Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de junho de 2010

BRASIL, PAÍS SUSTENTÁVEL ??? ONDE ???


Primeiro foi a palavra Meio Ambiente, agora é a palavra Sustentabilidade que virou moda nos meios de comunicação.

Dizer que o nosso Brasil é um país sustentável, é algo que foge da realidade e muito.

De suma importância o Meio Ambiente é a Sustentabilidade, não há outro meio de dizer que um país é sustentável sem que ele tenha leis de proteção ambiental que sejam respeitadas.

Porém o nosso país esta longe de ser sustentável, pelos seguintes fatos que observo como cidadão ;

1) Enquanto em todos os países desenvolvidos há uma grande discussão sobre o comércio do carbono, do incentivo a manutenção das matas e o desenvolvimento de outras para subsistência humana, nós ainda engatilhamos no assunto, e se quer protegemos as nossas matas como deveríamos. Que me perdoe o ex Ministro do Meio Ambiente o Sr. Minc, mais se houve avanço nas questões ambientais no Brasil, os resultados ainda não são visíveis.

2) Nos Estados Unidos e no Japão, a Toyota, a maior fabricante de veículos do mundo, produz a quarta geração do PRIUS, o carro elétrico mais vendido no mundo. Na sequência, a Honda, uma gigante no mundo automobilístico, lançou o INSIGHT, para concorrer com a Toyota, visando uma nova opção em energia limpa.

3) No Brasil, o Grupo Zeppini, através da MOTOR Z, esta produzindo em larga escala as primeiras motocicletas elétricas no Brasil, pagando 35% de imposto, enquando as motos a combustão pagam 25%.

Ora, como podemos dizer então, que nosso país é sustentável, se não damos condições e incentivo melhor dizendo, para a criação de novas fontes de energia renovável ???

4) O pré sal que tanta fumaça vem fazendo aos quatro ventos, se depara agora com uma séria questão ambiental, a segurança. Vejamos o acidente nos Estados Unidos, e a demora que esta ocorrendo para conter a sangria de óleo no fundo do mar.

E se acontecer um acidente dessas proporções em nosso país, será que vamos estar preparados para proteger o meio ambiente imediatamente, em uma profundidade tão grande ??? A resposta é não, nós não estaremos preparados.

5) Afirmo isso como cidadão por que até agora ninguém disse que um barril de petróleo retirado do pré sal, poderá ser colocado no mercado internacional por menos de $ 80 dólares.
Ora, então com tantos investimentos, será que os riscos compensarão ???

6) Descoberta recentemente na Amazônia, a maior fonte de água mineral do mundo, alguns dos nossos mais conceituados Senadores, se dispuseram a enfrentar a mata e desbravá-la para conhecer a fonte. Não puderam conhece-la por que a mesma encontra-se dentro de uma área indígena, e não obtiveram autorização dos índios para conhece-la.

7) O Uruguai é o maior exportador de ouro da América Latina, porém não tem uma mina sequer.
COMO ??? De onde vem o ouro que abastece o Uruguai ??? Do Brasil minha gente, do nosso país.

8) Se não somos capazes de controlar nossa fronteira, se não somos capazes de proteger as nossas riquezas naturais, como acreditar que seremos capazes de controlar o meio ambiente e promover de fato a sustentabilidade ???

Por favor, me desculpem as repetidas palavras, mais não somos mais tão inocentes, o mercado internacional observa o pré sal como aquele fabricante que olha o seu concorrente e sorri por que sabe que o valor do produto final será muito mais caro que o dele. Alguém duvida ???

9) Portanto, o Brasil, o nosso país, deveria incentivar a ciência para o incentivo da criação de novos mecanismos para o fornecimento de energia limpa ou renovável.

10) O Governo deve incentivar o uso da energia elétrica, da energia solar, dos ventos, e tantos outros, abaixando os impostos, incentivando com subsídios as empresas que estão dispostas a colaborar com o desenvolvimento humano. Essas empresas também vão gerar milhares de empregos.

11) Se continuarmos aceitando tudo que nos dizem diariamente sem ao menos questionarmos, posso lhes garantir, nosso futuro será igual ao presente, um presente de ilusão.

12) ACELERA BRASIL.

EU POSSO, VOCÊ PODE, JUNTOS NÓS PODEMOS MUITO MAIS !!!

Corretor MARCELO GIL. 03.06.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário