionamento em todo o Brasil.

Participaram da cerimônia de inauguração, realizada as 10h na DEMAC, o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, e o secretário de Fazenda do Estado de São Paulo, Andrea Calabi.

A Rede-LAB foi instituída em 2006 por iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), coordenada pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ/MJ), por intermédio do Departamento Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI).

A Receita Federal, integrante da Enccla, ao inaugurar seu LAB-LD reafirma seu compromisso em modernizar suas atividades de inteligência, especialmente as destinadas ao combate da sonegação fiscal, à corrupção e à lavagem de dinheiro”, ressaltou o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão.

Instalados nas secretarias de segurança, polícias civis e ministérios públicos estaduais, os laboratórios utilizam soluções de análise tecnológica em grandes volumes de informações. Eles subsidiam investigações de casos de lavagem de dinheiro ou corrupção, que envolvam quebras de sigilo bancário de inúmeras contas, sigilos telefônico e fiscal.

Os resultados alcançados pela Rede-LAB são significativos. Entre 2009 e 2013, foram analisados pelos laboratórios cerca de 1,5 mil e identificados R$ 19,6 bilhões vindos de atividades criminosas como lavagem de dinheiro e corrupção em órgãos públicos”, destaca o diretor do DRCI/SNJ, Ricardo Saadi.


Fonte: Conselho Nacional de Justiça.



Veja também ;

ESPECIAL: Direitos dos pacientes com câncer.

História do Guarujá nos seus 120 anos de fundação.

Diário Oficial da União - Marco Civil da Internet no Brasil.


****************************************************************************************************************************

Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado pela Universidade Católica de Santos, nos termos da Resolução 125, de 2010, do Conselho Nacional de Justiça. Corretor de Imóveis desde 1998, registrado no Cadastro Nacional de Avaliadores do Cofeci. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental, inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região, e no Conselho Regional de Administração de São Paulo, graduado pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da Unisantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA; Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.

Contato : (11) 97175.2197, (12) 98195.3573, (13) 99747.1006 /// E-mail : marcelo.gil@r7.com

Skype : marcelo.gil2000i /// Facebook : Corretor Marcelo Gil /// Twitter : marcelogil2000i


****************************************************************************************************************************

                                                              Link desta postagem ;

             
****************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados.

    Acesse: www.marcelogil2000i.blogspot.com

    ResponderExcluir